Como evitar que sua empresa quebre?

Layout Artigos - AM Contabilidade Online

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

A realidade das novas empresas no Brasil não é nada convidativa. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nada menos do que seis em dez novas empresas encerram suas atividades antes mesmo de completar cinco anos de vida. Esta é uma estatística oficial, que revela o quanto é difícil iniciar e dar sequência a um negócio no Brasil.

O brasileiro é empreendedor por natureza, e isso torna esta estatística ainda mais preocupante. Nada menos do que 99% das companhias brasileiras são micro ou pequenas empresas e respondem por nada menos do que 27% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Mas será há um passo a passo, fórmulas ou dicas que garantam o sucesso de um negócio? Afinal, como evitar que sua empresa quebre?

Infelizmente, não há um caminho das pedras a seguir. Sucesso sem trabalho, só nos contos de fadas. Mas é possível tomar alguns cuidados fundamentais que te ajudarão a evitar que sua empresa quebre. A AM Contabilidade Online apoia o empreendedorismo, por meio de uma contabilidade geradora de resultados e voltada para a gestão, e atende pequenas, médias e grandes empresas de todo o Brasil. Não podemos garantir o sucesso de um negócio, mas sabemos bem como evitar que sua empresa quebre. E é sobre isso que vamos falar agora.

 

Por que 60% das empresas fecham as portas antes de completar 5 anos de atividades?

Maior player sobre empreendedorismo das Américas, o Sebrae promoveu uma ampla pesquisa para entender esta estatística do IBGE. Por que tantas jovens empresas fecham as portas tão precocemente? A ideia foi buscar entre os próprios empreendedores – muitos que passaram por este processo de falência – a resposta para a pergunta: como evitar que sua empresa quebre?

A adoção de más práticas gerenciais é o que explica, na maior parte das vezes, o fechamento de uma empresa. Em 2015, por exemplo, os números do IBGE revelavam que 22,8% das novas empresas sequer completaram um ano de funcionamento – e esta realidade não está longe de acontecer nos dias de hoje, muito pelo contrário.

De acordo com este profundo levantamento realizado pelo Sebrae, são os seguintes principais motivos que explicam por que 60% das empresas fecham as portas antes de completar 5 anos de atividades:

  1. Falta de capital de giro: 24,1%
  2. Alta carga tributária: 16%
  3. Falta de clientes: 8%
  4. Concorrência: 7,1%
  5. Baixo lucro: 6,1%
  6. Dificuldade financeira: 6,1%
  7. Desinteresse na continuação do negócio: 6,1%
  8. Maus pagadores/inadimplência: 6,1%
  9. Problemas familiares: 3,8%
  10. Má localização da empresa: 3,8%

Falta de planejamento, o 1º grande erro

A falta de planejamento é o principal erro cometido por empreendedores que fracassaram. E é importante pontuar que o planejamento começa antes mesmo do negócio ser formalizado e as portas abrirem para o público consumidor.

O 1º passo para a abertura de uma empresa é promover um plano de negócios. Ainda quando a empresa existe apenas na cabeça do empreendedor, é absolutamente vital planejar a empresa: qual será sua atividade-fim, o que ela oferecerá para os clientes, quanto isso custará, quanto dinheiro será necessário para abrir e manter o negócio por algum tempo até que ele engrene, enfim, o plano de negócios é fundamental para evitar que sua empresa quebre.

Entre outros itens, ele abordará sobre os recursos humanos necessários, estudo da concorrência, planos de marketing, identificação do ponto de venda, precificação, planejamento tributário e muito mais. Um negócio planejado tem muito mais chances de dar certo. Como evitar que sua empresa quebre? Comece com um plano de negócios.

O papel da contabilidade

Cuidar de toda a contabilidade com toda atenção aos detalhes também é uma das formas de evitar que sua empresa quebre. E essa atenção começa já no processo de legalização. Muitos empreendedores acabam assumindo pessoalmente a etapa de formalização do negócio, e este é um tremendo erro.

É verdade que ele economizará algum dinheiro, já que não precisará pagar para um contador experiente realizar este trabalho. E economizar dinheiro é muito bom, mas é preciso saber a que custo! O passo a passo burocrático que um escritório de contabilidade cumpre para legalizar uma empresa é o menor dos trabalhos; o principal é a assessoria que o contador vai prestar ao futuro empresário.

Qual é a melhor natureza jurídica para o negócio? Quais são os CNAEs (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) que vão garantir a atividade-fim? Qual regime tributário adotar para pagar menos impostos? Como elaborar um contrato social corretamente? Estas são apenas algumas das muitas decisões que o empreendedor terá que tomar, e a assessoria de quem entende bem do assunto é fundamental para evitar que sua empresa quebre. Nós, da AM Contabilidade Online, já tivemos clientes que sequer podiam praticar sua atividade-fim porque a legalização foi feita de forma totalmente errada – e foi preciso refazer todo processo para acertar a burocracia e evitar problemas com a fiscalização.

