Qual a melhor jornada de trabalho para aplicar na sua franquia?

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Você tem ou já atua no ramo de franquias? Bom, nós da AM Contabilidade Online, somos especialistas em contabilidade para franquias e hoje falaremos sobre a jornada de trabalho dos colaboradores.

Vamos lá?

Vamos entender as questões de atuação perante as novas normas da CLT.

Com a nova reforma trabalhista, não foram somente as empresas tradicionais quem se beneficiaram, já que as franquias também podem fazer uso das novas leis praticadas!

Sendo assim, a modernização dessas novas regras, trouxe a possibilidade de uma menor oneração na contratação de mão de obra, em formato intermitente.

Alguns dos benefícios se associa a:

  • Flexibilidade na contratação.
  • Alteração na tributação trabalhista.
  • Facilidade no relacionamento entre franqueador e franqueado.

A franchising tem se favorecido grandemente com isso, visto que a nova reforma permite melhores acordos que podem ser feitos quanto à jornada de trabalho para os funcionários.

Isso significa dizer que podem ser feitos acordo adaptáveis, com uma jornada diferente, documentando da forma correta para estar segura e benéfica para ambas as partes. 

Isso deve ser visto com o contador especializado em franquias, já que ele ou uma equipe contábil do setor, poderão direcionar bem os acordos feitos entre franqueado e seu colaborador.

O que mudou antes e depois da nova reforma trabalhista?

Fique ciente que antes da reforma trabalhista, existia o entendimento de que havia uma responsabilidade subsidiária entre os débitos trabalhistas, devido os contratos de trabalhos firmados.

Hoje, com todas as alterações, a responsabilidade é partilhada, ou seja, a nova legislação impacta no setor das franquias, visto a opção de contratação personalizada, quando de acordo com as necessidades da franquia e dos horários de funcionamento da mesma, é possível negociar e chegar a um acordo em comum.

Os benefícios do trabalho intermitente para as franquias!

A modalidade do trabalho intermitente permite que o franqueado tenha maior poder de escolha e de interação com diferentes perfis de colaborador, até como uma maneira de saber qual se destaca mais, por inúmeras habilidades e competências.

Nesse formato, o empregador vai poder contratar os funcionários de acordo com horas, dias, meses ou de acordo com uma jornada de trabalho mais flexível e conveniente as estratégias e demandas do negócio.

Esses são pontos positivos, pois em período de grande demanda, como férias de julho, alta temporada turística ou final de ano, a demanda de atendimento cresce e naturalmente, mais pessoal precisa ser selecionado para operar dentro da franquia.

Assim, a franquia poderá contratar o funcionário sempre que precisar e a qualquer momento, sem que para isso seja penalizado.

Jornada de trabalho 12×36 ou parcial para minha franquia?

A reforma trabalhista aprovada desde 2017, na Lei 13.647 permitiu duas possibilidades. Sendo elas: uma jornada mais flexível (trabalho intermitente) ou jornada integral.

Como empreendedor, analise ambas.

Na jornada parcial, há a admissão de duas formas de contratação, sendo elas:

  • Duração sem exceder 30 horas semanais, sem possibilidade de horas suplementares.
  • Ou, duração não pode exceder 26 horas semanais, com a possibilidade de ser acrescido até 6 horas extras na semana. Podendo ou não serem compensadas na semana seguinte.

Neste tipo de regime. Há o direito a converter 1/3 do período de férias como abono pecuniário.

Na jornada de trabalho 12×36, a lei permite 12 horas de trabalhos consecutivas, para haver 36 horas de descanso (ininterrupto). Mediante acordo entre a empresa e o empregado.

Jornada de 8 horas diárias

Nesse caso, a jornada não pode ultrapassar 44 horas semanais ou 220 no mês. Podendo ser da seguinte forma: 8 horas de segunda à sexta e 4 horas aos sábados.

Jornada compensação

Nesse tipo de jornada, é possível que o colaborador trabalhe somente de segunda a sexta, se isentando do sábado. Então as horas devem ser contadas assim: 8 horas e 48 minutos durante os dias úteis. Mas para que esse tipo de jornada não se configure em extra, o acordo deve estar muito bem firmado. Podendo haver no máximo 2 horas extras por dia.

Jornada intermitente

Nesse caso, não há continuidade do trabalho. O trabalhador pode ser contratado por período específico ou apenas uma única vez. Havendo limites máximos de 44 horas semanais ou 220 no mês.

O pagamento aqui será feito por horas ou dias trabalhados. Sendo instituído um valor mínimo por hora de R$ 4,26.  

Sendo assim, é sempre bom poder deixar tudo “amarrado direitinho” para evitar problemas trabalhistas, não é mesmo?

Portanto, conte conosco para deixar o contrato de trabalho dentro dos conformes legais e das necessidades da sua franquia!

 

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da AM Contabilidade Online.

Muito mais do que apenas o envio de impostos e o cumprimento das obrigações: conosco, além de você encontrar soluções para o seu negócio, também pode contar sempre com nossos especialistas para o que for relacionado à contabilidade enquanto propulsora do crescimento de seu negócio.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post post

Falar com especialista agora!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Posts Relacionados

Descubra Agora Mesmo O Que é E Qual O Cnae Para Design Gráfico Blog (1) - AM Contabilidade Online

O que é o CNAE para design gráfico?

Descubra agora mesmo o que é e qual o CNAE para design gráfico A Nomenclatura Comum da Atividade Economia (CNAE) é um sistema padrão para a classificação das atividades econômicas. É utilizada principalmente para organizar informações estatísticas sobre empresas, assim

Layout Artigos - AM Contabilidade Online

Como evitar que sua empresa quebre?

A realidade das novas empresas no Brasil não é nada convidativa. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nada menos do que seis em dez novas empresas encerram suas atividades antes mesmo de completar cinco anos

Descubra Tudo Sobre Contabilidade Para Design Grafico Blog - AM Contabilidade Online

Contabilidade para design gráfico: entenda como funciona

Saiba o que é uma contabilidade para design gráfico e por que é necessário contar com ela! Informações importantes que vão ajudar você a saber mais sobre o que é uma contabilidade para design gráfico  Contar com uma contabilidade para

Recomendado só para você
Olá, tudo bem? Nós somos a AM Contabilidade Online –…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top