Comprar um carro no CNPJ vale a pena?

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Foto Pro Artigo Am Contabilidade Online - AM Contabilidade

Uma das perguntas mais comuns que empreendedores de todo o país nos fazem é: comprar um carro no CNPJ vale a pena? Muitos empresários nos procuram para discutir esse assunto e saber como a compra de um automóvel pela pessoa jurídica funciona, e se há vantagens nisso.

De fato, há várias vantagens na compra de um carro pela pessoa jurídica. E como tudo na vida, há desvantagens também. É preciso entender todos os pontos deste processo para optar pela compra como pessoa física ou jurídica. Por isso, a AM Contabilidade Online preparou este conteúdo para você definitivamente descobrir: comprar um carro no CNPJ vale a pena?

Comprar um carro pode ser bom para o seu negócio?

O carro é, também, uma importante ferramenta de trabalho. Para quem trabalha com transporte, por exemplo, é fundamental – sem ele, não há trabalho. O carro pode impulsionar as vendas, apoiando as atividades de delivery, bem como ser utilizado para locomoção da equipe externa de vendas. Muitas vezes, pode representar uma boa economia de custos.

Mas um carro definitivamente não é barato. Um modelo popular, zero quilômetro, custa algo em torno de R$ 45 mil, o mais em conta do mercado. Portanto, a decisão de comprar um veículo precisa ser muito bem pensada porque o investimento é alto. Ainda que seja financiado, o veículo tem um custo bem alto.

Mas há aqueles que querem comprar um carro para uso particular, mas preferem fazê-lo via a empresa. Será que isso é possível? Isso traz algum tipo de problema? É o que vamos abordar a partir de agora.

Quer conhecer outros benefícios que o seu negócio pode ter financeiramente? Clique aqui

Qual a vantagem de comprar um carro pela empresa?

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A AM Contabilidade pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Comprar um carro por meio da sua empresa tem uma vantagem inquestionável, que chama a atenção de qualquer um e pode ser um argumento imbatível: se você chegar na concessionária com o seu cartão de CNPJ – não importa o tipo e tamanho da empresa – pode sair de lá motorizado e, o que é melhor, com um desconto de até 30% no preço final do automóvel.

Mas é importante deixar claro que isso não vale para qualquer carro, há algumas regras a seguir, há limites de automóveis que podem ser vendidos com desconto, e essas variáveis mudam mês a mês. Ou seja, você pode se planejar para comprar um determinado carro, como pessoa jurídica, se dirigir todo feliz para a loja e, chegando lá, os planos podem ir por água abaixo.

Como não há regras padronizadas – os descontos dependem da política de cada concessionária, vale a pena pesquisar, e muito, até achar a melhor opção para você. Vale lembrar que além de levar o cartão do CNPJ e comprovante de endereço da empresa, a compra deve ser feita pelo próprio proprietário ou por alguém que tenha procuração para realizar o negócio.

Precisa reduzir os custos e aumentar o faturamento de seu negócio? Nós vamos te ajudar nesse processo

Tem alguma desvantagem comprar um carro como pessoa jurídica?

Tem sim, e você deve averiguar o quanto isso pode pesar na sua decisão. Quando você compra um carro pela empresa, o bem passa a ser exclusivamente dela. Se a empresa tiver uma dívida, por exemplo, o carro pode ser tomado como meio de pagamento de débitos. Além disso, o automóvel não pode ser liquidado para pagar suas contas pessoais. Se você vender o veículo, o dinheiro tem que ir para o caixa da empresa.

A empresa não pode vender o veículo antes de um ano após sua compra. E tem mais: você gozará de um benefício especial, portanto a operação pode ser fiscalizada caso haja algo irregular, como o uso exclusivamente pessoal do bem. Há riscos jurídicos caso seja caracterizada fraude no processo. Portanto, se a ideia é usar o carro apenas pessoalmente, pense duas vezes sobre isso.

Quer reduzir os problemas e prejuízos em seu negócio?

O carro comprado por pessoa jurídica pode ser financiado?

Sim, e isso pode facilitar a aquisição. Você precisará apresentar o contrato social da empresa e a documentação dos seus sócios, se você não for o único dono. Mas fique de olho na negociação: algumas concessionárias oferecem as mesmas condições de financiamento para pessoas físicas e jurídicas e outras endurecem o jogo com as empresas. Pesquise para pagar menos juros.

E o seguro, como fica?

Carros de pessoa jurídica também podem ser segurados, e o processo é muito parecido. Não haverá problemas, mas a empresa quem pagará pelo seguro. No seguro para um carro no CNPJ pode ser incluída uma indenização para cobrir prejuízos caso você não possa trabalhar – trata-se da cobertura de lucros cessantes, uma cobertura opcional muito comum e que pode ser bem proveitosa.

Quem poderá dirigir o carro comprado pela empresa?

Qualquer pessoa devidamente habilitada, com a carteira Nacional de Habilitação (CNH) em dia. Em caso de multa, a empresa será notificada e terá que indicar o condutor faltoso. Se não o fizer, a empresa poderá ser multada de novo, no mesmo valor da multa inicial.

Como contabilizar a compra do carro?

Quando fizer o imposto de renda da empresa, o contador informará ao fisco os dados da aquisição, modelo, ano, marca e até o número do Renavan. O veículo passa a ser um ativo da empresa. Se vendê-lo, será avaliado se houve ou não lucro na operação e respectivo ganho de capital. Seu contador saberá o que fazer, fique tranquilo.

Afinal, vale a pena comprar um carro como pessoa jurídica?

Se isto representar uma possibilidade de ganho ao negócio, claro que vale. Mas empatar praticamente R$ 50 mil na aquisição de um automóvel pode estar fora da realidade da empresa, comprometendo suas finanças. Se a ideia é usufruir do desconto de forma pessoal, pense a respeito porque a fraude poderá ser caracterizada e isso não será nada bom.

A AM Contabilidade Online está pronta para lhe ajudar

A AM Contabilidade Online acredita em uma contabilidade proativa, gerencial, que trabalhe a favor dos resultados. Por isso, oferece aos seus clientes um serviço consultivo, sempre atento aos mínimos detalhes da gestão. A compra de um carro no CNPJ, por exemplo, deve ser discutida com o seu contador, que poderá lhe oferecer prós e contras que definam melhor a questão. Clique aqui agora e converse com um de nossos especialistas. Se você precisa de uma contabilidade proativa, que alavanque os resultados do seu negócio, fale conosco já!

NÃO COMPRE O CARRO PARA BENEFICIAR SUA EMPRESA ANTES DE CLICAR AQUI!

5/5 - (1 voto)

Categorias

Categorias

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio?

Clique no botão abaixo e fale com um de nossos especialistas, estamos prontos para te ajudar com a contabilidade da sua empresa.

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
O método 100% garantido para ter a menor carga tributária…
Cresta Posts Box by CP