Passo a passo para abrir uma clínica odontológica

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O sonho de todo aluno de odontologia, ao sair da faculdade, é montar o seu próprio consultório ou mesmo uma clínica odontológica. Mas para abrir um negócio nesta área precisa muito mais do que um diploma. O empreendedor não cuidará apenas dos dentes de seus clientes, mas, também, da saúde da sua própria empresa.

A AM Contabilidade Online tem várias clínicas odontológicas, de vários pontos do país, como clientes. Por isso, conhece muito bem este segmento e a legislação pertinente. Somos especializados em contabilidade para consultórios e clínicas odontológicas e já ajudamos a montar inúmeros negócios que prosperaram e, hoje, fazem muito sucesso.

Leia este conteúdo até o fim e saiba qual é o passo a passo para abrir uma clínica odontológica. Preparamos este conteúdo para lhe mostrar o caminho das pedras e ajudar na sua decisão de abrir uma clínica odontológica. E se ainda assim você tiver alguma dúvida, não hesite em nos procurar. Teremos todo o prazer em lhe ajudar.

O primeiro passo para montar uma clínica odontológica: o plano de negócios

O dentista sai da faculdade pronto para cuidar dos dentes de seus futuros clientes, mas não para empreender. Essa é uma deficiência de nossas universidades que, em geral, são muito técnicas e pouco se preocupam com a realidade do mercado. Mas qual é o passo a passo para abrir uma clínica odontológica?

Antes de tudo, é preciso montar um plano de negócios. Trata-se de um profundo estudo onde o empreendedor vai planejar todo o seu futuro negócio, pensando em cada detalhe dele. O plano de negócios é como um GPS, que irá guiá-lo até a abertura da empresa.

No plano de negócios, você irá abordar assuntos como a descrição do negócio, estudos sobre a concorrência, os investimentos a serem feitos, quanto precisa faturar para alcançar sua meta, ações de marketing, pensar nos recursos humanos e fazer projeções financeiras, entre outros. Na internet você encontra inúmeros modelos de planos de negócios, todos gratuitos, ok?

A diferença entre um consultório e uma clínica odontológica

Mas qual é a diferença entre um consultório ou uma clínica odontológica? O empreendedor precisa pensar sobre isto porque um e outro fazem toda a diferença!

Um consultório é único, oferece apenas uma posição, ou seja, uma cadeira odontológica. Você até pode dividir os horários com outros dentistas, ganhando um percentual sobre o faturamento deles por ser dono do consultório. Mas um cliente será atendido por vez.

Já uma clínica odontológica oferece mais posições, portanto é capaz de atender a mais de um cliente simultaneamente. Quanto maior o número de cadeiras, maior poderá ser o faturamento. No entanto, maior será o investimento em equipamentos, espaço e recursos humanos, é claro.

Portanto, na hora de investir e materializar o empreendimento, definir o que será montado – se um consultório ou uma clínica odontológica – faz toda a diferença do mundo.

Legalizando a clínica odontológica

Um escritório de contabilidade especializado deve ser contratado para formalizar a sua clínica odontológica. São dois os trabalhos que o contador realizará: a legalização propriamente dita e toda a assessoria necessária para definir uma série de questões legais que uma empresa precisa adotar.

Qual será a natureza jurídica da clínica? Você terá sócios? Qual regime tributário será adotado? Foi feito algum planejamento tributário para indicar qual a melhor opção, para pagamento de menos tributos? E o contrato social, que aponta como a empresa funcionará, quem fará? Os sócios receberão pró-labore? Tudo isto, e muito mais, será definido com o seu contador – daí a necessidade da especialização nesta área.

Um escritório especializado em contabilidade para clínicas odontológicas, como é a AM Contabilidade Online, pode oferecer muito mais porque conhece o negócio e, principalmente, a legislação pertinente. Portanto, a entrega será maior.

É bom lembrar que a contratação de um contador ou uma assessoria contábil é obrigatória por lei para todas as empresas, não importa o tamanho ou ramo (a exceção das microempresas individuais – MEIs). E vale deixar claro que a contratação de um escritório especializado não é mais cara – esta é uma opção que você tem! E vai escolher o melhor para o seu negócio, certo?

Qual nome utilizar para sua clínica odontológica?

Este é um ponto importante, que muitas vezes não tem a atenção devida. Um bom nome comunica muita coisa e, assim, atrai mais clientes, não tenha dúvida disso. É claro que um paciente não deixará de ir a uma clínica por conta do nome, mas um bom nome gera empatia e ganha pontos. O nome disso é marketing!

