10 hábitos de empreendedores eficazes que você precisa adquirir

Pexels Snapwire 618613 - AM Contabilidade Online

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Toda história de sucesso tem seus próprios ingredientes, mas decerto que há ao menos algo em comum entre todas elas: a eficiência. A verdade é que não basta fazer o correto para alcançar o sucesso, é preciso se superar e ser evidentemente eficiente. A eficácia deve ser perseguida diuturnamente, porque não há sucesso sem uma empresa produtiva e eficaz.

Mas como alcançar a eficiência? Como ser um empreendedor efetivamente eficaz no dia a dia? A gente sabe que é preciso ser eficiente para gerar qualidade e produtividade, mas como exercer isso? Especialista em empreendedorismo, a AM Contabilidade Online mostra, agora, os 10 hábitos de empreendedores eficazes que você precisa adquirir. Com certeza, são dicas que vão lhe ajudar a se tornar um empresário mais eficiente, e sua empresa agradecerá por isso.

Ninguém nasce pronto para empreender, essa habilidade é construída com o tempo, com esforço, estudo e dedicação. A eficácia também precisa ser conquistada, e os 10 hábitos de empreendedores eficazes que você precisa adquirir vão lhe mostrar o melhor caminho até ela.

O que é eficiência?

Será que você sabe o que é eficiência? Vamos entender primeiro exatamente o que é para, depois, falar dos 10 hábitos de empreendedores eficazes que você precisa adquirir.

Segundo o Dicionário Michaelis, o conceito de eficiência é: 1. Capacidade de produzir um efeito; efetividade, força. 2. Capacidade de realizar bem um trabalho ou desempenhar adequadamente uma função; aptidão, capacidade, competência. 3. Qualidade do que é passível de aplicação vantajosa; proveito, serventia, utilidade: ‘Não concordo com a eficiência de leis tão antigas’. 4. Atributo ou condição do que é produtivo; desempenho, produtividade, rendimento: ‘Nada se compara à eficiência dessas máquinas importadas

Para ser eficiente é preciso realizar a tarefa com competência e produtividade. Queremos destacar justamente estas duas palavrinhas, tão importantes para o conceito de eficiência: competência e produtividade. A definição do Michaelis traz outras palavras que também são muito relevantes: “capacidade”, “desempenho”, “aptidão” e “rendimento”.

Para ser eficiente, é preciso ter atitude!

A diferença entre eficiência, eficácia e efetividade

Quais são as diferenças entre eficiência, eficácia e efetividade? Embora muita gente ache que são a mesma coisa, são conceitos diferentes, que se complementa, é verdade. Não estamos citando essas três palavrinhas a toa: elas foram os três “es” da administração de uma empresa  (eficiência, eficácia e efetividade).

Eficiência é produzir corretamente, sem desperdício, sem perda de tempo e de forma produtiva. A eficácia é a capacidade que temos de cumprir com uma determinada tarefa, obedecendo prazos e processos. Por fim, a efetividade é a capacidade de reduzir custos e alcançar o melhor resultado possível.

Você é um empreendedor eficiente, eficaz ou efetivo? Ou tem as três qualidades?

Os 10 hábitos de empreendedores eficazes que você precisa adquirir

É impossível falar em hábito de empreendedores eficazes sem citar o falecido consultor e escritor norte-americano Stephen Covey. Ele é o autor do best-seller “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, uma leitura obrigatória na área corporativa, livro este que ficou na lista dos mais lidos por oito anos consecutivos, foi traduzido para 38 idiomas e vendeu mais de 15 milhões de exemplares mundo à fora. E tem mais: segundo a Forbes, foi o livro mais influente do século 20. Não é pouca coisa!

Em resumo, o autor fala sobre eficiência partindo de uma pequena fábula: um fazendeiro encontra um ovo de ouro, posto por uma de suas galinhas. Ganancioso e apressado, decide abrir a galinha para tirar todos os ovos que ali estavam, mas quando o faz nada encontra. Covey defendia que deve haver um equilíbrio entre a produção e a capacidade de se produzir, e o que é produzido além ou aquém disso não é eficiente.

Recomendamos a leitura deste livro, que se mantém muito atual. O autor listou sete hábitos de pessoas altamente eficazes, e a essa lista nós acrescentamos três itens. Vamos descobri-los agora?

