Você que é representante, sabe que o impacto dos impostos sobre o seu faturamento pode ser grande, não é mesmo?
E com as mudanças para 2018, é muito importante que você fique de olho nos cálculos para não ter prejuízo com sua representação.
A mais significativa mudança é que o anexo 6, passa a não existir mais, sendo assim, os cálculos devem ser feitos sobre o fator R.
Mas afinal, o que é esse tal de fator R e como calculá-lo?
Acompanhe e aprenda!
O que é o fator R?
De uma maneira bem simples o fator R é quem irá definir em qual anexo você se enquadra na da cobrança dos tributos.
Contudo, a conta realizada para chegar ao valor que irá definir se você se enquadra no anexo III ou V, às vezes pode causar confusão.
Mas não se assuste, o nosso intuito é te ajudar a entender melhor as coisas, veja a fórmula:
R= FS12 ÷ RBT 12R
FS12: estão incluídos os encargos dos 12 meses que antecedem o período de apuração, aqui se encontram valores pagos a título de salários, pró-labores, onde são acrescentados o montante recolhido efetivamente para FGTS E INSS…
RBT 12R: Receita bruta acumulada nos 12 meses anteriores ao período de apuração.
Por exemplo:
R: 930. 730,70 ÷ 3.320.600, 00 = 0,2802 × 100 = 28,02%
A partir daí se chega a um total de 28% para mais ou para menos e é exatamente isso que irá definir a qual anexo sua empresa irá pertencer.
É importante ressaltar que há particularidades para cálculos do fator R mediante o mês de início de atividades e mês subsequente, os quais somente um contador poderá direcionar corretamente e assim calcular, para que de forma equilibrada você atinja o fator R.
Como saber o que é mais vantajoso para a minha empresa?
É muito importante entender que cada caso é único e específico e que de uma maneira superficial ou sem experiência, é muito provável que faça escolhas inadequadas.
Por isso a grande dica é procurar assistência contábil especializada para que juntos, você e nossa empresa, possamos analisar todo o cenário de sua organização e buscarmos assim, a melhor solução adequada para seu empreendimento.
Como a contabilidade pode beneficiar a minha representação?
De acordo com o Sebrae uma empresa sem uma contabilidade fortalecida, terá seu prazo de validade de no máximo 2 anos, ou seja, após isso irá encerrar as suas atividades.
Isso porque, por melhor que seja a sua representação, sua imagem e seu profissionalismo, não há como manter uma empresa saudável se houver um desequilíbrio contábil.
A contabilidade ajudará você a entender o cenário financeiro e administrativo e com isso você poderá:
- Investir.
- Tomar decisões.
- Recuar.
- Programar o crescimento fortalecido.
- Se preparar para impactos financeiros.
Tudo isso, de forma assertiva e segura, conseguindo ter uma visão ampliada de onde está e qual melhor caminho a tomar para que sua empresa atinja todas as suas expectativas.
Por isso, antes de qualquer escolha, faça a mais acertada de todas: ESCOLHA UMA CONTABILIDADE ONLINE HUMANIZADA E ESPECIALIZADA EM REPRESENTAÇÃO, que traga uma ampla experiência para agregar valor aos seus negócios.
[optin_box style=”31″ alignment=”center” action=”http://mkt.amconta.com.br//w/1eae17cHe6BAtwL0QNeb-f940b0″ method=”post” email_field=”easygoi_20″ email_default=”E-mail” email_order=”2″ integration_type=”custom” double_optin=”Y” name_field=”easygoi_19″ name_required=”Y” name_default=”Nome” opm_packages=””][optin_box_hidden][/optin_box_hidden][optin_box_code]
[/optin_box_code][optin_box_field name=”headline”][/optin_box_field][optin_box_field name=”paragraph”]PHA+TG9yZW0gaXBzdW0gZG9sb3Igc2l0IGFtZXQsIGNvbnNlY3RldHVyIGFkaXBpc2NpbmcgZWxpdC4gRG9uZWMgdmVsIG51bmMgbm9uIGxhY3VzIHZlbmVuYXRpcyBjb21tb2RvLjwvcD4K[/optin_box_field][optin_box_field name=”privacy”]Não enviamos spam![/optin_box_field][optin_box_field name=”top_color”]undefined[/optin_box_field][optin_box_button type=”0″ button_below=”Y”]Solicite contato![/optin_box_button] [/optin_box]