Tipos de empresas médicas: Qual a melhor opção? Entenda
Conheça os diferentes tipos de empresas médicas e saiba qual é o ideal para você
A escolha entre os tipos de empresa médica é um passo importante para o sucesso do negócio na saúde.
E, como existem diferentes tipos de empresas médicas, cada uma com suas próprias vantagens e desvantagens, é preciso escolher com calma, garantindo a melhor das decisões.
Se você precisa abrir uma clínica médica, este artigo é imperdível. Confira a seguir os tipos de empresa para clínicas e saiba como escolher o ideal para a sua empresa médica.
O que são tipos de empresa?
O tipo de empresa é a forma jurídica que define a estrutura, a organização e o funcionamento de um negócio.
Existem diversos tipos de empresas, que se diferenciam conforme as características do CNPJ, por exemplo, número de sócios, pelo capital social, pela responsabilidade dos proprietários e pelo objeto social.
O tipo de empresa deve ser definido no momento da abertura do negócio, e constar no contrato social (documento que formaliza a constituição de uma sociedade).
Importante lembrar que o tipo de empresa também pode ser alterado posteriormente, caso haja necessidade de adequação às mudanças do mercado ou do próprio negócio.
Confira o artigo a seguir e saiba mais sobre o contrato social
Mas, por que abrir uma empresa para prestar serviços médicos?
Abrir uma empresa para prestar serviços médicos pode trazer diversas vantagens para o profissional da saúde, tanto do ponto de vista financeiro quanto do ponto de vista jurídico.
Por exemplo:
- Redução da carga tributária;
- Emissão fácil de nota fiscal;
- Responsabilidade limitada;
- Acesso facilitado a crédito;
- Mais espaço no mercado;
- Participação em licitações.
Assista o vídeo abaixo e saiba mais:
Quais são os tipos de empresa para médicos e clínicas?
Os médicos e as clínicas médicas podem optar por diferentes tipos de empresas, conforme as suas características e objetivos.
Veja a seguir as 4 principais opções:
1- Sociedade Simples Pura
A Sociedade Simples Pura é o tipo de empresa mais comum entre os médicos que atuam em sociedade com outros profissionais da mesma área.
Nesse tipo de empresa, os sócios exercem a atividade-fim do negócio, ou seja, prestam serviços médicos diretamente aos clientes.
A desvantagem dessa sociedade é que os sócios têm responsabilidade ilimitada pelo negócio, ou seja, respondem com seus bens pessoais pelas dívidas e obrigações da empresa.
2- LTDA
É um dos tipos de empresa que permite que dois ou mais profissionais da saúde se associem para prestar serviços médicos em conjunto.
A LTDA significa Sociedade Empresária Limitada, que é um tipo de empresa que limita a responsabilidade dos sócios ao valor que foi investido por eles no capital social.
3- SLU
A Sociedade Limitada Unipessoal, é um tipo de empresa que permite que um único sócio constitua uma sociedade limitada.
A SLU foi criada pela Lei da Liberdade Econômica, em 2019, visando facilitar a formalização e a proteção patrimonial dos empreendedores individuais.
4- EI
A Empresa Individual, que é um tipo de empresa que permite que uma pessoa física exerça uma atividade empresarial em seu próprio nome, sem a necessidade de constituir uma sociedade.
A EI é diferente do MEI (Microempreendedor Individual), pois não tem limite de faturamento e nem restrição de atividades.
No entanto, a EI tem como desvantagem a responsabilidade ilimitada do empresário, que responde com seus bens pessoais pelas dívidas e obrigações da empresa.
Antes de abrir sua clínica você precisa ler também:
- Médicos: o que é melhor, o Simples Nacional ou o lucro presumido?
- Como abrir um CNPJ para prestar serviços médicos com o menor custo? – AM Contabilidade
Médico por ser MEI?
Não, médico não pode ser MEI.
O MEI significa Microempreendedor Individual, que é um regime simplificado para formalizar pequenos negócios que faturam até R$ 81 mil por ano e não prestam serviços regulamentados.
No entanto, nem todas as atividades podem se enquadrar como MEI, e a medicina é uma delas, justamente porque é uma atividade regulamentada.
Os médicos que optam pelo MEI podem sofrer multas pesadas ao serem autuados pela Receita Federal, pois estão cometendo uma irregularidade.
Como escolher entre os tipos de empresa ideal para o seu caso?
Não dá para fazer a escolha dos tipos de empresa, sem analisar alguns fatores.
Analise o seu perfil profissional, o seu objetivo de negócio, assim como o faturamento pretendido e seu número de sócios.
Outro ponto é a responsabilidade. É muito mais vantajoso optar por empresa de responsabilidade limitada, desse modo, é possível proteger o patrimônio dos médicos pessoa física.
Para facilitar a sua decisão, conte com o nosso apoio!
Aqui na AM Contabilidade Online oferecemos soluções especializadas no setor da saúde para facilitar a sua atuação como empresa médica.
Fale conosco agora!
CLIQUE AQUI E CONTE COM APOIO ESPECIALIZADO PARA ABRIR SUA CLÍNICA!