A inteligência artificial deixou de ser uma perspectiva de futuro e já é presente há um bom tempo passando a ser uma realidade no nosso dia a dia.
Talvez você nem esteja percebendo o quanto está sendo influenciado pelas soluções baseadas nessa tecnologia e nem o quanto de desperdício de tempo e dinheiro está tendo por não utilizá-las
Só para você ter uma ideia, processos que envolvam atendimento inicial ao consumidor, segurança da informação, assessoria acerca de investimentos e previsões de mercado são alguns exemplos de como as inovações em inteligência artificial vem facilitando a vida das empresas e, principalmente do consumidor.
O consumidor e os recursos tecnológicos
Com o fácil acesso do consumidor a recursos tecnológicos, como a internet e os smartphones, houve um grande impacto no modo como as empresas disponibilizam seus serviços e produtos, fazendo das inovações uma realidade.
Assim, são diversos exemplos de inteligência artificial para empresas que você encontra hoje em dia e é justamente sobre ela que vamos falar neste artigo.
Continue com esta leitura e veja como a inteligência artificial tem um peso enorme para fazer com que sua empresa seja mais competitiva.
Inteligência artificial para empresas – o que é?
Antes de nos atermos às inovações e aplicações de inteligência artificial vamos passar por uma breve definição dessa tecnologia:
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A AM Contabilidade pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
- Inteligência artificial (IA), também conhecida como “AI” do inglês Artificial Intelligence, consiste no uso do computador para automação de tarefas normalmente feitas por humanos, dando a ele autonomia para realizá-las.
Em outras palavras a inteligência artificial pode ser conceituada como um conjunto de tecnologias que possibilita as máquinas reproduzirem determinados tipos de recursos humanos como a capacidade de:
- Ver.
- Ouvir.
- Falar.
- Agir.
- Raciocinar;
- Prever.
- Mover.
- E principalmente aprender com a experiência passada.
Dessa forma, atualmente a inteligência artificial para empresas já é o futuro que está presente vez que você pode utilizá-la em mensagens de textos, e-commerce, pesquisas, redes sociais, área financeira, contabilidade, e em diversos outros segmentos.
Sendo assim, os investimentos em inteligência artificial continuam a aumentar de forma substancial.
Combina-se inovação, investimentos e experiência, o que significa que a IA está preparada para ganhar fortes impulsos dentro das empresas.
Será que a minha empresa está ficando para trás?
No ambiente corporativo, a quantidade de dados que são gerados em meios digitais não para de crescer.
E os profissionais têm soluções de TI integradas a uma grande parte das suas rotinas, seja para comunicar-se com parceiros, para troca de informações ou para realizar novas vendas.
E, nesse contexto, saber utilizar tais registros para melhorar o ambiente de negócios é essencial.
É neste ponto que entra a inteligência artificial para empresas!
Ela permite que sua empresa obtenha novos insigths sobre as suas informações disponíveis, possam criar serviços mais inteligentes e melhorarem processos internos.
Desse modo, seu negócio consegue manter-se competitivo e com um planejamento de mercado lucrativo.
Benefícios que a inteligência artificial oferece a uma empresa
Bom. E o que mais você ganha ao inserir a inteligência artificial à sua empresa?
Primeiramente saiba que a IA é um ramo da ciência da computação com uma série de possibilidades e empregos diversos.
Não é à toa que a inteligência artificial ficou entre as três primeiras colocações do ranking de tendências tecnológicas estratégicas para 2019 elaborado pela Gartner Inc.
Para esta líder mundial em consultoria na área de tecnologia da informação, a capacidade da inteligência artificial melhorar processos e a experiência do consumidor são essenciais para a disputa do mercado nos próximos anos.
Dito isso, veja a seguir alguns dos benefícios que a inteligência artificial é capaz de gerar para sua empresa.
Redução de custos
A inteligência artificial possibilita que máquinas realizem tarefas como a separação e envio de mercadorias, a análise de projetos para a prevenção de erros e o controle logístico.
Além disso, ela é capaz também de oferecer automação em atividades básicas como a solução de problemas simples predefinidos e o primeiro atendimento aos consumidores, com base na análise da conversa.
