Contabilidade para negócios digitais: qual importância?

Screenshot 99 - AM Contabilidade Online

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

A internet traz um sem número de oportunidades de negócio, e é cada vez maior o número de pessoas que estão migrando para ela, faturando alto por isso. Muita gente começa aos poucos, como autônomo, mas logo descobre as vantagens de abrir uma empresa, e não se arrependem de dar esse passo.

Mas como abrir uma empresa pra atuar no mercado digital? O que é o mercado digital? Qual a importância da contabilidade para negócios digitais? É o que a AM Contabilidade Online responde nesse conteúdo produzido por nossos especialistas em contabilidade para negócios digitais especialmente para você, que pensa em atuar neste mercado.

Mercado digital: o que é?

Tudo o que você pode comprar na internet é mercado digital. Não importa o quê: as compras de mês, a pizza de sábado à noite, o carro que te levará para um compromisso de trabalho, o smartphone novo ou o curso de finanças que você quer frequentar. O mercado digital oferece todo um ecossistema de profissionais e soluções que estão disponíveis a um clique do mouse ou do seu dedo indicador!

Como Sustentar Negocios Digitais Com Flexibilidade Seguranca E Privacidade De Dados - AM Contabilidade Online

Principais nichos

  • E-commerce (lojas online);
  • Economia compartilhada (como, por exemplo, o Uber);
  • Programação e desenvolvimento (aplicativos e softwares, entre outros);
  • Marketing digital;
  • Segurança da informação;
  • Criação de conteúdo (texto, imagem e som – encaixa-se, aí, os influenciadores digitais e YouTubers);
  • Produtores digitais (e-books, vídeos, cursos, aplicativos, etc);
  • Afiliados (programa de vendas dos produtores digitais);
  • Freelancers (redatores, marqueteiros, tradutores, ilustradores, fotógrafos, programadores, comunicadores visuais, etc);
  • Análise de dados (web analytcs).

O que é mais vantajoso: abrir uma empresa ou trabalhar como autônomo?

Esta é uma pergunta fundamental, que faz toda a diferença do mundo ao atuar neste mercado de negócios digitais. Toda atividade profissional é geradora de imposto, a partir de ganhos mensais acima de R$  1.903,98.

Isso significa que se você atuar como autônomo e receber um centavo acima desse valor, já terá que prestar contas com o leão do imposto de renda. A alíquota vai de 7,5% a 27,5%, dependendo do valor apurado, e olha que sequer estamos incluindo o pagamento de INSS nessa conta.

E tem mais: as plataformas digitais para infoprodutores e afiliados só permitem aos autônomos retiradas até R$ 1.900,00, justamente para evitar problemas com a Receita Federal. Se você é autônomo e faturar mais, vai acumular ganhos para os outros meses.

Como empresa, não há limite para retirada. E dependendo do regime tributário adotado, e de outros fatores, como segmento e faturamento, poderá pagar apenas 6% no Simples Nacional, e o INSS está incluso nesta conta. Agora, nós te perguntamos: o que é mais vantajoso para você: trabalhar em negócios digitais como autônomo ou como pessoa jurídica?

Ao abrir uma empresa, você precisará contratar um escritório contábil?

Sim! Toda empresa brasileira, independente do seu ramo de atuação e tamanho, é obrigada a contar com um contador ou contratar um escritório de contabilidade. Mas isso está longe de ser uma obrigação, apenas. É um investimento, porque a contabilidade é fundamental e do jeito que é feita traz retorno para o empreendedor. Aquela contabilidade meramente burocrática não existe mais. Hoje, ela atua em sintonia com a gestão e pelos resultados finais.

Contabilidade para afiliados

Os afiliados vivem de comissões. Eles não passam nota fiscal para os clientes finais, que compram os produtos que eles vendem. Mas sim para as plataformas como Eduzz, Monetizze e Hotmart, entre outras, e para os infoprodutores.

A contabilidade para negócios digitais é fundamental para quem trabalha como afiliado, porque permite ganhos sem limites e que o empreendedor esteja em conformidade com a legislação. O contador contratado cuidará da parte fiscal, contábil e trabalhista, mitigando possíveis riscos. E saberá como pagar o menor valor possível em tributos.

