Meu contador faliu. E agora?

Meu contador faliu, como recuperar meus documentos

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

E certo dia você descobre que o seu contador faliu… E agora; o que fazer?

Certamente é uma situação em que você fica desesperado(a) sem saber o que fazer, onde recorrer, a quem solicitar ajuda…

Essa relação contador e empreendedor é uma das mais antigas e importantes do mundo dos negócios; afinal, é o seu contador que cuida da maior parte das obrigações com o fisco e ajuda a manter a regularidade de sua empresa.

O contador também tende a ser um grande parceiro do empreendedor, mesmo porque diversas vezes ele é o seu profissional de gestão mais próximo.

Porém, se ele abre falência, muda de cidade ou simplesmente não tem herdeiros para deixar sua empresa de contabilidade caso venha a falecer, como fica tudo isso? Onde você pode rever todas suas documentações? Qual é a solução?

Todas essas situações são comuns de acontecer

Você provavelmente deve saber que para trocar de contador é preciso formalizar o cancelamento dos serviços contábeis por meio de carta registrada em correio ou através de e-mail.

Comumente, a contabilidade tem o prazo de 30 dias para organizar toda a documentação contábil, cadastral, pessoal e fiscal de sua empresa para lhe devolver.

Além desses documentos contábeis, é importante você solicitar a este contador, um relatório de toda e qualquer situação corrente de débitos com órgãos:

 

  • Federais.
  • Estaduais.
  • E municipais.

 

Deverá também solicitar eventuais parcelamentos de dívidas que ainda estejam em andamento e devem ser continuados por um novo escritório de contabilidade.

No entanto, a questão é – e quando você descobre que não tem como fazer isso porque o seu contador, faliu, sumiu ou faleceu?

A importância de você conhecer a empresa contábil/o contador

Os documentos da constituição de sua empresa como Contrato Social e/ou registro de firma individual e os Registros de todas as repartições fiscais como, alvará de funcionamento e o CNPJ, devem ser guardados por você.

Depois de efetuados os devidos lançamentos fiscos-contábeis devem ser mantidos guardados também por sua empresa, todos os documentos referentes à atividade.

Estes devem retornar para você logo após a utilização pela contabilidade; por exemplo:

  • Despesas com água, luz e telefone.
  • Notas fiscais de compras.
  • Extratos bancários.
  • Talonários de vendas.
  • Registros de pontos, entre outros.

Então, como o nível de relacionamento entre empreendedor e contador é alto, antes de você escolher um contador ou escritório de contabilidade é essencial que você:

  • Busque informações sobre ele enquanto profissional contábil.
  • Saiba como está aquela contabilidade.
  • E a quais riscos ela esta incorrida e como resolver se futuramente vier a ocorrer uma falência, por exemplo.

Além disso, muitas contabilidades funcionam de modo falho no que tange a não fazerem entrega adequada da sua tributação, não lhe entregar os valore e nem fazem o balanço corretamente.

Sendo assim, quais os pontos importantes que você deve levar em consideração antes de fazer a escolha de uma contabilidade?

  • Uma empresa de contabilidade confiável é aquele que te mostra o seu cadastro e registro; nestes constam dados principais da empresa e situação cadastral.
  • O alvará de localização comprova o registro da empresa junto à prefeitura e consta dados dela bem como autorização do seu funcionamento.
  • O Certificado de Regularidade do CRC comprova que aquele escritório de contabilidade está com a situação cadastral registrada junto ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC) comprovando que seu contador tem a devida autorização para exercer a atividade.
  • Solicitar informações de pessoas que já são clientes daquela contabilidade também é ideal para você avaliar antes de escolher a contabilidade.

Todos esses pontos são fundamentais para você se precaver de futuros problemas como esse – “Meu contador faliu. E agora?”.

Portanto, caso sua contabilidade decretou falência, mudou de região, ou o contador faleceu sem deixar herdeiros responsáveis pelo escritório; você deve buscar auxílio de um contador confiável, que com certeza ele irá contribuir para que você não tenha problemas com sua empresa.

Se aconteceu algo deste tipo com você, entre em contato conosco e descubra como podemos te ajudar.

Um forte abraço.

[button_1 text=”Fale%20comigo%20por%20WhatsApp” text_size=”32″ text_color=”#ffffff” text_font=”Helvetica;default” text_bold=”Y” text_letter_spacing=”0″ subtext_panel=”N” text_shadow_panel=”N” styling_width=”40″ styling_height=”15″ styling_border_color=”#000000″ styling_border_size=”0″ styling_border_radius=”6″ styling_border_opacity=”100″ styling_gradient_start_color=”#53a540″ drop_shadow_panel=”N” inset_shadow_panel=”N” align=”center” href=”https://api.whatsapp.com/send?phone=+5567998482308&text=Ol%C3%A1,%20acabei%20de%20ler%20o%20artigo%20como%20-%20Meu%20Contador%20Faliu,%20e%20agora-%20e%20gostaria%20de%20tirar%20uma%20d%C3%BAvida”/]

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da AM Contabilidade Online.

Muito mais do que apenas o envio de impostos e o cumprimento das obrigações: conosco, além de você encontrar soluções para o seu negócio, também pode contar sempre com nossos especialistas para o que for relacionado à contabilidade enquanto propulsora do crescimento de seu negócio.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post post

Falar com especialista agora!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Posts Relacionados

Descubra Agora Mesmo O Que é E Qual O Cnae Para Design Gráfico Blog (1) - AM Contabilidade Online

O que é o CNAE para design gráfico?

Descubra agora mesmo o que é e qual o CNAE para design gráfico A Nomenclatura Comum da Atividade Economia (CNAE) é um sistema padrão para a classificação das atividades econômicas. É utilizada principalmente para organizar informações estatísticas sobre empresas, assim

Layout Artigos - AM Contabilidade Online

Como evitar que sua empresa quebre?

A realidade das novas empresas no Brasil não é nada convidativa. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nada menos do que seis em dez novas empresas encerram suas atividades antes mesmo de completar cinco anos

Descubra Tudo Sobre Contabilidade Para Design Grafico Blog - AM Contabilidade Online

Contabilidade para design gráfico: entenda como funciona

Saiba o que é uma contabilidade para design gráfico e por que é necessário contar com ela! Informações importantes que vão ajudar você a saber mais sobre o que é uma contabilidade para design gráfico  Contar com uma contabilidade para

Recomendado só para você
Uma das obrigações com alto grau de importância que médicos…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top