Quando se pensa em empresas de sucesso, muitos podem pensar: “Tudo o que eu gostaria ou precisaria é de uma fórmula mágica”! Sentimos dizer, mas elas não existem!
O que existem são ações, técnicas, planejamentos e performances que elevam resultados e operam para o sucesso!
E hoje, nós da AM Contabilidade Online, falaremos justamente sobre um pilar muito importante do negócio de franquias: A CONTRATAÇÃO DO FUNCIONÁRIO!
E não estamos falando dos documentos necessários para contratação de funcionário e sim como contratar o colaborador certo para a franquia!
Você imagina o que precisa perceber na hora de filtrar os perfis dos candidatos?
Se não faz a menor ideia e se quer ser direcionado nesse ponto, conte conosco, para ajudar é que estamos aqui!
Dando os primeiros passos antes da contratação
Antes de começar essa triagem, é preciso saber mensurar as carências e necessidades da sua própria franquia. De que colaboradores ou habilidades você precisa?
Se for uma franquia de alimentação, por exemplo, é necessário verificar as seguintes necessidades:
- O perfil desejado preenche os requisitos para caixa?
- Ou talvez, o perfil deve ser habilidoso no preparo dos alimentos?
Outro ponto essencial! Não tenha medo de contratar um funcionário só porque ele tem muitos conhecimentos ou habilidades.
Ninguém é perfeito e até mesmo você como dono de uma franquia tem sempre muito o que aprender. Portanto, faça uso de dons e talentos que vão certamente agregar ainda maior valor ao seu empreendimento, de forma que você possa se destacar dos demais e se tornar excelente em administração e em atendimento!
Vejamos outros pontos importantes a seguir…
Comunicativo
Hoje em dia, seja em que universo for das franquias existentes, você precisa ter funcionários comunicativos. Profissionais que possam entender a linguagem do cliente e que sejam participativos de várias formas, de modo a beneficiar o seu negócio.
Comunicativo tem a ver com:
- Educação.
- Bom português.
- Saber responder com bom humor e respeito os clientes.
- Saber atrair o público-alvo.
- Melhor desenvoltura.
- Menos timidez.
- Entre outros.
Pessoas comunicativas são mais capazes de se adaptar a quaisquer situações, podendo inclusive, serem remanejadas, caso seja preciso!
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Capacidade de resolução
Nem todos os profissionais tem iniciativa e proatividade para resolver problemas! Se aconteceu um problema com um cliente, algo saiu errado, o prato veio salgado demais, o produto está quebrado, como fica o poder de resolução dos colaboradores?
Pode ser que em algum momento, haja uma necessidade, uma emergência e então, o que esse funcionário faria, diria e como ele resolveria a situação do seu negócio para que sua imagem não seja manchada e para que sua empresa não seja exposta de forma negativa, seja pelo boca a boca, seja pelas redes sociais e até mesmo, evitando processos judiciais!
Um mal-entendido, uma forma negativa de atendimento, pode afetar os ânimos e o que será feito então?
Por isso, ao selecionar os candidatos, teste a capacidade de resoluções deles e analise quem se sai melhor!
Pura simpatia e empatia
Empatia é a facilidade em que uma pessoa consegue se colocar no lugar da outra, mesmo que não exista nenhuma afinidade ou simpatia. Já a simpatia por sua vez, é quando você tem afinidade por outra pessoa, então você abre um sorriso, por exemplo e diz: “Olá, bom diaaa”!
A empatia envolve o respeito pelo outro, a simpatia envolve gentileza e amabilidade, além de querer agradar.
Essas duas características são importantes ainda mais nos dias de hoje, pois quanto mais poder de empatia e simpatia um funcionário tiver, maior facilidade se terá para se relacionar com clientes e promover um bom serviço ou atendimento.
No geral, esses são os pontos principais para contratar o colaborador certo, já que cor, sexo e etnia são indiferentes!
Portanto, se você gostou dessas dicas, compartilhe, e se precisar de ajuda para abrir uma franquia, formalizar seu negócio dentro dos regimes legais ou conduzir sua franquia de forma adequada, fale conosco!