Afiliado pode se cadastrar como Microempreendedor Individual (MEI)?

Essa é uma pergunta que muitos empreendedores que atuam como afiliados fazem à AM Contabilidade Online. A resposta era sim até 2018, quando os afiliados podiam se formalizar como microempreendedores individuais (MEI). A partir de 2019, isso não é mais possível. Os afiliados precisam abrir uma microempresa (ME).

Contabilidade para infoprodutores

Os infoprodutores produzem e-books, cursos online, criam aplicativos, promovem clubes de assinatura e muito mais. A contabilidade para infoprodutores não é tão simples assim, por conta de uma série de particularidades do segmento.

Infoprodutores pagam comissão para os afiliados, por exemplo, e isso precisa ser muito bem contabilizado. Muitas vezes, há bitributação, quando a produção do infoproduto é compartilhada por mais de um infoprodutor, e a contabilidade também precisa ficar atenta a isso. Se o infoprodutor produzir um curso para venda ou dar aulas online, deve pagar ICMS pela venda do produto ou ISS pela prestação do serviço? O escritório de  contabilidade para negócios digitais saberá muito bem o que fazer, protegendo seus interesses e mantendo-o em conformidade com a legislação, fique tranquilo.

Como abrir uma empresa para o mercado digital

A abertura de uma empresa que atua no mercado digital tem o mesmo processo que a legalização de um negócio físico. É o contador quem deve realizar esse trabalho, mesmo porque será preciso definir uma série de questões, como a natureza jurídica do negócio, o regime tributário a seguir, a confecção do contrato social, definir questões relacionadas a pró-labore e muito mais.

Produtores Digitais - AM Contabilidade Online

Acredite: a abertura de uma empresa não é apenas uma gincana burocrática, que alguém fora do ramo, com boa vontade e paciência, poderá resolver sem problemas. A assessoria de um profissional especializado é fundamental. Assim, o processo será mais assertivo, mais rápido, sem erros e muito bem orientado.

A importância da gestão financeira para o mercado digital

A realização de todas as obrigações burocráticas e cotidianas é trabalho da contabilidade, e é um trabalho de muita responsabilidade. Afinal, um boleto de imposto não pago pode gerar problemas que as vezes vão além do pagamento de multas e juros.

Mas a contabilidade para negócios digitais precisa oferecer muito mais para o seu negócio. Não é possível tomar decisões gerenciais assertivas sem ouvir o seu contador, por exemplo. Se você vai investir em um novo negócio ou pretende comprar uma nova máquina, por exemplo, precisa saber exatamente como anda as finanças da empresa para tomar a decisão correta e não se atrapalhar depois.

O mercado digital é extremamente dinâmico e o faturamento é diário – e pode ser bem alto. Há comissões, impostos e contas a pagar, e controlar isso tudo é fundamental para o seu negócio. Uma gestão financeira vai muito além do controle do fluxo de caixa que, aliás, é também muito importante e merece toda a sua atenção e a do seu contador.

O trabalho da contabilidade para negócios digitais vai muito além da burocracia e atendimento à legislação. Uma gestão financeira especializada certamente fará toda a diferença, e, mais do que bem-vinda, é necessária.

Planejamento tributário: você sabe o que é isso?

Você sabe o que é um planejamento tributário? Sabe como ele é feito? Isso é papel do seu contador, mas o que você precisa saber é que a legislação muitas vezes permite redução de impostos que o contador não sabe, ou não pesquisa, e acaba que a empresa paga mais tributos do que deveria.

Isso acontece em vários segmentos de atuação, incluindo em empresas de negócios digitais. É muito importante que o seu contador estude profundamente a legislação tributária do seu segmento, para que você possa pagar a menor quantidade possível de impostos, tudo dentro da lei, sem sonegar um centavo sequer.

Converse sobre isso com o seu contador. Se o regime tributário de sua empresa é o Simples Nacional, por exemplo, a opção pelo Fator R poderá diminuir a carga tributária. É o escritório contábil que tem que estudar isso, defendendo os seus interesses. E você sabe: quanto menos impostos pagar, maior será o lucro real da sua empresa.

Vale a pena contratar um contador especializado?

