Você sabe o que é muito pior do que não contratar um novo colaborador para sua franquia?
É recrutar o colaborador errado para sua equipe.
Não é nada fácil acertar logo na primeira entrevista, há muitas particularidades envolvidas e algumas técnicas devem ser seguidas antes de firmar um acordo, por exemplo:
- Entrevista (às vezes mais que uma).
- Análise de curriculum.
- Testes.
- Análise de referências.
Para não fazer escolhas erradas, fique atento (a) ao texto e longe de ciladas que podem trazer grandes prejuízos a sua franquia.
A perda maior
Fato é que, contratar um perfil errado pode custar muito para sua franquia. E não apenas em valores financeiros, que são mais palpáveis como, por exemplo: com indenizações ligadas a um desligamento emergencial somada a todo o processo de contratação, mas principalmente em como uma contratação errada pode impactar toda a equipe na sua franquia.
São os chamados custos indiretos, nos quais se destacam:
- Perda de motivação da equipe.
- Perda de oportunidades de clientes, negócios, vendas e lucros da franquia.
Esses trazem bem mais prejuízos e levam mais tempo para serem reconstruídos.
E nisso, muitas vezes, uma equipe que estava bem entrosada, é contaminada pela falta de objetividade, procrastinação e maus hábitos e acaba ficando desmotivada sem foco e sem forças para realizar de forma eficiente seu trabalho dentro da franquia.
Outro problema é o que um colaborador diz que realiza e o que ele realmente entrega. Muitas vezes ele é formado, ou possui cursos, mas isso não quer dizer que desempenha o trabalho de forma eficiente, pois a falta de habilidade pode colocar todo um planejamento a perder e reconstruir toda a estrutura para uma franquia de sucesso, demanda tempo e dinheiro.
Erros comuns
A seleção de candidatos é um processo que precisa ser muito bem planejado e não pode ser apenas instintivo, baseado no “feeling”.
Outro erro muito comum é deixar-se encantar pela simpatia do candidato, sem prestar atenção as suas competências, deixando de lado os fatores que são importantes para preencher a vaga dentro da franquia.
Outros erros envolvem escolher o candidato:
- Por ser jovem demais, ou muito experiente!
- Por ser muito agradável em sua forma física e somente isso.
- Por ser muito brincalhão e comunicativo (conversador), achando que isso atrairá mais clientes.
- Entre outros.
Corte o mal pela raiz
Mas se você já contratou alguém que contamina a equipe e não entrega os resultados, o importante agora é agir de maneira rápida e definitiva, após identificado o erro, a demissão deve ser considerada.
Esse não é um problema que aconteceu apenas na sua franquia, na sua gestão, até porque erros acontecem e é mais comum do que se imagina, agora persistir na contratação falida é um erro muito mais grave!
Por isso, tome providências imediatas.
Alternativas para uma contratação inteligente
O ideal a ser feito é criar estratégias para realizar os processos seletivos de sua franquia, existem algumas alternativas que podem ser utilizadas para ajudar na hora da contratação.
- Ter e executar um plano de ação, uso de metodologias e técnicas específicas facilitam muito no momento de contratar para sua franquia.
- Ampliar as possibilidades de análises, não apenas curriculum e entrevista, mas um conjunto de testes, referências e percepções devem ser levadas em consideração.
- Definir o que é o ideal para sua franquia também é necessário, para isso entenda bem dos negócios e das necessidades.
- Se você não está apto a realizar todo um processo seletivo, conte com profissionais que podem te ajudar, mas certifique-se de passar todas as necessidades que a vaga exige.
- Valores, missão e o foco do cargo são inegociáveis. Habilidades e desenvolvimento profissional podem ser aprendidos, mas boa índole precisa existir.
Por isso, busque um bom processo seletivo, entenda as necessidades e faça uma excelente contratação e dessa forma garanta o bom andamento da sua franquia!
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