Além disso, a contabilidade moderna é voltada para a gestão e para o resultado. O contador deve ser visto como um consultor, um conselheiro, e deve ser consultado sempre que houver uma tomada de decisão gerencial.

Mentalidade empreendedora. Você tem?

Sim, para ter um negócio próprio é preciso ter uma mentalidade empreendedora. É preciso pensar e agir como empreendedor, ou seja, planejar, investir, acreditar, não se abater e aprender com o erro, apostar sempre, estudar muito e trabalhar de verdade a favor do negócio.

É preciso saber que um negócio tem risco, mas que jamais será uma loteria. Claro que imprevistos acontecem, erros são cometidos, mas manter tudo na ponta do lápis, estar atento aos mínimos detalhes e não fechar os olhos para os problemas é uma forma de evitar que sua empresa quebre.

O empreendedor não é onipotente, nem onipresente. Precisa delegar tarefas, confiar e saber cobrar. Mas jamais deve esquecer que é o olho do dono que engorda os bois – isso é ter mentalidade de empreendedor.

De olho nas finanças da empresa

Certamente que o maior pecado financeiro que um empreendedor pode cometer é utilizar a conta bancária da empresa como se fosse dele. Tem que pagar a escola das crianças? É preciso fazer a compra do mês? Chegou a hora de pagar a prestação da casa própria? Passa o cartão corporativo e está tudo bem!

Não está não! Quando um empreendedor usa a conta da empresa como sua, ele fatalmente perde o controle do saldo. A empresa pode ter um bom dinheiro em caixa, e isso é um convite para comprar aquele celular de última geração que tanto se quer, mas e os compromissos com impostos, fornecedores e funcionários? Será que não vai faltar dinheiro?

Um desfalque pode ser fatal. Pagar uma conta fora da data gera multa e juros, e este é um prejuízo que a empresa não pode ter por pura negligência. Uma gestão financeira muito detalhada preserva e impulsiona o negócio. E se é muito caro para a empresa contratar um profissional para cuidar disso, pode optar por um BPO Financeiro, a terceirização do setor de finanças da empresa.

Dicas de como evitar que sua empresa quebre

  • É fundamental controlar o fluxo de caixa com todo rigor. Olhe a conta bancária da empresa todos os dias.
  • Uma assessoria contábil especializada poderá fazer toda a diferença, e não custa mais por isso. Use e abuse de seu contador, ele está ali para lhe apoiar.
  • Jamais use a conta da empresa com sua. Para isso existe o pró-labore e a distribuição de lucros.
  • Estude, estude e estude. Não só sobre sue negócio, mas sobre a concorrência também.
  • Atenção para o pós-venda, que fideliza o cliente.
  • Solicite ao seu contador um planejamento tributário. Pode ser que você esteja pagando impostos demais sem necessidade.
  • Invista em treinamento.

A AM Contabilidade Online está pronta para lhe ajudar

Não existe fórmula secreto, mas a experiência nos mostra como evitar que sua empresa quebre. A AM Contabilidade Online tem um know-how muito grande quando o assunto é empreendedorismo e podemos lhe ajudar a transformar sua empresa em um negócio de sucesso. Isto não é retórica! Clique aqui, marque um bate-papo com um de nossos especialistas sem compromisso e saiba como podemos apoiar, de fato, o seu negócio!

 

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da AM Contabilidade Online.

Muito mais do que apenas o envio de impostos e o cumprimento das obrigações: conosco, além de você encontrar soluções para o seu negócio, também pode contar sempre com nossos especialistas para o que for relacionado à contabilidade enquanto propulsora do crescimento de seu negócio.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post post

Falar com especialista agora!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Posts Relacionados

Descubra Agora Mesmo O Que é E Qual O Cnae Para Design Gráfico Blog (1) - AM Contabilidade Online

O que é o CNAE para design gráfico?

Descubra agora mesmo o que é e qual o CNAE para design gráfico A Nomenclatura Comum da Atividade Economia (CNAE) é um sistema padrão para a classificação das atividades econômicas. É utilizada principalmente para organizar informações estatísticas sobre empresas, assim

Layout Artigos - AM Contabilidade Online

Como evitar que sua empresa quebre?

A realidade das novas empresas no Brasil não é nada convidativa. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nada menos do que seis em dez novas empresas encerram suas atividades antes mesmo de completar cinco anos

Descubra Tudo Sobre Contabilidade Para Design Grafico Blog - AM Contabilidade Online

Contabilidade para design gráfico: entenda como funciona

Saiba o que é uma contabilidade para design gráfico e por que é necessário contar com ela! Informações importantes que vão ajudar você a saber mais sobre o que é uma contabilidade para design gráfico  Contar com uma contabilidade para

Recomendado só para você
Entenda como você, representante comercial, pode abrir sua empresa de…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top