Meu contador não me ajuda, o que faço?
Tudo parece ir às mil maravilhas na sua representação comercial, vendas em alta, clientes satisfeitos, produto de qualidade, empresa representada cada vez mais sólida e crescente!
Legal, não é mesmo?
Só que de repente você percebe problemas na sua contabilidade, nas suas finanças e nas tributações… cuidado a receita está de olho!
Atrasos, descasos e pendências se tornam comum.
Corrigindo problemas
Pois bem, chegou a hora de você dar uma pausa e entender aonde está o erro e como fazer para colocar a sua representação comercial nos trilhos da organização contábil.
Mas como entender o que está acontecendo e correr atrás do prejuízo?
Acompanhe o texto e volte a ter os serviços contábeis de sua representação comercial sempre em dia!
O que o contador significa para minha representação comercial?
- O contador representa toda a sua visão sobre as finanças e documentação da sua representação comercial.
- É através dele que se concretiza a formalização e acompanhamento das exigências legislativas de sua representação comercial.
- A contabilidade é quem cuida de todos os impostos devidos, de todas as particularidades do regime tributário pelo qual você optou.
- É através dela que é declarado o Imposto de Renda anual.
- Por meio do contador também é possível entender como estão as finanças.
- Também é possível saber qual é o melhor momento para investir.
- Quando você deverá recuar.
- Se o planejamento é pertinente a sua situação atual.
Entre muitas outras coisas, em poucas palavras, um contador eficiente e experiente no ramo de representação comercial não é apenas seu braço direito, são seus dois braços e o seus olhos também!
Como verificar se meu contador está ou não cuidando com eficiência da minha representação comercial?
Para entender se um contador está realmente entregando o que precisa na sua representação comercial, peça a ele um apontamento das suas condições contábeis.
- Apresentação de recolhimento de impostos arquivados.
- Comprovantes de declaração de imposto de renda.
- Notas fiscais emitidas.
Se acaso a confiança já esteja quebrada, uma consulta completa ao seu CNPJ, pode indicar as condições reais da sua representação comercial.
Como proceder na troca de contador?
A primeira coisa a ser feita é entender as cláusulas contratuais da prestação de serviço do contador atual, quais são os prazos, quebra de contrato, entre outros, mas entenda, mais vale pagar uma multa do que perder mais e mais dinheiro e ainda correr riscos de ser tributado indevidamente.
Depois disso, procure uma contabilidade que ofereça experiência no ramo de representação comercial, lembre-se para que essa parceria dê realmente certo, o ideal é que estabeleça uma relação de confiança.
Quando encontrar a contabilidade adequada, comunique ao contador antigo a transferência de responsabilidade sobre a sua representação comercial, por escrito, o profissional ao qual está negociando pode ajudar nos procedimentos legais.
Depois de tudo formalizado, chega a hora de entender o tamanho do estrago e assim começar a trabalhar em conjunto com o seu novo contador para que logo sejam sanadas todas as pendências e a sua representação comercial esteja de volta aos eixos.
Lembre-se de:
- Nunca firme acordos verbais, coloque tudo em contrato.
- A relação entre você e seu contador deve ser de total confiança.
- Estabeleça com seu contador algumas formas de mantê-lo informado sobre a contabilidade, marque uma reunião mensal, ou então um e-mail, contendo os comprovantes e resumo das atividades.
- A contabilidade de sua representação comercial é a alma do seu negócio, portanto, não entregue a qualquer contador, escolha um profissional capacitado!
A contabilidade de sua representação comercial deve sempre estar em primeiro lugar!
Seja bem-vindo a AM CONTABILIDADE ONLINE, e se precisar de uma equipe contábil assertiva para declaração de imposto de renda ou assessoria contábil como pessoa jurídica, entre outros, conosco você pode contar!