Como funciona o processo de contratação e demissão de funcionários na contabilidade?

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Para tornar o percurso mais tranquilo em ambos os casos, se faz importante a orientação de um contabilista especializada que domine totalmente as questões legais que envolvem os processos.

Com objetivo de esclarecer algumas regras essenciais, conheça hoje um pouco mais sobre contratação e demissão de funcionários com a ajuda da AM Contabilidade Online e assim conduza os trâmites trabalhistas com tranquilidade.

Quanto a contratação

Após realizar a seleção e entrega dos documentos do candidato que será contratado, é chegada a hora de finalizar a contratação, em outras palavras, efetivar o registro do colaborador.

A documentação varia de uma função para outra, sendo necessário apresentação de carteiras profissionais expedidas pelos devidos órgãos, entre outras particularidades dependendo da atividade que irá realizar, com a ajuda de uma contabilidade eficiente essas questões serão facilmente resolvidas.

Atenção para algumas observações:

  • Exames como atestado de gravidez ou esterilização são proibidos.
  • Exame de HIV, não é permitido legalmente.
  • O documento que comprova os antecedentes criminais não é obrigatório e não pode ser considerado critério de exclusão para a vaga em questão.
  • O empregado não pode começar suas atividades antes do devido registro.
  • O exame admissional é de responsabilidade do empregado que deve entregar ao empregador junto com os documentos para registro.

Quais sãos os procedimentos internos para admissão?

  • Registrar carteira de trabalho informações como: Dados do empregador, cargo, datas, remuneração e condições especiais se houver.
  • Preencher livro de registro com dados do empregado.
  • Devolver os documentos ao empregado em até 48 horas e exigir a assinatura de protocolo de entrega.
  • Elaborar um contrato de trabalho que pode ser em caráter de experiência.
  • Elaborar um acordo de prorrogação e de horas a serem compensadas.
  • Preenchimento da ficha salário-família e termo de responsabilidade do mesmo, se houver.
  • Preenchimento da declaração de dependentes para I.R.
  • Preenchimento da declaração de vale transporte.
  • Solicitar ao empregado o cadastramento do PIS se ainda não houver feito.

Após o estabelecimento do vínculo empregatício a empresa contratante tem o prazo obrigatório de até 7 dias do mês subsequente para comunicar ao ministério do trabalho, por meio do formulário CAGED.

Quanto a demissão

No momento do desligamento do empregado, pode haver algumas dúvidas, principalmente após a reforma trabalhista, acompanhe como conduzir o processo de maneira adequada conforme as novas exigências.

Aviso prévio: Continua valendo as mesmas regras, o direito por parte do contratado é legítimo e pode ser indenizado ou não, fica a critério do empregador.

Aviso prévio indenizado proporcional: Quando a dispensa é sem justa causa, a cada ano trabalhado será adicionado três dias no aviso prévio, chegando ao limite de 60 dias a mais, resultando em até 90 dias.

Rescisão: Salvo acordos escritos, os valores devem ser pagos em até 10 dias após a dispensa, se o aviso- prévio for trabalhado, está data muda para o primeiro dia útil após o desligamento.

Saldo salarial:  Deve ser proporcional aos dias trabalhados nos mês de desligamento, independentemente de ser ou não por justa causa.

Férias: proporcional ao mês trabalhado, o que significa um salário inteiro mais um terço.

FGTS: Continua valendo para colaboradores dispensados sem justa causa.

Multa de 40% sobre FGTS: Continua valendo para demissões sem justa causa, o que muda é que no desligamento acordado, a empresa paga multa de 20% e o trabalhador saca 80% do valor depositado.

Seguro desemprego: Continua valendo para desligamento sem justa causa e perde a validade diante de um acordo de demissão.

Homologação: Não mais terá obrigatoriedade no sindicato, a mudança visa diminuir a burocracia.

 

Fique por dentro das regras da reforma trabalhista e garanta a segurança de sua empresa, consulte-nos para maiores esclarecimentos.

