Imposto sobre produtos digitais: o que ainda não lhe contaram

O Que Ninguem Ainda Te Contou Acerca Do Imposto Sobre Produtos Digitais Blog - AM Contabilidade Online

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Descubra qual o imposto sobre produtos digitais e garanta as melhores decisões para os bastidores do seu negócio

Entenda a importância de blindar a tributação do seu negócio digital

O ramo de infoprodutores tem crescido muito, não apenas no Brasil, mas no mundo inteiro, porém, aqui, no país, uma parcela significativa desses profissionais esbarra na falta de conhecimento sobre determinadas obrigações legais, como a tributação.

Tudo o que está relacionado à seara tributária, de fato, é complexo e burocrático, mas faz parte dos bastidores de todo e qualquer negócio que atua de forma regularizada.

Esse, inclusive, é um ponto a ser destacado: atuar como infoprodutos não te isenta de abrir e de legalizar uma empresa, até mesmo para evitar problemas com os órgãos de fiscalização, que estão cada vez mais atuantes no ambiente digital.

Com isso, surge uma dúvida recorrente: qual o imposto sobre produtos digitais?

É, meu amigo, bem-vindo ao mundo do empreendedorismo!

E então, que tal desvendar os segredos da tributação para infoprodutores?

Obviamente, abordaremos os aspectos mais relevantes sobre o tema, ao longo do conteúdo, mas iremos um pouco além, mostrando para você com quem pode contar para otimizar ainda mais a gestão do seu negócio digital.

Siga conosco, com atenção aos detalhes, e garanta uma ótima experiência de conteúdo!

Vamos lá!

Imposto sobre produtos digitais: entenda!

Bom, um passo fundamental para quem ainda não legalizou o negócio é buscar a abertura dentro da lei, ou seja, evitar a informalidade.

Obviamente, existe a possibilidade de atuar como pessoa física, mas em caso de pessoa jurídica é necessário conhecer alguns pontos.

Com isso, você precisa:

  • Definir tipo empresarial;
  • Escolher regime jurídico;
  • Definir a CNAE;
  • Adequar a empresa ao regime tributário mais vantajoso.

Quanto à CNAE, trata-se de um código que determina o tipo específico de atividade exercida – as possibilidades mais comuns para infoprodutores são:

  • 8599-6/04 – destinado a treinamentos, assim como a cursos, para produtores de conteúdos digitais, tais como manuais e também os cursos online;
  • 5811-5/00 – já tal CNAE é voltada para quem atua editando livros e para desenvolvedores dos famosos e-books;
  • 6319-4/00 – para quem atua com dados no digital, no ramo do entretenimento, assim como com demais conteúdos na internet para as pessoas que exercem atividade profissional em um desses ramos;
  • 7319-0/02 – por fim, tal possibilidade de CNAE é voltada para a promoção de vendas e vale muito a pena para os afiliados.

Já na escolha da tributação, muitos cometem erros, e o que você precisa entender, inicialmente, é que existem três regimes tributários específicos no país, independente do seu negócio ser convencional ou digital. Conheça:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.

Pois bem, a depender da CNAE, existem isenções de imposto sobre produtos digitais; nesse sentido, podemos dar um exemplo referente aos produtores de e-books, que não precisam pagar:

  • PIS;
  • Cofins;
  • ICMS.

Um ponto importante é que você precisa emitir a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, afinal é uma relação comercial, ou seja, uma relação de compra e de venda.

Bom, com relação ao imposto comum aos infoprodutores, temos que destacar o ISS – Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza.

Com isso, encerramos os aspectos mais relevantes a respeito do imposto sobre produtos digitais e agora entramos em um ponto crucial, que é a importância de ter bons aliados ao seu lado para te auxiliar na gestão contábil e para proporcionar um maior fôlego a fim de que você cuide das suas atividades voltadas à atividade-fim.

Ter um apoio contábil é imprescindível

Atuar profissionalmente, até mesmo de casa, é um caminho sem volta e, hoje, já temos milhares de pessoas trabalhando de forma remota no ramo de infoprodutos.