Assim, a IA contribui para a redução de custos com falhas humanas e com folha de pagamento, também permitindo expandir horários de atendimento sem que você precise aumentar as despesas da empresa.
Aumento da produtividade
A inteligência artificial é útil também para automação de processos com robôs ou até mesmo para automação cognitiva.
Tal característica é importante para tornar os processos mais rápidos e prevenir erros.
Também é interessante aplicar essa tecnologia para funções muito repetitivas, que são prejudiciais para humanos.
Auxiliar na tomada de decisões
Esse é um dos benefícios da inteligência artificial para empresas que deve ser levada em consideração.
Uma empresa inteligente jamais ignora a IA no momento de tomar decisões importantes, devido sua capacidade dela de avaliar com precisão os mais diferentes cenários do mercado e de poder prever possíveis problemas oferecendo soluções e precauções.
Um exemplo de inteligência artificial para auxiliar na tomada de decisão é o SAP, um software capaz de auxiliar processos para gestão empresarial, possível de ser customizado para qualquer tipo de empresa.
Segurança
Dentre tantos benefícios da inteligência artificial a segurança é outro de grande utilidade para evitar ataques hackers e melhorar problemas de usuário.
Agilidade nos processos
Com uma capacidade de análise e processamentos muito mais precisos do que a de um ser humano, as máquinas que operam com a inteligência artificial podem ser utilizadas para agilizarem os processos, diminuindo a quantidade de etapas e a burocracia para o fechamento dos negócios.
Logo, há um aumento na produtividade da sua empresa, ao mesmo tempo em que melhora a experiência de seus clientes.
Relacionamento com o cliente
Você sabia que 57% das empresas estão usando a IA para melhorar a experiência de seus clientes?
O motivo dessa grande utilização é a maior rapidez para resolver e atender problemas.
Hoje em dia, a inteligência artificial está mais evoluída e consegue compreender a linguagem humana com mais facilidade, além de conseguir identificar imagens e dar respostas autorais.
Volume de negócios aumentado
Por reduzir a probabilidade de falhas e tornar os processos mais ágeis, a IA gera um aumento do volume de negócios, vez que os seus consumidores se sentem mais livres e seguros para interagir com sua empresa.
Afinal, eles não precisam depender de sua disponibilidade ou confiar seus dados a um desconhecido.
Ademais, não há promessas, compromissos com horários ou explicações; o que os deixa mais tranquilos no momento da assinatura do contrato ou da compra.
Além disso, as estratégias de publicidade e marketing automatizadas tem se mostrado mais eficientes por lidarem com uma quantidade maior de dados, personalizando o contato com seus clientes.
Qualquer empresa pode se beneficiar da inteligência artificial?
Vários segmentos estão fazendo uso ou ampliando a atuação da inteligência artificial em seus serviços ou produtos.
Um exemplo deles é o setor de transportes, carros autônomos estão em fase de testes e devem entrar em atuação nos próximos anos.
No setor de agronegócio, já se usa previsões de clima e análise de sementes para melhorar a produção.
Com o auxílio da IA, diagnósticos podem ser dados com mais precisão na área da saúde.
A seguir, vamos citar outros exemplos de inteligência artificial que já são de conhecimento público para você ter mais uma ideia do que está acontecendo:
- Em janeiro de 2018, a Volkswagem lançou no Brasil, o Vitrus como primeiro veículo com um manual cognitivo que interage por texto, imagem ou voz. Este manual fica localizado em um aplicativo que interage através de linguagem natural, e se você tiver dificuldade de inserir perguntas em palavras, pode tirar uma foto do painel que o aplicativo interpreta para você.
- A SKY usa inteligência artificial para fazer a coordenação de sua operação de telecomunicações. Foi desenvolvido junto a seu parceiro, um painel de controle que analisa e cataloga mais de um milhão de alertas diários do sistema sobre todos os tipos de problemas que podem interferir na operação de sua banda larga.
- O Facebook disponibilizou ferramentas para as empresas que tivessem interesse em criar chatbots no Messenger, permitindo que qualquer usuário da rede social fosse capaz de realizar uma compra diretamente da sua plataforma.
