Empresa de representação comercial: credencie e aproveite
Conheça detalhes, aproveite as informações, monte sua empresa e adquira conhecimento com nosso post.
Reunimos as melhores informações para que você possa se organizar e quem sabe montar a sua empresa de representação comercial.
Muitas pessoas que querem montar uma empresa de representação comercial querem se credenciar neste neste segmento, mas não sabem como fazer e se você se encaixa neste grupo aproveite o post.
Para começar como tudo é muito novo e os candidatos a essa oportunidade ficam um pouco perdidos em como começar o que fazer.
Vamos falar sobre o que precisa fazer para se credenciar e também o que você precisa fazer para começar.
Empresa de representação comercial: escolha seu produto
Claro que esse é um passo muito importante e deve ser escolhido com cautela, pois sua empresa vai representar produtos de outras marcas.
Se você já se decidiu qual será o seu fornecedor, saiba que já deu um dos passos mais importantes.
Após essa escolha, é o momento de formalizar o seu negócio.
Dessa forma, você poderá credenciar sua empresa junto às demais para poder atuar como representante comercial dos produtos delas.
Para isso, precisará de um CNPJ, esse é o próximo passo.
Procure um escritório de contabilidade que um profissional auxilie nesse momento, bem como orientar sobre planejamento tributário e financeiro.
Você pode ser representante comercial em qualquer lugar do Brasil.
Por meio de um escritório de contabilidade é possível ter um CNPJ de forma rápida, facilitando seu processo de credenciamento junto às empresas dos produtos que você escolheu para representar.
Um detalhe importante para ressaltar é que o MEI não pode ser representante comercial
deixando essa dica para você.
Então não esqueça que se você está pensando em abrir uma empresa para atuar como representante comercial precisa se cadastrar como microempresa.
Abrindo o CNPJ pode ser de produtos farmacêuticos, comércio de produtos alimentícios.
Sendo assim, após abrir o CNPJ , poderá trabalhar com qualquer produto que queira representar.
Logo em seguida com o CNPJ em mãos credenciar ele no cadastro de órgãos de classe você tem que ser um representante comercial pessoa jurídica pelo órgão de classe.
Montar empresa de representação comercial: de olho nos tributos
Contudo, tem pontos importantes que precisamos ressaltar que nada mais é que a tributação, é muito importante você ter essa noção de quanto vai pagar de imposto.
Uma informação importante é que a carga tributária de representação comercial no Brasil tende a ser um pouco elevada.
Porém um detalhe um detalhe nesta carga tributária que pode reduzir os seus impostos, já sei quer saber como né? Veja a próxima dica.
O Simples Nacional ele tem a carga tributária que pode reduzir muito para o representante comercial se ficar adequado para todo o parâmetro que a Receita Federal exige.
E o que é isso você sabe? Esse assunto de tributação é complicado para quem não entende, vamos saber então o que é?
A Receita Federal fala o seguinte: você como representante comercial pode optar pelo simples nacional, que é a tributação mais barata que temos hoje no Brasil.
Porém você pode começar pagando 15,5% de imposto ou começar pagando 6% de imposto e o 6% é a dica que faz a diminuição deste imposto que você vai pagar em vez de 15,5%.
Mas como fazer essa redução?
Fazendo todo o planejamento é orientado por um profissional contábil neste sentido isso tudo quem vai fazer para você e o seu contato.
Então deixa essa dica aí anotada e pede para o seu contador fazer a análise de tudo para você.
Qual o melhor tipo de empresa comercial?
Vamos explicar para você aqui nesta parte do artigo o porquê você escolhe um e não outro tipo de empresa para abrir com relação a custos e proteção patrimonial.
Esse ponto é muito importante e muita gente se confunde na hora de fazer sua escolha.
Basicamente nós temos três tipos que você pode abrir para ser um representante comercial.
Mas tem gente que tem dúvida como esta posso fazer com o MEI o microempreendedor individual? Não pode, já falamos anteriormente no texto.
No simples nacional ou no lucro presumido MEI não pode entrar, esse é outro assunto, neste ponto do artigo estamos falando de tipos jurídicos.
Então você pode como representante comercial abrir um empresário individual ou pode abrir um Eireli que é um empresário individual de responsabilidade limitada ou ainda uma empresa limitada.
Essa empresa limitada você pode ter um ou mais sócios que é o mais recente chamada limitada unipessoal formada por um único sócio.
Então são três tipos e qual a melhor modalidade para você escolher
- Empresário individual: é uma empresa onde a pessoa física se confunde com juridica aqui tenha cuidado peça orientação ao seu contador pois algumas empresas podem ver você como pessoa física e não aceitar que você representa ela por não querer vínculo empregatício. Mas tem um benefício: a taxa na junta custa bem menos.
- Agora o Eireli quase não se usa mais pelos valores de 100 salários mínimos pedidos para fazer a integridade.
- E agora o último que é a Sociedade Limitada formada por um ou mais sócios ou ainda no formato unipessoal feito por apenas uma pessoa , essa empresa não tem restrição por ser física e jurídica.
E agora você já sabe como funciona, então escolha a que vai ser melhor para sua empresa e seja um representante comercial.
AM Contabilidade: ajudando sua empresa a ter um dia a dia mais simples
Gostou das informações de como montar sua empresa e se tornar um representante comercial dos produtos que você escolheu para representar?
Aqui, neste post, você conseguiu ter acesso a muitos detalhes para não correr o risco de errar e se arrepender da sua escolha.
Quer saber mais sobre o assunto? Então clique no ícone do WhatsApp e fale agora com um de nossos especialistas!