Uma das obrigações com alto grau de importância que médicos não têm como deixar de cumprir é – efetuar o pagamento de impostos.
Tal obrigação deve ser respeitada de modo sábio e organizado por você, profissional desta categoria.
Tentar burlar o fisco só te trará consequências nada agradáveis, pois a punição para médicos que deixam de pagar ou declarar algum imposto é PESADA.
Mas, como o fisco monitora os ganhos dos médicos?
Bom; com o aumento na quantidade de cruzamentos que a Receita Federal vem realizando, determinadas estratégias usadas para ludibriar o Fisco já não funcionam mais e estão condenadas à malha fina.
Fontes de informação para cruzamento online
Primeiramente, você deve compreender que apenas pelo fato de você ser médico você já está sendo monitorado, pois o Fisco sabe que a margem de ganho de sua categoria profissional é alta.
Ou seja, mesmo você trabalhando como autônomo, pessoa física, prestador de serviço ou como funcionário, a Receita sabe que você está ganhando um teto superior ao que é permitido para o Imposto de Renda Anual.
Então, foram criados diversos procedimentos nos últimos anos com o objetivo de levar mais informações ao Fisco e permitir o cruzamento com fontes externas aos contribuintes médicos.
Conheça agora alguns exemplos de como o Fisco monitora os ganhos dos médicos:
Redes Sociais
Cada vez mais a Receita Federal tem usado as redes sociais para monitorar possíveis incompatibilidades entre o estilo de vida de médicos, assim como de qualquer outro profissional/cidadão, e a sua declaração de IR.
Desse modo, o Fisco utiliza as redes sociais como meio de disponibilidade financeira e avaliação patrimonial.
Sendo assim, são analisadas pela Receita Federal:
- Tipos de festa que você promove.
- Fotos de viagens que você posta, modelo de veículo que utiliza, viagens que faz, iate, celular que possui, relógios, etc.
Tudo isso, dentre outros bens e estilo de vida, o Fisco checa a fim de verificar o tamanho do seu patrimônio, vez que quando chegarem a analisar sua declaração irão notar que existe determinada divergência entre o salário informado e a vida social que você tem.
Está entendendo?
Contas bancárias
Não informar todas suas contas bancárias ou ter movimentação incongruente com seus rendimentos resulta em problemas para você, pois o cruzamento de dados do Fisco é feito por meio da “e-financeira”.
Cartões de Crédito
Se suas despesas forem superior a 5 mil reais em um único mês, saiba que a operadora do seu cartão de crédito envia à Receita a DECRED (Declaração de Operações com o Cartão de Crédito).
Essa é a forma do Fisco acompanhar suas movimentações e gastos financeiros, já que a DECRED traz o CPF e todas suas despesas como contribuinte no cartão.
Ao ser notada alguma irregularidade, você contribuinte médico é convocado pela Receita Federal a fim de prestar esclarecimentos; e quando suas justificativas são aceitas, tudo bem, você é liberado; mas caso contrário você é autuado e multado, podendo até ser levado a pegar entre dois a cinco anos de reclusão.
Então, o que fazer para evitar problemas com o Fisco?
A FÓRMULA a ser usada para você evitar ter problemas com o fisco é – estar protegido.
Como assim?
É fundamental que você médico esteja muito bem protegido para não ficar sujeito à fiscalização; e isso você pode fazer assim que formar/entrar na residência – abrir empresa.
Não empresa como MEI, mas de fato você precisa abrir uma empresa e a categoria dela você deve analisar com o auxílio de um profissional contábil.
Mas, porque com um profissional contábil?
Na maioria das vezes você, que faz parte da categoria dos médicos, tem a possibilidade de FAZER UMA TRIBUTAÇÃO MENOR dependendo do seu faturamento e do tipo de atividade que exerce.
Em conjunto com uma contabilidade para médicos você consegue analisar sua realidade tributária e definir a melhor opção.
Porém, fique atento!
- Não é qualquer contabilidade que consegue fazer isso para você. Muitas erram no enquadramento médico e você acaba pagando um valor de imposto muito superior ao que deveria ser.
Por isso, alguns médicos não desejam abrir empresa justamente por um erro de enquadramento e passam a sonegar impostos ficando sujeitos a pagarem tributação extremamente alta.
Portanto, agora que você sabe como o Fisco monitora os ganhos dos médicos, esteja atento.
Como você pode perceber, o Fisco está monitorando desde seus dados bancários até suas redes sociais.
Então, decida abrir uma empresa com o auxilio de uma contabilidade especializada em seu nicho para juntos optarem pelo melhor enquadramento de tributação e assim você ficar em dias com a Receita sem correr risco de ter uma punição que certamente vai doer no seu bolso.
Mais alguma dúvida? Registre seu comentário que teremos prazer em te ajudar!
Um forte abraço.
[button_1 text=”Fale%20agora%20por%20WhatsApp” text_size=”32″ text_color=”#ffffff” text_font=”Helvetica;default” text_bold=”Y” text_letter_spacing=”0″ subtext_panel=”N” text_shadow_panel=”N” styling_width=”40″ styling_height=”15″ styling_border_color=”#000000″ styling_border_size=”0″ styling_border_radius=”6″ styling_border_opacity=”100″ styling_gradient_start_color=”#53a540″ drop_shadow_panel=”N” inset_shadow_panel=”N” align=”center” href=”https://web.whatsapp.com/send?phone=+5567998482308&text=Ol%C3%A1,%20acabei%20de%20ler%20o%20artigo%20%22Como%20o%20fisco%20monitora%20os%20ganhos%20dos%20m%C3%A9dicos?%22,%20gostaria%20de%20um%20suporte!”/]