Imposto de Renda: como funciona para MEI?

Conheca Todos Os Detalhes Sobre A Declaracao De Imposto De Renda Para Mei Blog - AM Contabilidade Online

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Conheça todos os detalhes sobre a declaração de Imposto de Renda para MEI

Confira, em nosso artigo, tudo sobre a declaração de IR para MEI, em especial as particularidades e as características distintas das demais

A declaração de Imposto de Renda para MEI, assim como outras, possui suas definições específicas.

Portanto, a fim de que seja realizada de maneira correta, é preciso que o contribuinte tenha o devido conhecimento sobre as considerações.

Afinal, apesar de se tratar de uma empresa, existem muitas dúvidas quanto à declaração em relação ao CNPJ ou ao CPF.

Sendo assim, nós, da AM Contabilidade, preparamos este artigo para apresentarmos a você as principais informações sobre a declaração do IR para Microempreendedores Individuais.

Se tiver alguma dúvida quanto ao tema, siga conosco até o final a fim de que ela possa ser sanada.

Desejamos uma ótima leitura e vamos ao que interessa!

Imposto de Renda para Microempreendedor Individual

A declaração do Imposto de Renda para o Microempreendedor Individual (MEI) é realizada através do CNPJ, assim como as pessoas jurídicas.

Porém, os rendimentos obtidos pelo MEI durante o ano anterior possuem características distintas de PJs e até mesmo de pessoas físicas.

Sendo assim, abordaremos mais detalhes sobre o tema nos próximos tópicos. Acompanhe!

Como funciona o Imposto de Renda para MEI?

Com o intuito de que o Microempreendedor Individual consiga realizar a declaração de Imposto de Renda, ele precisa executá-la em um modelo exclusivo para o seu enquadramento.

Ou seja, pelo fato de os MEIs estarem incluídos no regime tributário do Simples Nacional, eles precisam realizar a declaração específica do sistema optado.

Sendo assim, a declaração dos rendimentos é feita através da Declaração Anual do Simples Nacional, a DASN.

O prazo para envio é um pouco mais estendido do que o normal, e seu envio deve ser feito por meio do portal do Simples Nacional.

O que deve ser considerado na hora de declarar o IR de MEI?

Devido às especificações e a todas as diferenças em relação a outras declarações, o MEI precisa confirmar qual a base será utilizada na hora de entregar o documento pertinente aos seus rendimentos.

Afinal, podem ser considerados tanto os rendimentos tributáveis quanto os não tributáveis.

No entanto, ao observar em qual grupo se enquadra, o contribuinte deve informar o nome da empresa no campo “Bens e direitos” e “Participações societárias”, de acordo com o código 32. Isso em sua declaração de IR como pessoa física, aquela que envolve o CPF.

Os ganhos da Microempresa também precisam ser inseridos na declaração do Imposto de Renda, além de ser necessário definir, com assertividade, em quais campos estarão os rendimentos: isentos ou tributáveis.

Ademais, existem alguns critérios aos quais você precisa se atentar. Veja!

Os rendimentos tributáveis e isentos do Microempreendedor Individual

Para realizar a declaração de Imposto de Renda do MEI de maneira correta, é preciso que você saiba diferenciar, e até mesmo calcular, quais são os rendimentos.

Confira, a seguir, alguns detalhes importantes para descobrir quais são os valores referentes aos rendimentos tributáveis e isentos.

Rendimentos isentos e não tributáveis

Para obter o valor exato dos rendimentos isentos, não tributáveis e retidos na fonte, é preciso realizar o seguinte processo:

  • Some o faturamento anual de sua MEI;
  • Aplique a porcentagem das parcelas de acordo com a atividade exercida: sendo ela 8% para indústria, para comércio e para transporte de carga, 16% para transporte de passageiros e 32% para prestadores de serviços ou para atividades relacionadas a esse setor.
  • Obtenha o resultado e informe, na ficha de “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, de acordo com o código 13.

Rendimentos tributáveis

Já em relação aos rendimentos tributáveis, é preciso realizar os seguintes passos:

  • Subtraia a parcela isenta do faturamento anual;
  • Some as despesas anuais, de acordo com a atividade;
  • Subtraia as despesas do valor tributável;
  • Obtenha o resultado e informe em “Rendimentos Tributáveis”.

Além de todas as questões relacionadas aos rendimentos, a obrigatoriedade em relação à declaração do MEI também se deve ao fato de contar ou não com funcionários.

