AM Contabilidade

Quais são os impostos que o MEI deve pagar e obrigações que tem com o fisco

Uma das melhores escolhas que um profissional pode fazer, é a de ser empreendedor. Isso é o que afirma a maior parte dos que um dia já foram empregados e que hoje atuam como empregadores!

E justamente pelos baixos custos, é que ser MEI tem seus diferenciais! E você, já sabe quais são as obrigações e impostos que o MEI tem que pagar?

Nós da AM Contabilidade Online viemos trazer mais informações para você que está começando como Microempreendedor Individual!

Vamos lá?

O que é o MEI

O MEI é uma modalidade empresarial, onde uma pessoa, consegue ter um CNPJ, e com isso consegue emitir notas fiscais e fazer negociações de forma mais formalizada e segura, tanto para o cliente, quanto para o empreendedor.

O MEI deverá emitir notas fiscais a todas as empresas, e à pessoa física, poderá haver isenção. Isso não significa dizer que isso não deverá ser contabilizado de maneira adequada. Por isso novamente a necessidade de um acompanhamento com um contador especializado em microempresas.

Logicamente por ser uma pessoa jurídica, a empresa e o dono dela precisam ter uma infraestrutura legal e contábil de amparo para que nada dê errado e para estar em dia com os órgãos fiscais do País, do Estado e Município.

Com certeza, sem sombra de dúvidas, de todos os regimes de tributação, o MEI é o mais econômico e simples, ficando apenas o INSS, ICMS e o ISS a serem pagos.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A AM Contabilidade pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

O MEI tem direito a um empregado em função da empresa, nesse caso será necessário pagar as obrigações legais dessa contratação. Isso tem que ser acompanhado também com o contador, de modo a evitar problemas trabalhistas.

 

Leia também: 

Imposto de renda para Microempreendedor Individual

Riscos do MEI utilizar código de atividade (CNAE) errado

Microcrédito para MEI como funciona?

Como montar um plano de negócio?

Outras obrigações do MEI

 

 

 

Essa declaração precisa ser feita e geralmente o limite máximo é dia 31 de maio de cada ano. Se você perder o prazo, corre o risco de perder o CNPJ ou pagar multa. Fale com um contador especializado em MEI.

 

 

Será preciso preencher o GUIA do FGTS e à GFIP que é a Informação à Previdência Social – que deve ser entregue todo dia 7 de cada mês pelo sistema online da Conectividade Social – da Caixa Econômica Federal.

Portanto, se você quer começar com o pé direito num negócio como microempreendedor, deve ter a assistência de uma contabilidade que entenda desse tipo de regime tributário, para assim, não sair perdendo em nada!

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato!

whatsapp contabilidade

Classifique nosso post
Sair da versão mobile