 

 

[optin_box style=”31″ alignment=”center” action=”http://mkt.amconta.com.br//w/1eae17cHe6BAtwL0QNeb-f940b0″ method=”post” email_field=”easygoi_20″ email_default=”E-mail” email_order=”2″ integration_type=”custom” double_optin=”Y” name_field=”easygoi_19″ name_required=”Y” name_default=”Nome” opm_packages=””][optin_box_hidden]<input type=”hidden” name=”lista” value=”1″ /><input type=”hidden” name=”cliente” value=”241961″ /><input type=”hidden” name=”lang” value=”br” /><input type=”hidden” name=”formid” value=”10″ />[/optin_box_hidden][optin_box_code]</p>
<div style=”display:none”>
<form method=”post” enctype=”multipart/form-data” action=”http://mkt.amconta.com.br//w/1eae17cHe6BAtwL0QNeb-f940b0″>
<input type=”hidden” name=”lista” value=”1″/><br />
<input type=”hidden” name=”cliente” value=”241961″/><br />
<input type=”hidden” name=”lang” id=”lang_id” value=”br”/><br />
<input type=”hidden” name=”formid” id=”formid” value=”10″/><br />
<label for=”easygoi_19″><br />
Nome *<br />
</label><br />
<input type=”text” name=”easygoi_19″ id=”easygoi_19″ value=””/><br />
<label for=”easygoi_20″><br />
E-mail *<br />
</label><br />
<input type=”email” name=”easygoi_20″ id=”easygoi_20″ value=””/><br />
<input type=”submit” value=”submit”/><br />
</form>
</div>
<p>[/optin_box_code][optin_box_field name=”headline”][/optin_box_field][optin_box_field name=”paragraph”]PHA+TG9yZW0gaXBzdW0gZG9sb3Igc2l0IGFtZXQsIGNvbnNlY3RldHVyIGFkaXBpc2NpbmcgZWxpdC4gRG9uZWMgdmVsIG51bmMgbm9uIGxhY3VzIHZlbmVuYXRpcyBjb21tb2RvLjwvcD4K[/optin_box_field][optin_box_field name=”privacy”]Não enviamos spam![/optin_box_field][optin_box_field name=”top_color”]undefined[/optin_box_field][optin_box_button type=”0″ button_below=”Y”]Solicite contato[/optin_box_button] [/optin_box]

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da AM Contabilidade Online.

Muito mais do que apenas o envio de impostos e o cumprimento das obrigações: conosco, além de você encontrar soluções para o seu negócio, também pode contar sempre com nossos especialistas para o que for relacionado à contabilidade enquanto propulsora do crescimento de seu negócio.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post post

Falar com especialista agora!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Posts Relacionados

Sem Título 1 - AM Contabilidade Online

Conheça as tabelas do Simples Nacional para 2022

Você sabia que nada menos do que 87% de todos os pequenos negócios do Brasil são optantes do Simples Nacional, segundo pesquisa do Sebrae? Essa esmagadora maioria escolheu esse regime de tributação simplificado por conta da facilidade que uma única

A EIRELI foi extinta. E agora?

Em vigor desde o dia 27 de agosto de 2021, a Lei 14.195/21 extingue, no Brasil, as Empresas Individuais de Responsabilidade Limitada (EIRELI). A partir desta data, essa natureza jurídica está extinta no Brasil. Mas, e agora? E todas as

Foto Pro Artigo - AM Contabilidade Online

Comprar um carro no CNPJ vale a pena?

Uma das perguntas mais comuns que empreendedores de todo o país nos fazem é: comprar um carro no CNPJ vale a pena? Muitos empresários nos procuram para discutir esse assunto e saber como a compra de um automóvel pela pessoa

Recomendado só para você
QUAL IMPORTÂNCIA DE UMA ASSOCIAÇÃO ENTRE FRANQUEADOS?   Comunicação é…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top