Isso acaba gerando uma falsa sensação da não necessidade de formalização, ponto que discutimos no início deste artigo.

Com isso, tem gente que mal sabe que existe imposto sobre serviços digitais, por exemplo…

Então, caro infoprodutor, o ideal é que você faça um bom planejamento, que organize os bastidores do negócio e que seja um cumpridor fiel de todas as obrigações contábeis e financeiras.

É dessa forma que você consegue ser bem-visto pelos clientes e, mais do que isso, consegue potencializar os seus resultados de forma 100% legal, sem estar constantemente preocupado com a fiscalização.

O papel do contador é justamente esse, de garantir todo apoio necessário, atuando em prol de demandas importantes, como:

  • Tributação;
  • Fluxo de caixa;
  • Relatórios contábeis;
  • Gestão financeira

Assim, você consegue, inclusive, ter parâmetros para identificar o crescimento do seu negócio, para realizar comparativos com períodos anteriores e assim por diante.

Planejamento tributário

Importante destacar que, quando falamos acerca do imposto sobre produtos digitais, ele faz parte de todo um contexto tributário, que precisa ser gerenciado de forma impecável.

Vale ressaltar que os três regimes citados (Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real) possuem características distintas, o que é determinante na apuração e no pagamento dos impostos em determinado período.

Ou seja, amigo infoprodutor, o apoio contábil especializado te livra de ter que se aprofundar em um tema com alto grau de complexidade e permite que você concentre o seu foco nas suas reais atribuições.

Então, agora que você já está a par do que representa o imposto sobre produtos digitais, chegou o momento de saber qual o auxílio ideal para você colocar em prática o quanto antes.

Conte com a expertise da AM Contabilidade!

Nós, da AM Contabilidade, somos um escritório especializado em infoprodutores e dispomos das mais avançadas soluções para proporcionar uma gestão de excelência ao seu negócio.

Conosco, você tem garantia de conformidade do seu negócio com as leis exigidas e blindagem total do seu caixa contra eventuais prejuízos tributários, o que representa uma enorme vantagem perante os seus concorrentes.

Afinal, com uma tributação ajustada à sua realidade, os seus lucros estarão sempre a salvo e disponíveis para novos investimentos, ao invés de pagar impostos desnecessários.

Bom, para nós será o maior prazer mostrar o nosso mix de serviços voltados exclusivamente para o seu tipo de negócio.

Diante disso, nada melhor do que clicar no ícone do WhatsApp que está logo abaixo e deixar a sua mensagem.

O quanto antes um de nossos consultores irá responder.

Garanta as melhores decisões para os bastidores do seu negócio

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da AM Contabilidade Online.

Muito mais do que apenas o envio de impostos e o cumprimento das obrigações: conosco, além de você encontrar soluções para o seu negócio, também pode contar sempre com nossos especialistas para o que for relacionado à contabilidade enquanto propulsora do crescimento de seu negócio.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post post

Falar com especialista agora!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Posts Relacionados

Descubra Agora Mesmo O Que é E Qual O Cnae Para Design Gráfico Blog (1) - AM Contabilidade Online

O que é o CNAE para design gráfico?

Descubra agora mesmo o que é e qual o CNAE para design gráfico A Nomenclatura Comum da Atividade Economia (CNAE) é um sistema padrão para a classificação das atividades econômicas. É utilizada principalmente para organizar informações estatísticas sobre empresas, assim

Layout Artigos - AM Contabilidade Online

Como evitar que sua empresa quebre?

A realidade das novas empresas no Brasil não é nada convidativa. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nada menos do que seis em dez novas empresas encerram suas atividades antes mesmo de completar cinco anos

Descubra Tudo Sobre Contabilidade Para Design Grafico Blog - AM Contabilidade Online

Contabilidade para design gráfico: entenda como funciona

Saiba o que é uma contabilidade para design gráfico e por que é necessário contar com ela! Informações importantes que vão ajudar você a saber mais sobre o que é uma contabilidade para design gráfico  Contar com uma contabilidade para

Recomendado só para você
Saiba como contratar o melhor colaborador para a sua empresa.…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top