Ícone do site AM Contabilidade

Passo a passo para abrir uma clínica odontológica

Layout Artigos Am Contabilidade Online - AM Contabilidade

O sonho de todo aluno de odontologia, ao sair da faculdade, é montar o seu próprio consultório ou mesmo uma clínica odontológica. Mas para abrir um negócio nesta área precisa muito mais do que um diploma. O empreendedor não cuidará apenas dos dentes de seus clientes, mas, também, da saúde da sua própria empresa.

A AM Contabilidade Online tem várias clínicas odontológicas, de vários pontos do país, como clientes. Por isso, conhece muito bem este segmento e a legislação pertinente. Somos especializados em contabilidade para consultórios e clínicas odontológicas e já ajudamos a montar inúmeros negócios que prosperaram e, hoje, fazem muito sucesso.

Leia este conteúdo até o fim e saiba qual é o passo a passo para abrir uma clínica odontológica. Preparamos este conteúdo para lhe mostrar o caminho das pedras e ajudar na sua decisão de abrir uma clínica odontológica. E se ainda assim você tiver alguma dúvida, não hesite em nos procurar. Teremos todo o prazer em lhe ajudar.

O primeiro passo para montar uma clínica odontológica: o plano de negócios

O dentista sai da faculdade pronto para cuidar dos dentes de seus futuros clientes, mas não para empreender. Essa é uma deficiência de nossas universidades que, em geral, são muito técnicas e pouco se preocupam com a realidade do mercado. Mas qual é o passo a passo para abrir uma clínica odontológica?

Antes de tudo, é preciso montar um plano de negócios. Trata-se de um profundo estudo onde o empreendedor vai planejar todo o seu futuro negócio, pensando em cada detalhe dele. O plano de negócios é como um GPS, que irá guiá-lo até a abertura da empresa.

No plano de negócios, você irá abordar assuntos como a descrição do negócio, estudos sobre a concorrência, os investimentos a serem feitos, quanto precisa faturar para alcançar sua meta, ações de marketing, pensar nos recursos humanos e fazer projeções financeiras, entre outros. Na internet você encontra inúmeros modelos de planos de negócios, todos gratuitos, ok?

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A AM Contabilidade pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

A diferença entre um consultório e uma clínica odontológica

Mas qual é a diferença entre um consultório ou uma clínica odontológica? O empreendedor precisa pensar sobre isto porque um e outro fazem toda a diferença!

Um consultório é único, oferece apenas uma posição, ou seja, uma cadeira odontológica. Você até pode dividir os horários com outros dentistas, ganhando um percentual sobre o faturamento deles por ser dono do consultório. Mas um cliente será atendido por vez.

Já uma clínica odontológica oferece mais posições, portanto é capaz de atender a mais de um cliente simultaneamente. Quanto maior o número de cadeiras, maior poderá ser o faturamento. No entanto, maior será o investimento em equipamentos, espaço e recursos humanos, é claro.

Portanto, na hora de investir e materializar o empreendimento, definir o que será montado – se um consultório ou uma clínica odontológica – faz toda a diferença do mundo.

Legalizando a clínica odontológica

Um escritório de contabilidade especializado deve ser contratado para formalizar a sua clínica odontológica. São dois os trabalhos que o contador realizará: a legalização propriamente dita e toda a assessoria necessária para definir uma série de questões legais que uma empresa precisa adotar.

Qual será a natureza jurídica da clínica? Você terá sócios? Qual regime tributário será adotado? Foi feito algum planejamento tributário para indicar qual a melhor opção, para pagamento de menos tributos? E o contrato social, que aponta como a empresa funcionará, quem fará? Os sócios receberão pró-labore? Tudo isto, e muito mais, será definido com o seu contador – daí a necessidade da especialização nesta área.

Um escritório especializado em contabilidade para clínicas odontológicas, como é a AM Contabilidade Online, pode oferecer muito mais porque conhece o negócio e, principalmente, a legislação pertinente. Portanto, a entrega será maior.

É bom lembrar que a contratação de um contador ou uma assessoria contábil é obrigatória por lei para todas as empresas, não importa o tamanho ou ramo (a exceção das microempresas individuais – MEIs). E vale deixar claro que a contratação de um escritório especializado não é mais cara – esta é uma opção que você tem! E vai escolher o melhor para o seu negócio, certo?

Qual nome utilizar para sua clínica odontológica?

Este é um ponto importante, que muitas vezes não tem a atenção devida. Um bom nome comunica muita coisa e, assim, atrai mais clientes, não tenha dúvida disso. É claro que um paciente não deixará de ir a uma clínica por conta do nome, mas um bom nome gera empatia e ganha pontos. O nome disso é marketing!

Qual nome escolher, então, para a sua clínica odontológica? A escolha é sua, mas seria bom utilizar palavras-chave que denotam conceitos como bem bem-estar, estética e saúde, escolher um nome que faça sentido e seja fácil de se pronunciar e que crie empatia no cliente. Você poderá, inclusive, registrar sua marca, se assim desejar (por que nome empresarial é uma coisa, marca é outra).

Especialidades que oferece uma clínica odontológica

De acordo com o  Conselho Federal de Odontologia, são 22 especialidades de tratamento reconhecidas:

֩• Ortodontia;

É muito importante pontuar que uma clínica odontológica deva estar pronta para atender a diversas especialidades, e isso significa mais clientes, portanto, mais faturamento. Afinal, trata-se de uma clínica, não um consultório, não é verdade?

A localização da sua clínica odontológica

A localização da clínica odontológica é um ponto fundamental também. Claro que há restrições por conta do quanto você poderá investir nisso, mas alguns pontos precisam ser atendidos na sua escolha:

Equipamentos necessários

Você precisará comprar, entre outros equipamentos:

Dicas para abrir uma clínica odontológica de sucesso

Mas, afinal, quanto custa abrir uma clínica odontológica?

Esta é uma pergunta muito difícil de responder com precisão, afinal as variáveis são enormes. Depende do local e de quantas posições a clínica oferecerá, certo?

Segundo o Sebrae, em dezembro de 2021 era necessário dispor de algo em torno de R$ 75 mil para abrir um consultório odontológico. É uma boa referência para imaginar quanto sua clínica precisaria de investimento, não?

O papel da contabilidade e o apoio da AM Contabilidade Online

A contabilidade atual é focada na gestão e no resultado. É por meio de uma contabilidade analítica que as empresas podem tomar decisões gerenciais mais assertivas, buscando o lucro. Isso não é diferente para uma clínica odontológica.

A AM Contabilidade Online é especialista neste segmento. Atendemos a inúmeras clínicas de todo o país, por meio de uma plataforma digital própria, que oferece segurança, comodidade, rapidez, conforto e redução de custos. O atendimento, no entanto, é humanizado, focado, proativo e individualizado – por isso, somos referência no mercado.

Clique aqui, agora, e agende um bate-papo com um de nossos especialistas em contabilidade para clínicas odontológicas. Saiba o que podemos fazer pelo seu negócio (e é muito, viu?)!

Classifique nosso post
Sair da versão mobile