10 dicas infalíveis para reduzir custos na sua empresa já

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Capa Artigo Am Contabilidade Online - AM Contabilidade

Não faz muito tempo, as empresas garantiam seus bons resultados com altas margens de lucro. E quem vendia muito, alcançava maiores lucros. Mas este é um tempo que ficou para trás. Hoje, as organizações enfrentam os desafios de uma concorrência global e de atender a um cliente muito mais consciente e exigente. Reduzir custos passou a ser a palavra de ordem para garantir os resultados esperados.

Agora é preciso ter um preço competitivo, qualidade e bom atendimento. E se não bastasse, o consumidor também exige da empresa responsabilidade social e ambiental. À ela, resta se enquadrar nesta nova realidade, investir muito na produtividade, eliminar desperdícios, trabalhar com estoques baixos e, mais do que nunca, reduzir custos.

Esta é uma realidade sobre a qual simplesmente não dá para fugir. Quem não persegue a qualidade e busca reduzir custos, não conseguirá se segurar por muito tempo, esta que é a verdade. Para ajudar sua empresa a encarar este desafio, pedimos aos nossos especialistas que preparassem 10 dicas infalíveis para reduzir custos na sua empresa já. São dicas focadas no resultado, que de fato farão toda a diferença em seu negócio. Vamos descobrir, agora, quais são elas.

Reduzir custos é mesmo fundamental?

Dez em dez especialistas em empreendedorismo ou em educação financeira dirão que sim, pode ter certeza disso. Se alguém lhe disser o contrário, pode desconfiar imediatamente de sua capacidade de ajudar sua empresa a encontrar os resultados esperados.

Para vender bem – e bastante – é preciso ter um preço competitivo, qualidade do produto ou serviço prestado, um atendimento diferenciado e uma empresa consciente e socialmente engajada. É o que o consumidor de hoje exige para ser fiel a alguma empresa. Além disso, é preciso apostar na alta produtividade, um dos maiores desafios da Indústria 4.0, que já está aí, ditando as normas do mercado.

O mercado não abriga mais as largas margens de lucro de antigamente. Quem as pratica incha seu preço e perde competitividade. E como se consegue alcançar uma boa margem de lucro líquida, que de fato sustente os resultados esperados pelos empreendedores? A resposta correta é: é preciso reduzir custos.

Reduzir custos é fundamental, sim, porque permite que sua empresa seja competitiva e enfrente a concorrência de igual para igual. É verdade que há consumidor que não está muito preocupado com o preço, que não quer andar mais dois quarteirões para comprar mais barato, mas esse tipo de consumidor é cada vez mais raro, viu?

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A AM Contabilidade pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Reduzir custos é fundamental por um motivo bem simples e convincente: sobra mais dinheiro para a empresa.

Eficiência, um ideal a ser perseguido constantemente

Nós vamos lhe apresentar 10 dicas infalíveis para reduzir custos na sua empresa já, mas antes é preciso falar sobre como reduzir custos sempre, os 365 dias do ano.

Só é possível estabelecer uma cultura de redução de custos na sua empresa a partir do momento que você for efetivamente eficiente. Isso mesmo: a eficiência é a melhor amiga da redução de custos, da produtividade e dos melhores resultados. Você precisa persegui-la diariamente, deve se transformar em um obcecado pela eficiência, e se isso acontecer, pode acreditar que você conseguirá reduzir custos verdadeiramente.

Sua empresa precisa buscar a eficiência nas vendas, nas compras, na gestão das finanças, no estoque, na gestão dos recursos humanos, na precificação dos produtos ou serviços oferecidos, nas negociações com os fornecedores e na eliminação de desperdícios. A eficiência, por exemplo, é a maior inimiga do desperdício!

Comece a reduzir custos por meio de uma contabilidade eficiente e voltada para os resultados

Mas, como assim? O que a contabilidade tem a ver com toda essa história? Como ela pode efetivamente te ajudar a reduzir custos?

Sabe aquela ideia de que o contador serve apenas para dar conta da burocracia e da legislação pertinente, emitindo boletos de impostos e holerites dos colaboradores? Isso é coisa do passado! De fato ele tem essa responsabilidade, mas sua atuação está longe de se resumir a isso.

Antes de tudo, o contador oferece ao empreendedor informações profundas e privilegiadas sobre o negócio, fundamentais para a tomada de decisões gerenciais mais assertivas. Além disso, por meio de análises, gráficos e relatórios, ele pode mostrar a verdadeira situação da saúde financeira da empresa para os gestores, o que vai ditar os passos a serem dados.

Por meio de um eficiente planejamento tributário, por exemplo, o contador pode conseguir com que a empresa pague menos impostos, e até reaver pagamentos de tributos feitos a mais. Ele também pode indicar desperdícios e por meio de uma educação financeira estabelecer condições para que a empresa possa aplicar parte de seu faturamento, sem prejudicar o dia a dia do caixa, ajudando a aumentar o faturamento final com o rendimento obtido no mercado financeiro.