Com a mesma certeza que um mais um é igual a dois! Um contador especializado, que conhece profundamente a legislação sobre o seu segmento, além de suas dores e seu dia a dia, pode oferecer muito mais recursos, e sua empresa só tem a ganhar com isso.

Um exemplo? Você sabia que a produção de e-books pode receber isenções fiscais, exatamente como a produção de um livro impresso? Um contador especializado, que conhece muito bem este mercado e as leis que o regem, saberá se esse tipo de isenção estará disponível para o seu caso.

Portanto, quando contratar um escritório contábil, se certifique que ele tem muita experiência no seu segmento, que atende a outras empresas desta área e que conhece muito bem esse mercado. Você não pagará um centavo a mais por isso, mas certamente colherá mais frutos ao contratar um escritório que oferece contabilidade para negócios digitais!

A Am Contabilidade Online é especialista em contabilidade para o mercado digital e pode te ajudar

A AM Contabilidade Online tem expertise em contabilidade para negócios digitais. Atendemos a inúmeros empresas que atuam no mercado online, de todos os cantos do país, por meio de uma plataforma digital própria, que traz comodidade, agilidade, segurança e economia para os nossos clientes.

Somos digitais, mas nos destacamos neste mercado porque não abrimos mão de oferecer um atendimento de excelência, individualizado, proativo e humanizado. Aqui você jamais será atendido por robôs ou por meio de formulários, apenas. Apostamos no atendimento porque acreditamos que a troca entre a contabilidade e a empresa é fundamental para que possamos alcançar resultados ainda melhores.

E é essa a nossa proposta: uma contabilidade gerencial, voltada para a gestão e para os resultados. A contabilidade para negócios digitais precisa ser consultiva e oferecer ao empreendedor informações relevantes e profundas, que ajudem na tomada de decisões gerenciais mais assertivas.

Converse já com um de nossos especialistas, clicando aqui, e saiba o que podemos fazer pelo seu negócio digital. Estamos prontos para lhe oferecer todo apoio necessário e a melhor contabilidade para negócios digitais.

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da AM Contabilidade Online.

Muito mais do que apenas o envio de impostos e o cumprimento das obrigações: conosco, além de você encontrar soluções para o seu negócio, também pode contar sempre com nossos especialistas para o que for relacionado à contabilidade enquanto propulsora do crescimento de seu negócio.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Falar com especialista agora!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Posts Relacionados

Screenshot 196 - AM Contabilidade Online

Vale a pena pedir um empréstimo para abrir uma empresa?

Você tem uma excelente ideia para empreender ou identificou uma oportunidade de negócio imperdível. Também tem coragem de se aventurar no mundo dos negócios, porque tem sangue de empreendedor correndo em suas veias. Tudo ok, mas e o capital para

Screenshot 187 - AM Contabilidade Online

Como abrir uma empresa em São Paulo?

Se você pensa em empreender na maior cidade da América Latina, precisará saber como abrir uma empresa em São Paulo. É a cidade mais populosa de todo o hemisfério sul, um gigante da economia e das finanças do Brasil e

Entenda A Importancia De Regularizar O Cnpj E Quais Os Passos Para Realizar Esse Procedimento Blog (1) - AM Contabilidade Online

Como regularizar CNPJ inapto?

Saiba o que você precisa para regularizar CNPJ inapto Evite problemas sérios, conheça a importância e os meios de realizar a regularização de seu CNPJ inapto O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, mais conhecido como CNPJ, é o documento mais

Screenshot 172 - AM Contabilidade Online

Você sabe como administrar uma pequena empresa?

Quem tem o empreendedorismo na veia sonha em abrir o seu próprio negócio. Isso significa a possibilidade de prosperar mais, de fazer o que se gosta e de não mais precisar prestar contas para um chefe ou para o patrão.

Screenshot 157 - AM Contabilidade Online

Como abrir uma empresa em Campo Grande (MS)?

Campo Grande é uma das cidades mais fáceis e baratas para abrir uma empresa. O empreendedorismo é estimulado pela prefeitura, que abre as portas para aqueles que ali querem investir. Mas a capital do Mato Grosso do Sul oferece muito

Recomendado só para você
Tudo o que você precisa saber para fazer a correta…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top