Qual nome escolher, então, para a sua clínica odontológica? A escolha é sua, mas seria bom utilizar palavras-chave que denotam conceitos como bem bem-estar, estética e saúde, escolher um nome que faça sentido e seja fácil de se pronunciar e que crie empatia no cliente. Você poderá, inclusive, registrar sua marca, se assim desejar (por que nome empresarial é uma coisa, marca é outra).

Especialidades que oferece uma clínica odontológica

De acordo com o  Conselho Federal de Odontologia, são 22 especialidades de tratamento reconhecidas:

  • Acupuntura;
  • Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais;
  • Dentística;
  • Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial;
  • Endodontia;
  • Estomatologia;
  • Homeopatia;
  • Implantodontia;
  • Odontogeriatria;
  • Odontologia do Esporte;
  • Odontologia do Trabalho;
  • Odontologia Legal;
  • Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais;
  • Odontopediatria;

֩• Ortodontia;

  • Ortopedia Funcional dos Maxilares;
  • Patologia Oral e Maxilofacial;
  • Periodontia;
  • Prótese Bucomaxilofacial;
  • Prótese Dentária;
  • Radiologia Odontológica ; e
  • Imaginologia e Saúde Coletiva.

É muito importante pontuar que uma clínica odontológica deva estar pronta para atender a diversas especialidades, e isso significa mais clientes, portanto, mais faturamento. Afinal, trata-se de uma clínica, não um consultório, não é verdade?

A localização da sua clínica odontológica

A localização da clínica odontológica é um ponto fundamental também. Claro que há restrições por conta do quanto você poderá investir nisso, mas alguns pontos precisam ser atendidos na sua escolha:

  • O local precisa ser servido das mais diversas opções de transporte público, afinal uma clínica bem localizada tende a atrair mais clientes.
  • O local deve oferecer opções de estacionamento para os clientes que se locomovem de carro próprio.
  • Um local seguro faz toda a diferença, principalmente se o atendimento também acontecer no período noturno (clínicas 24 horas faturam muito mais).
  • O centro da cidade sempre foi um local muito procurado pelo pessoal da saúde. Mas a atual tendência para clínicas odontológicas é o uso de shopping centers.

Equipamentos necessários

Você precisará comprar, entre outros equipamentos:

  • Cadeira de dentista;
  • Motor elétrico e micromotor;
  • Aparelho intraoral e extraoral;
  • Equipamento de sucção;
  • Instrumento para profilaxia;
  • Fotopolimerizador;
  • Negatoscópio;
  • Bomba a vácuo;
  • Seladora;
  • Raio-X; e
  • Autoclave.

Dicas para abrir uma clínica odontológica de sucesso

  • Softwares especializados ajudam muito na gestão do negócio. Não abra mão deles.
  • É fundamental investir na relação com o cliente. Faça o pós-venda, comunique-se com seus clientes, lembre-os da importância de visitar o dentista de seis em seis meses.
  • Faça parceria com outros dentistas, clínicas e serviços, como raio-x dentário. Todos ganham com estas indicações.
  • Estude a adesão a planos de saúde odontológicos. É verdade que eles pagam muito mal, mas indicam muitos clientes, não deixam sua clínica ociosa e geram muitos clientes particulares (para serviços não cobertos).
  • Alguns estudos garantem que uma clínica odontológica leva de três a cinco anos para formar uma boa clientela. Tenha paciência, portanto. Enquanto forma sua própria clientela, você pode prestar serviços pessoalmente para outras clínicas. Muitos dentistas fazem isto.

Mas, afinal, quanto custa abrir uma clínica odontológica?

Esta é uma pergunta muito difícil de responder com precisão, afinal as variáveis são enormes. Depende do local e de quantas posições a clínica oferecerá, certo?

Segundo o Sebrae, em dezembro de 2021 era necessário dispor de algo em torno de R$ 75 mil para abrir um consultório odontológico. É uma boa referência para imaginar quanto sua clínica precisaria de investimento, não?

O papel da contabilidade e o apoio da AM Contabilidade Online

A contabilidade atual é focada na gestão e no resultado. É por meio de uma contabilidade analítica que as empresas podem tomar decisões gerenciais mais assertivas, buscando o lucro. Isso não é diferente para uma clínica odontológica.

A AM Contabilidade Online é especialista neste segmento. Atendemos a inúmeras clínicas de todo o país, por meio de uma plataforma digital própria, que oferece segurança, comodidade, rapidez, conforto e redução de custos. O atendimento, no entanto, é humanizado, focado, proativo e individualizado – por isso, somos referência no mercado.

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