É possível recuperar crédito de ICMS?

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

No Brasil a legislação tributária é muito complexa, porém por outro lado, possui diversos benefícios que a maior parte dos contribuintes desconhece e, por isso, acabam perdendo a oportunidade de recuperar créditos de ICMS que podem gerar valores significativos sobre o fluxo de caixa das empresas.

Este pode estar sendo o seu caso neste momento, pois deve estar um pouco receoso (a) em solicitar algo ao fisco.

Mas você não precisa pensar assim, vez que o contribuinte brasileiro já paga uma carga tributária alta; agora imagine aqueles casos em que por falha ou desconhecimento você acaba pagando até 2 vezes mais e ainda deixar isso de lado?

A legislação está ao seu favor enquanto contribuinte e prevê a possibilidade de você obter a recuperação de crédito de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), ou seja, é possível recuperar crédito de ICMS!

Continue com a leitura deste artigo para você saber mais sobre este tema extremamente importante para o seu negócio.

Como realizar a recuperação de crédito de ICMS

Um detalhe a que você deve ficar atento é que o ICMS Substituição Tributária é um regime em que um contribuinte é substituído por outro no pagamento de certos impostos.

Por exemplo, uma empresa enquadrada no SIMPLES que gera uma receita mensal de R$ 10.000 com uma alíquota de 4% não deve aplicar esta alíquota neste montante de R$ 10.000.

Neste caso, você pode pegar o ICMS que foi antecipado, pago ou pelo cliente que te vendeu ou pelo produto ser substituto (e para não ter que pagar esse ICMS, da alíquota dos 4% do SIMPLES) você abate o percentual referente ao ICMS de, por exemplo, de 1,25% e o deduz sobre os 4% e paga apenas 2,75% de imposto e não 4%.

Entendeu?

Sua contabilidade responsável pela gestão fiscal deve se certificar de que verdadeiramente ocorreu pagamentos de ICMS a maior, confirmando o valor declarado na Escritura Contábil Fiscal e o valor que efetivamente foi recolhido.

A partir do momento em que se encontram pagamentos a maior, é possível recuperar crédito de ICMS e formalizar a solicitação de recuperação de crédito tributário.

Talvez você deve estar se perguntando: “solicitar um pedido de recuperação de icms trás fiscalização para sua empresa?”.

Saiba que isto é um mito; pois mesmo que se porventura isso venha acontecer não se pode afirmar que sua empresa será fiscalizada apenas por ter solicitado recuperação de imposto que é um direito seu.

Créditos tributários e sua prescrição

De acordo com artigo 168 do CTN (Código Tributário Nacional), o contribuinte perde o direito à recuperação de crédito tributário caso ele prescreva, o que ocorre ao final de 5 anos.

  • O início da contagem para solicitar a recuperação de crédito é a partir da data em que o mesmo foi lançado, isto é, a partir de sua constituição definitiva.

Sendo assim, sua contabilidade deve ficar atenta para não perder o prazo para solicitação de recuperação de crédito ICMS e este chegue ao limite sem que sua empresa consiga recuperar seus créditos.

É possível recuperar crédito ICMS?

Portanto, é fundamental que você conheça seus direitos na recuperação de crédito de ICMS e os exerça de modo integral.

É importante ressaltar que cada empresa é diferente e que os cálculos dependem do regime tributário em que ela está enquadrada. Isto significa que não é porque existe a Restituição de Impostos que todas têm esse direito.

É necessário checar a legislação e verificar se sua empresa realmente se encaixa dentro das regras exigidas e atende todos os critérios exigidos pelo Fisco; estando tudo de acordo é só você aproveitar as vantagens que esse recurso proporciona ao seu negócio.

Com o auxílio de uma contabilidade especializada em recuperação de crédito ICMS fica muito mais fácil você ter ressarcido o que lhe é por direito.

E você? Já teve perdas significativas de crédito? Você conta com auxílio fiscal de ótima qualidade?

Fale conosco e te ajudaremos com essas e outras questões contábeis e financeiras!

[button_1 text=”Fale%20agora%20por%20WhatsApp” text_size=”32″ text_color=”#ffffff” text_font=”Helvetica;default” text_bold=”Y” text_letter_spacing=”0″ subtext_panel=”N” text_shadow_panel=”N” styling_width=”30″ styling_height=”15″ styling_border_color=”#000000″ styling_border_size=”0″ styling_border_radius=”6″ styling_border_opacity=”100″ styling_gradient_start_color=”#53a540″ drop_shadow_panel=”N” inset_shadow_panel=”N” align=”center” href=”https://api.whatsapp.com/send?phone=+5567998482308&text=Ol%C3%A1,%20acabei%20de%20ler%20o%20artigo%20como%20-%C3%89%20poss%C3%ADvel%20recuperar%20cr%C3%A9dito%20de%20ICMS%20-%20,%20gostaria%20de%20tirar%20uma%20d%C3%BAvida”/]

Deixe seu comentário!

Um forte abraço.

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da AM Contabilidade Online.

Muito mais do que apenas o envio de impostos e o cumprimento das obrigações: conosco, além de você encontrar soluções para o seu negócio, também pode contar sempre com nossos especialistas para o que for relacionado à contabilidade enquanto propulsora do crescimento de seu negócio.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post post

Falar com especialista agora!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Posts Relacionados

Sem Título 1 - AM Contabilidade Online

Conheça as tabelas do Simples Nacional para 2022

Você sabia que nada menos do que 87% de todos os pequenos negócios do Brasil são optantes do Simples Nacional, segundo pesquisa do Sebrae? Essa esmagadora maioria escolheu esse regime de tributação simplificado por conta da facilidade que uma única

A EIRELI foi extinta. E agora?

Em vigor desde o dia 27 de agosto de 2021, a Lei 14.195/21 extingue, no Brasil, as Empresas Individuais de Responsabilidade Limitada (EIRELI). A partir desta data, essa natureza jurídica está extinta no Brasil. Mas, e agora? E todas as

Foto Pro Artigo - AM Contabilidade Online

Comprar um carro no CNPJ vale a pena?

Uma das perguntas mais comuns que empreendedores de todo o país nos fazem é: comprar um carro no CNPJ vale a pena? Muitos empresários nos procuram para discutir esse assunto e saber como a compra de um automóvel pela pessoa

Recomendado só para você
Um dos maiores desejos de todo empreendedor é encontrar a…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top