- A Leroy Merlin conta com a LIA para fazer atendimento aos seus clientes. A assistente virtual via chatbot tira dúvidas sobre sistemas de troca, horários de funcionamento, endereços de lojas e serviços.
E veja só; a Pinacoteca de São Paulo, a IBM e a Ogilvy, em 2017, lançaram um inovador projeto onde os visitantes do museu podiam conversar da forma que quisessem em linguagem natural com sete obras de arte.
A inteligência artificial do museu, a PINA, foi desenvolvida e treinada para responder quase 300 mil questões relacionadas às obras de arte selecionadas.
Tal conceito ficou ativo durante todo o ano de 2017 e mudou significativamente a experiência do visitante do museu; o que rendeu ao projeto 4 leões em Cannes.
Agora pare por um momento e reflita – será que você está tendo desperdício de tempo e dinheiro por não aplicar inteligência artificial à sua empresa? O que sua empresa poderia criar de inteligência artificial para gerar mais valor ao seu negócio?
Com todos esses benefícios as empresas que não começarem desde já a planejar o uso da inteligência artificial poderão perder muito, inclusive mercado para a concorrência.
Como preparar minha empresa para a mudança?
Independente do perfil de sua empresa, preparar-se para usar a IA no dia a dia é algo simples, mas que exige planejamento.
Assim, sua empresa deve ter uma visão estratégica, integrando soluções de inteligência artificial aos processos mais importantes e sempre buscando a melhora do ambiente de trabalho.
Alguns desses passos que você deve seguir para sua empresa ter a inteligência artificial como uma janela de oportunidades para novas vendas são:
- Ter ferramentas que usam a IA para a segurança de dados.
- Implementar ferramentas de colaboração que utilizem a IA.
- Aplicar a gestão de mudança para os seus colaboradores se adaptarem rapidamente ao novo ambiente.
Portanto, apesar dos desafios que a adoção de novas tecnologias impõe à empresas, a inteligência artificial é um investimento estratégico para solucionar problemas comuns de forma precisa e inovadora.
Assim, sua empresa consegue se manter mais eficaz e pronta para lidar com as demandas de clientes e parceiros comerciais, além de causar impacto positivo maior nos seus índices de vendas.
Inteligência artificial e o futuro
Se há alguns anos você só imaginava máquinas capazes de aprender com os seres humanos, esse é o futuro que já é presente.
E a verdade é essa, que a inteligência artificial está aí e não há como ignorá-la, já que é com ela que muito provavelmente muitos dos seus clientes/consumidores alcançarão ainda muito mais praticidade e comodidade que buscam constantemente em suas vidas.
Ao longo dos próximos anos, a inteligência artificial para empresas tem capacidade de mudar exponencialmente a forma como se reuni informações, toma decisões e se conecta com as partes interessadas.
Isso devido a definição de inteligência artificial estar relacionada à capacidade de máquinas pensarem como seres humanos – de terem o poder de raciocinar, aprender, perceber, deliberar de forma inteligente e racional.
A título de conhecimento, na área contábil, somente no Brasil, já existem aplicações (boa parte ainda em desenvolvimento) que utilizam mecanismos de inteligência artificial para:
- Identificação de pontos de auditoria.
- Calcular tributos.
- Análise e comportamento dos indicadores de desempenho.
- Realizar a classificação fiscal de documentos.
Então, é bem provável que mais cedo do que você pensa, você poderá perguntar a uma ferramenta de inteligência artificial: “qual é a linha de produtos mais rentável da minha empresa?”, ou “qual segmento de mercado devo priorizar?”.
Logo, é importante estar preparado(a) porque a inteligência artificial para empresas cada vez mais entra em cena e, assim, o mundo está se reinventando e nessa transformação é essencial estar atento(a) à novas tecnologias.
E se você precisa de ajuda para levar sua empresa ao patamar que ela merece conte com nossa contabilidade online, atuamos em todo o Brasil oferecendo serviços de ponta alinhados à sua expectativa e necessidade de forma personalizada.
E fazemos esse convite para você – venha nos conhecer que será uma grande satisfação poder te ajudar.
Um forte abraço.