Pro atividade

Ter pro atividade é ter iniciativa própria, realizar algo a partir das suas próprias forças. E tem a ver com crença, porque para realizar você precisa acreditar que é capaz. Esse hábito faz toda a diferença! Ajuda a ser proativo estabelecer objetivos, ser positivo e ter atitude.

Ter um objetivo em mente

Como conquistar algo sem objetivos? É preciso definir objetivos e metas para alcançá-los, porque sem eles tudo vira uma incógnita. É preciso saber onde se quer chegar para ser eficiente.

Eleger prioridades

Isso tem muito a ver com a gestão de tempo. Mas não só isso. Uma pessoa eficaz precisa eleger prioridades, simplesmente porque elas são mais importantes. Então, é melhor gastar o tempo com o que é mais importante, porque isso é mais eficaz. Certo?  Pense sempre quais são as suas prioridades, e resolva-as uma a uma.

Todos devem sair ganhando

Se alguém ganhou algo, imagina-se que há um perdedor nesta história também. Covey acreditava que todos devem sair ganhando, a partir de uma negociação onde todos fiquem satisfeitos. Para o autor, a integridade é uma das facetas da eficácia.

Comunicação empática

É preciso se comunicar muito bem, e isso vale para toda a vida. Mas uma pessoa eficaz precisa ir além, e se comunicar de forma empática, ou seja, buscando entender o que o outro quer dizer. Uma pessoa eficaz estabelece diálogos! Assim, pode se fazer compreender melhor e compreender o outro melhor também.

Sinergia

O trabalho em equipe sempre traz resultados melhores e mais ricos. Saber buscar a sinergia com os outros é eficiência pura, segundo Covey.

Autor renovação

É preciso saber se renovar, se reinventar, inovar, criar, modificar. É preciso estar aberto a novas ideias, escrutar o outro, se abrir para novas experiências. Pessoas assim são mais eficazes, garantia o escritor norte-americano.

Acordar cedo (quem cedo madruga…)

Essa é a primeira dica que acrescentamos à lista de  Stephen Covey. Acordar cedo – e bem – faz o dia render muito mais. Nunca é demais lembrar que a maior parte das pessoas produzem mais ao longo do dia, e o próprio mercado é mais forte neste período. Acordar cedo permite prolongar o tempo, possibilitando mais eficiência.

Prática de atividade física regular

Praticar exercício físico regular é fundamental para a sua saúde, isso qualquer médico vai dizer. Mas é relevante também para a atividade empreendedora, porque traz muito mais disposição. E pessoas bem-dispostas são mais eficientes.

Saiba administrar melhor o seu tempo

Essa é das dicas mais importantes e, talvez, mais difícil de realizar para a maioria das pessoas. Estabeleça prioridades, metas e objetivos (como já dito aqui), não faça várias tarefas ao mesmo tempo e não brigue com o relógio. O segredo é um só: planeje-se.

Como a AM Contabilidade Online pode lhe ajudar

Nós também perseguimos a eficácia na prestação de nossos serviços, pois entendemos que os clientes precisam de uma contabilidade proativa, focada e eficiente. Buscamos ir além, oferecendo uma contabilidade voltada para a gestão e para os resultados.

A contabilidade pode – e deve – fazer toda a diferença na hora da tomada de decisões gerenciais. Deve apoiar o empreendedor, mostrando-lhe como a empresa efetivamente está e quais os caminhos que podem ser tomados. E é desta forma que trabalhamos. Clique aqui e marque um bate papo conosco. Juntos, vamos buscar a eficiência e o consequente sucesso.

 

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da AM Contabilidade Online.

Muito mais do que apenas o envio de impostos e o cumprimento das obrigações: conosco, além de você encontrar soluções para o seu negócio, também pode contar sempre com nossos especialistas para o que for relacionado à contabilidade enquanto propulsora do crescimento de seu negócio.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Falar com especialista agora!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Posts Relacionados

Gestao De Cobranca Como Eliminar A Inadimplencia Blog (1) - AM Contabilidade Online

Gestão de cobrança: como eliminar a inadimplência?

Descubra como fazer uma gestão de cobrança eficiente e elimine a inadimplência. Fazer uma gestão de cobrança em seu negócio é essencial para que não haja inadimplências.  O que é, de fato, uma gestão de cobranças? Como fazer em uma

Recomendado só para você
Confira agora tudo sobre abertura de empresa no mercado digital!…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top