Franquias: Riscos de contratar o melhor no bando de pior

Franquias Riscos de contratar o melhor no bando de pior

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Você sabe o que é muito pior do que não contratar um novo colaborador para sua franquia?

É recrutar o colaborador errado para sua equipe.

Não é nada fácil acertar logo na primeira entrevista, há muitas particularidades envolvidas e algumas técnicas devem ser seguidas antes de firmar um acordo, por exemplo:

  • Entrevista (às vezes mais que uma).
  • Análise de curriculum.
  • Testes.
  • Análise de referências.

Para não fazer escolhas erradas, fique atento (a) ao texto e longe de ciladas que podem trazer grandes prejuízos a sua franquia.

A perda maior

Franquias Riscos de contratar o melhor no bando de pior

Fato é que, contratar um perfil errado pode custar muito para sua franquia. E não apenas em valores financeiros, que são mais palpáveis como, por exemplo: com indenizações ligadas a um desligamento emergencial somada a todo o processo de contratação, mas principalmente em como uma contratação errada pode impactar toda a equipe na sua franquia.

São os chamados custos indiretos, nos quais se destacam:

  • Perda de motivação da equipe.
  • Perda de oportunidades de clientes, negócios, vendas e lucros da franquia.

Esses trazem bem mais prejuízos e levam mais tempo para serem reconstruídos.

E nisso, muitas vezes, uma equipe que estava bem entrosada, é contaminada pela falta de objetividade, procrastinação e maus hábitos e acaba ficando desmotivada sem foco e sem forças para realizar de forma eficiente seu trabalho dentro da franquia.

Outro problema é o que um colaborador diz que realiza e o que ele realmente entrega. Muitas vezes ele é formado, ou possui cursos, mas isso não quer dizer que desempenha o trabalho de forma eficiente, pois a falta de habilidade pode colocar todo um planejamento a perder e reconstruir toda a estrutura para uma franquia de sucesso, demanda tempo e dinheiro.

Erros comuns

Franquias Riscos de contratar o melhor no bando de pior

A seleção de candidatos é um processo que precisa ser muito bem planejado e não pode ser apenas instintivo, baseado no “feeling”.

Outro erro muito comum é deixar-se encantar pela simpatia do candidato, sem prestar atenção as suas competências, deixando de lado os fatores que são importantes para preencher a vaga dentro da franquia.

Outros erros envolvem escolher o candidato:

  • Por ser jovem demais, ou muito experiente!
  • Por ser muito agradável em sua forma física e somente isso.
  • Por ser muito brincalhão e comunicativo (conversador), achando que isso atrairá mais clientes.
  • Entre outros.

Corte o mal pela raiz

Franquias Riscos de contratar o melhor no bando de pior

Mas se você já contratou alguém que contamina a equipe e não entrega os resultados, o importante agora é agir de maneira rápida e definitiva, após identificado o erro, a demissão deve ser considerada.

Esse não é um problema que aconteceu apenas na sua franquia, na sua gestão, até porque erros acontecem e é mais comum do que se imagina, agora persistir na contratação falida é um erro muito mais grave!

Por isso, tome providências imediatas.

Alternativas para uma contratação inteligente

O ideal a ser feito é criar estratégias para realizar os processos seletivos de sua franquia, existem algumas alternativas que podem ser utilizadas para ajudar na hora da contratação.

  • Ter e executar um plano de ação, uso de metodologias e técnicas específicas facilitam muito no momento de contratar para sua franquia.
  • Ampliar as possibilidades de análises, não apenas curriculum e entrevista, mas um conjunto de testes, referências e percepções devem ser levadas em consideração.
  • Definir o que é o ideal para sua franquia também é necessário, para isso entenda bem dos negócios e das necessidades.
  • Se você não está apto a realizar todo um processo seletivo, conte com profissionais que podem te ajudar, mas certifique-se de passar todas as necessidades que a vaga exige.
  • Valores, missão e o foco do cargo são inegociáveis. Habilidades e desenvolvimento profissional podem ser aprendidos, mas boa índole precisa existir.

Por isso, busque um bom processo seletivo, entenda as necessidades e faça uma excelente contratação e dessa forma garanta o bom andamento da sua franquia!

Precisa de ajuda com contabilidade para franquias? Fale conosco!

WhatsApp AM contabilidade Online

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da AM Contabilidade Online.

Muito mais do que apenas o envio de impostos e o cumprimento das obrigações: conosco, além de você encontrar soluções para o seu negócio, também pode contar sempre com nossos especialistas para o que for relacionado à contabilidade enquanto propulsora do crescimento de seu negócio.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post post

Falar com especialista agora!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Posts Relacionados

Descubra Agora Mesmo O Que é E Qual O Cnae Para Design Gráfico Blog (1) - AM Contabilidade Online

O que é o CNAE para design gráfico?

Descubra agora mesmo o que é e qual o CNAE para design gráfico A Nomenclatura Comum da Atividade Economia (CNAE) é um sistema padrão para a classificação das atividades econômicas. É utilizada principalmente para organizar informações estatísticas sobre empresas, assim

Layout Artigos - AM Contabilidade Online

Como evitar que sua empresa quebre?

A realidade das novas empresas no Brasil não é nada convidativa. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nada menos do que seis em dez novas empresas encerram suas atividades antes mesmo de completar cinco anos

Descubra Tudo Sobre Contabilidade Para Design Grafico Blog - AM Contabilidade Online

Contabilidade para design gráfico: entenda como funciona

Saiba o que é uma contabilidade para design gráfico e por que é necessário contar com ela! Informações importantes que vão ajudar você a saber mais sobre o que é uma contabilidade para design gráfico  Contar com uma contabilidade para

Recomendado só para você
Essa é uma das perguntas que mais gera dúvidas em…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top