Outra questão muito importante é analisar o faturamento anual, bem como o seu limite, pois, caso passe do permitido, será necessário realizar um novo enquadramento tributário, visando alinhar as diferenças.

Com o intuito de transmitir mais algumas informações em relação ao Imposto de Renda do MEI, sendo necessário o uso do CNPJ ou do CPF, separamos este vídeo especialmente para você.

Portanto, assista ao vídeo abaixo e tire todas as dúvidas existentes!

Após assistir ao vídeo, certamente, você pôde perceber o quanto o Imposto de Renda para MEI exige entendimento, atenção e, principalmente, muito cuidado com as burocracias.

Sendo assim, buscar ajuda de profissionais especializados pode ser crucial para que não haja maiores transtornos ou problemas com a Receita Federal.

Soluções contábeis eficazes para realizar a declaração de seu Imposto de Renda

Contar com o suporte de profissionais da contabilidade para auxiliar durante todo o processo de declaração de Imposto de Renda é crucial a fim de evitar maiores transtornos.

Afinal, dispõem de toda experiência e do conhecimento necessário para encontrar as melhores estratégias e as melhores soluções.

Devido a isso, conte com os serviços especializados em declaração de Imposto de Renda da AM Contabilidade e tenha maior segurança ao declarar seus rendimentos.

Seja como pessoa física ou jurídica, a necessidade é a mesma. Sendo assim, nosso time de especialistas estará pronto para atender àquilo que for preciso.

Buscamos oferecer maior tranquilidade quanto a todas as questões pertinentes à declaração, assim como entregar total tranquilidade e deixá-lo distante de multas ou de outras penalidades.

Cuidaremos de tudo, desde a organização dos documentos e o registro das informações até o envio e o acompanhamento da situação junto à Receita Federal.

Portanto, não hesite em nos procurar!

Conte conosco, da AM Contabilidade

Para contar com os serviços da AM Contabilidade e para ter o suporte de nossos profissionais, é simples!

Basta clicar no ícone do WhatsApp localizado no canto inferior esquerdo da tela e nos mandar uma mensagem.

Caso prefira, pode falar com a nossa equipe através do chat on-line localizado no canto inferior direito da tela ou preencher o formulário disponibilizado em nosso website que, em breve, retornaremos o contato.

Estamos aguardando o seu contato e prontos para te ajudar!

DECLARE SEU IMPOSTO DE RENDA COM QUEM É ESPECIALISTA NO ASSUNTO!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da AM Contabilidade Online.

Muito mais do que apenas o envio de impostos e o cumprimento das obrigações: conosco, além de você encontrar soluções para o seu negócio, também pode contar sempre com nossos especialistas para o que for relacionado à contabilidade enquanto propulsora do crescimento de seu negócio.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

5/5 - (1 vote)
Summary
Imposto de Renda: como funciona para MEI?
Article Name
Imposto de Renda: como funciona para MEI?
Description
Conheça todos os detalhes sobre a declaração de Imposto de Renda para MEI. Leia nosso post e confira todas as características.
Author
Publisher Name
AM Contabilidade
Publisher Logo

Falar com especialista agora!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Posts Relacionados

Saiba Agora Mesmo Como Encantar Clientes Blog - AM Contabilidade Online

Como encantar clientes: quais as dicas?

Conheça 5 dicas de como encantar clientes para suas atividades como representante comercial Confira, neste artigo, quais as principais dicas para conseguir encantar clientes em suas atividades como representante comercial Todos sabem que a retenção de clientes é um dos

Receita Federal Prorroga O Prazo Da Declaracao Do Imposto De Renda 2022 Blog - AM Contabilidade Online

Prorrogação IRPF 2022: entenda com aproveitar, infoprodutor

Entenda como aproveitar a prorrogação IRPF 2022 para otimizar o envio da sua declaração Infoprodutor, reunimos informações importantes, as quais vão ajudar você a aproveitar melhor a prorrogação do IRPF 2022 Você ficou sabendo que houve a prorrogação do IRPF

Conheca Os Detalhes Sobre A Lei 488665 Para Representantes Comerciais Blog - AM Contabilidade Online

Lei 4.886/65: de que você precisa saber?

Conheça os detalhes sobre a Lei 4.886/65 para representantes comerciais e o direito ao 1/12 avos que ela permite ao profissional Entender as questões pertinentes ao vínculo empregatício de um representante comercial é fundamental. Confira, neste artigo, todos os detalhes

Recomendado só para você
Fique longe de problemas fiscais entendendo mais sobre o IR…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top