Abrir sua própria empresa, ter independência financeira, conseguir voltar a atuar no mercado de trabalho, mudar de ramo, muitos são os fatores que levam as pessoas a pensarem em empreender com uma franquia, mas, e quando a gestão acontece a distância?
Quais os cuidados e os riscos desse tipo de gerenciamento de franquias?
Você já parou para pensar quais são as necessidades e adequações que precisa fazer em sua vida profissional para que mesmo de longe seu negócio ainda continue sob o seu controle?
Então agora você terá a oportunidade de entender os riscos e cuidados da gestão a distância e dessa maneira pode tomar atitudes assertivas e que levem a sua franquia ao sucesso esperado.
Comunique-se com clareza
Comunicar-se a distância às vezes pode ser um grande desafio e uma comunicação clara e sem ruídos é um dos principais pontos para evitar problemas na gestão de sua empresa a distância.
Tenha sempre em mente que é necessário ouvir e desenvolver habilidades que permita a completa interação entre você e sua equipe, mesmo sem o contato físico, caso contrário, as pessoas podem se sentir sem norte.
Por isso, crie canais de comunicação direta com você e esteja acessível a ouvir os problemas e principalmente a encontrar as soluções necessárias para o pleno desenvolvimento e estabilização da franquia.
Treine e capacite sua equipe com autonomia
Quer ter muito mais tempo e possibilidades de aplicar seus esforços no crescimento de sua franquia, ao invés de ficar apagando incêndios e resolvendo problemas desnecessários?
Treine e desenvolva os colaboradores para agirem com autonomia e responsabilidade, dessa maneira não será necessário desprender muito de sua atenção para tarefas corriqueiras, uma vez que eles estarão aptos a desenvolvê-las. Mas atenção: Delegue as tarefas e gerencie os resultados.
Controle financeiro
Outro ponto que aflige os empreendedores que gerem sua franquia a distância.
A dica é: Nunca, jamais, em hipótese alguma negligencie o controle financeiro de sua franquia.
- Fluxo de caixa.
- Planejamento financeiro.
- Controle de custos.
Esses assuntos precisam ser de absoluto conhecimento e controle do gestor ou dono da franquia, e um deslize pode custar a taxa de sucesso de sua empresa, fazendo com que os objetivos não sejam alcançados.
Não realizar demonstrativos e não estar atento às finanças da empresa é um erro fatal que pode arruinar seus negócios.
Por isso atente-se:
- Mantenha o controle das finanças através de relatórios, demonstrativos e planejamento financeiro.
- Não misture despesas empresariais e pessoais.
- Organize-se e mantenha o fluxo de caixa em dia.
Uma boa sugestão é buscar contabilidade especializada em franquias.
Se faça presente
E por último, mas não menos importante, faça a sua figura estar sempre presente na franquia.
E sabe como?
Através de uma boa liderança, aposte em conhecimento e respeito e não erre a mão no autoritarismo, o respeito independe da sua presença física, já o autoritarismo só funciona sob o olhar amedrontador do patrão.
Por isso, invista em visitas regulares, abra espaço para conhecer seus colaboradores, para entender suas dores e necessidades e mostre que mesmo longe, você se preocupa e se interessa pela franquia e pelos que trabalham para torná-la cada vez melhor e mais rentável.
Antecipe-se, anteveja os riscos e crie oportunidades para crescer e se desenvolver, dessa forma terá formas eficazes para gerir a sua franquia a distância.