O contador pode – e deve  –  ajudar na gestão do negócio, numa gestão mais produtiva, mais assertiva, mais eficiente e com menos desperdícios. Sim, ele pode efetivamente te ajudar a reduzir custos, não duvide disso. Se não o faz, talvez seja a hora de pensar em trocar de assessoria contábil, viu?

10 dicas infalíveis para reduzir custos na sua empresa já

Vamos apresentar, agora, as 10 dicas infalíveis para reduzir custos na sua empresa já. Precisávamos apenas deixar claro que essas 10 dicas não se sustentam sem comprometimento, porque reduzir custos não é algo que se deva fazer aleatoriamente, quando parece ser possível ser feito. É preciso estabelecer uma cultura de redução de custos.

  • É preciso adotar um planejamento financeiro contínuo

Identificar erros, inconsistências e gargalos, identificar oportunidades e, sobretudo, buscar a eficiência e a eliminação do desperdício. Além disso, identificar custos fixos e variáveis e os analisar constantemente. Esse é o papel fundamental do planejamento financeiro, que deve ser contínuo. Converse com seu contador sobre isso já!

  • Processos automatizados, sempre!

A automatização dos processos traz produtividade e elimina o erro e o retrabalho. E nem vale dizer que sua empresa é pequena e que não tem recursos para tal. Afinal, a internet oferece opções aos montes de softwares e aplicativos gratuitos, que vão automatizar sua operação. Quer um exemplo clássico? A versão comercial do WhatsApp é gratuita e ajuda a automatizar a comunicação com seus clientes.

  • Terceirize serviços sempre que possível

Dedique-se de corpo e alma à atividade-fim do seu negócio. Alguns serviços podem ser terceirizados, entregues a especialistas, que o executarão com muito mais qualidade e conhecimento. A gestão financeira, por exemplo, pode ser contratada por meio de um BPO Financeiro, junto a uma assessoria contábil de ponta. Você terá todos os recursos e as melhores práticas do mercado, pagando muito menos por isso.

  • O desperdício deve ser eliminado continuamente

Estabeleça na sua empresa uma cultura contra o desperdício. É como se fosse instituída uma caçada contínua ao desperdício. Ele precisa ser eliminado sempre, nos mínimos detalhes. Se está sobrando pãozinho no café da tarde, passe a comprar menos unidades todos os dias. E a conta de luz? Com certeza dá para reduzi-la em 15% imediatamente! Acredite, isso faz toda a diferença. Porque a gente acaba aprendendo a identificar e eliminar o desperdício quando estamos comprometidos com a redução de custos.

  • Renegociação de contratos

Sua empresa não pode abrir mão de bons fornecedores, que atuem como parceiros de seu negócio. E eles também precisam de você! Mas isso não significa que você não possa rever os contratos regularmente, em busca de mais assertividade e economia. Nada deve ser imposto, mas tudo precisa ser negociado.

  • Estabeleça metas e mensure os resultados

Metas são fundamentais, pois indicam onde queremos chegar. Mas é preciso estabelecer metas ousadas porém factíveis e, ainda, mensurar os resultados constantemente.

  • Persiga a produtividade

A produtividade elimina custos, otimiza processos, faz mais em menos tempo. Persiga a produtividade constantemente!

  • Tenha uma equipe comprometida

Essa poderia ser a primeira das 10 dicas infalíveis para reduzir custos na sua empresa já. Sem o comprometimento do seu time, simplesmente não será possível reduzir custos.

  • Capacitação e treinamento dos colaboradores

Equipe bem capacidade e treinada tem mais capacidade de reduzir custos. Simples assim.

  • Identifique o que é supérfluo

Pode parecer óbvio, mas na maior parte das vezes o desperdício está na nossa cara mas muitas vezes a gente não o enxerga. Aproveite todas as oportunidades para reduzir custos identificando o que é supérfluo.

A AM Contabilidade Online está pronta para lhe ajudar

A AM Contabilidade Online está pronta para apoiar a gestão de sua empresa, com foco nos resultados. Temos a cultura da redução de custos, perseguimos a produtividade e a eliminação do desperdício e sabemos como ajudar sua empresa a fazer o mesmo. Clique aqui e fale já com um de nossos especialistas e saiba como podemos apoiar o seu negócio.

Classifique nosso post

Categorias

Categorias

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio?

Clique no botão abaixo e fale com um de nossos especialistas, estamos prontos para te ajudar com a contabilidade da sua empresa.

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Xr:d:daf Awwises:1093,j:8638327909719296926,t:24040415 - AM Contabilidade

Automação para Lançamentos Digitais

Aumente Seus Lançamentos Digitais com Automação! Explore como a automação de lançamentos digitais transforma a gestão do seu tempo e potencializa seus resultados No universo

Recomendado só para você
Não há dúvidas de que a legalização da empresa é…
Cresta Posts Box by CP