Comprar um carro no CNPJ vale a pena?

Foto Pro Artigo - AM Contabilidade Online

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Uma das perguntas mais comuns que empreendedores de todo o país nos fazem é: comprar um carro no CNPJ vale a pena? Muitos empresários nos procuram para discutir esse assunto e saber como a compra de um automóvel pela pessoa jurídica funciona, e se há vantagens nisso.

De fato, há várias vantagens na compra de um carro pela pessoa jurídica. E como tudo na vida, há desvantagens também. É preciso entender todos os pontos deste processo para optar pela compra como pessoa física ou jurídica. Por isso, a AM Contabilidade Online preparou este conteúdo para você definitivamente descobrir: comprar um carro no CNPJ vale a pena?

Comprar um carro pode ser bom para o seu negócio?

O carro é, também, uma importante ferramenta de trabalho. Para quem trabalha com transporte, por exemplo, é fundamental – sem ele, não há trabalho. O carro pode impulsionar as vendas, apoiando as atividades de delivery, bem como ser utilizado para locomoção da equipe externa de vendas. Muitas vezes, pode representar uma boa economia de custos.

Mas um carro definitivamente não é barato. Um modelo popular, zero quilômetro, custa algo em torno de R$ 45 mil, o mais em conta do mercado. Portanto, a decisão de comprar um veículo precisa ser muito bem pensada porque o investimento é alto. Ainda que seja financiado, o veículo tem um custo bem alto.

Mas há aqueles que querem comprar um carro para uso particular, mas preferem fazê-lo via a empresa. Será que isso é possível? Isso traz algum tipo de problema? É o que vamos abordar a partir de agora.

Qual a vantagem de comprar um carro pela empresa?

Comprar um carro por meio da sua empresa tem uma vantagem inquestionável, que chama a atenção de qualquer um e pode ser um argumento imbatível: se você chegar na concessionária com o seu cartão de CNPJ – não importa o tipo e tamanho da empresa – pode sair de lá motorizado e, o que é melhor, com um desconto de até 30% no preço final do automóvel.

Mas é importante deixar claro que isso não vale para qualquer carro, há algumas regras a seguir, há limites de automóveis que podem ser vendidos com desconto, e essas variáveis mudam mês a mês. Ou seja, você pode se planejar para comprar um determinado carro, como pessoa jurídica, se dirigir todo feliz para a loja e, chegando lá, os planos podem ir por água abaixo.

Como não há regras padronizadas – os descontos dependem da política de cada concessionária, vale a pena pesquisar, e muito, até achar a melhor opção para você. Vale lembrar que além de levar o cartão do CNPJ e comprovante de endereço da empresa, a compra deve ser feita pelo próprio proprietário ou por alguém que tenha procuração para realizar o negócio.

com

Tem alguma desvantagem comprar um carro como pessoa jurídica?

Tem sim, e você deve averiguar o quanto isso pode pesar na sua decisão. Quando você compra um carro pela empresa, o bem passa a ser exclusivamente dela. Se a empresa tiver uma dívida, por exemplo, o carro pode ser tomado como meio de pagamento de débitos. Além disso, o automóvel não pode ser liquidado para pagar suas contas pessoais. Se você vender o veículo, o dinheiro tem que ir para o caixa da empresa.

A empresa não pode vender o veículo antes de um ano após sua compra. E tem mais: você gozará de um benefício especial, portanto a operação pode ser fiscalizada caso haja algo irregular, como o uso exclusivamente pessoal do bem. Há riscos jurídicos caso seja caracterizada fraude no processo. Portanto, se a ideia é usar o carro apenas pessoalmente, pense duas vezes sobre isso.

O carro comprado por pessoa jurídica pode ser financiado?

Sim, e isso pode facilitar a aquisição. Você precisará apresentar o contrato social da empresa e a documentação dos seus sócios, se você não for o único dono. Mas fique de olho na negociação: algumas concessionárias oferecem as mesmas condições de financiamento para pessoas físicas e jurídicas e outras endurecem o jogo com as empresas. Pesquise para pagar menos juros.

E o seguro, como fica?

Carros de pessoa jurídica também podem ser segurados, e o processo é muito parecido. Não haverá problemas, mas a empresa quem pagará pelo seguro. No seguro para um carro no CNPJ pode ser incluída uma indenização para cobrir prejuízos caso você não possa trabalhar – trata-se da cobertura de lucros cessantes, uma cobertura opcional muito comum e que pode ser bem proveitosa.

Quem poderá dirigir o carro comprado pela empresa?

Qualquer pessoa devidamente habilitada, com a carteira Nacional de Habilitação (CNH) em dia. Em caso de multa, a empresa será notificada e terá que indicar o condutor faltoso. Se não o fizer, a empresa poderá ser multada de novo, no mesmo valor da multa inicial.

Como contabilizar a compra do carro?

Quando fizer o imposto de renda da empresa, o contador informará ao fisco os dados da aquisição, modelo, ano, marca e até o número do Renavan. O veículo passa a ser um ativo da empresa. Se vendê-lo, será avaliado se houve ou não lucro na operação e respectivo ganho de capital. Seu contador saberá o que fazer, fique tranquilo.

Afinal, vale a pena comprar um carro como pessoa jurídica?

Se isto representar uma possibilidade de ganho ao negócio, claro que vale. Mas empatar praticamente R$ 50 mil na aquisição de um automóvel pode estar fora da realidade da empresa, comprometendo suas finanças. Se a ideia é usufruir do desconto de forma pessoal, pense a respeito porque a fraude poderá ser caracterizada e isso não será nada bom.

A AM Contabilidade Online está pronta para lhe ajudar

A AM Contabilidade Online acredita em uma contabilidade proativa, gerencial, que trabalhe a favor dos resultados. Por isso, oferece aos seus clientes um serviço consultivo, sempre atento aos mínimos detalhes da gestão. A compra de um carro no CNPJ, por exemplo, deve ser discutida com o seu contador, que poderá lhe oferecer prós e contras que definam melhor a questão. Clique aqui agora e converse com um de nossos especialistas. Se você precisa de uma contabilidade proativa, que alavanque os resultados do seu negócio, fale conosco já!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da AM Contabilidade Online.

Muito mais do que apenas o envio de impostos e o cumprimento das obrigações: conosco, além de você encontrar soluções para o seu negócio, também pode contar sempre com nossos especialistas para o que for relacionado à contabilidade enquanto propulsora do crescimento de seu negócio.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

5/5 - (1 vote)

Falar com especialista agora!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Posts Relacionados

Descubra Agora Mesmo O Que é E Qual O Cnae Para Design Gráfico Blog (1) - AM Contabilidade Online

O que é o CNAE para design gráfico?

Descubra agora mesmo o que é e qual o CNAE para design gráfico A Nomenclatura Comum da Atividade Economia (CNAE) é um sistema padrão para a classificação das atividades econômicas. É utilizada principalmente para organizar informações estatísticas sobre empresas, assim

Layout Artigos - AM Contabilidade Online

Como evitar que sua empresa quebre?

A realidade das novas empresas no Brasil não é nada convidativa. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nada menos do que seis em dez novas empresas encerram suas atividades antes mesmo de completar cinco anos

Descubra Tudo Sobre Contabilidade Para Design Grafico Blog - AM Contabilidade Online

Contabilidade para design gráfico: entenda como funciona

Saiba o que é uma contabilidade para design gráfico e por que é necessário contar com ela! Informações importantes que vão ajudar você a saber mais sobre o que é uma contabilidade para design gráfico  Contar com uma contabilidade para

Recomendado só para você
O método 100% garantido para ter a menor carga tributária…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top