Você sabe como administrar uma pequena empresa?

Screenshot 172 - AM Contabilidade Online

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Quem tem o empreendedorismo na veia sonha em abrir o seu próprio negócio. Isso significa a possibilidade de prosperar mais, de fazer o que se gosta e de não mais precisar prestar contas para um chefe ou para o patrão. Empreender, no entanto, é matar um leão por dia, e o empresário precisa se dedicar a toda a operação, o que não é nada fácil. Mas será que você sabe como administrar uma pequena empresa?

A administração é, sem dúvidas, uma das bases do sucesso de uma empresa. Ainda mais atualmente, quando a produtividade tem tudo a ver e é fundamental para os bons resultados. Foi-se o tempo que as margens altas garantiam um bom lucro, portanto administrar muito bem nunca foi tão necessário e urgente.

Neste conteúdo, a AM Contabilidade Online pergunta: você sabe como administrar uma pequena empresa? Leia este artigo até o final e descubra a resposta!

O que é administrar uma empresa?

Essa pergunta parece ter uma resposta óbvia, mas muitos empreendedores iniciam o seu negócio sem a menor noção do que é administrar uma empresa. Só com o tempo percebem que é um trabalho extremamente detalhista, amplo, profundo e que vai muito além do controle do fluxo de caixa e do estoque.

A lista de tarefas é enorme, e cada empresa tem uma realidade própria. Mas a administração cuida de tudo que diz respeito ao negócio, até mesmo o cafezinho com pão que é servido de tarde para os colaboradores. Alguém precisa comprar o pó de café e o pão, e é preciso ter dinheiro em caixa para isso, certo?

Pode parecer um exemplo bobo, mas a administração de uma pequena empresa é a soma de todas as tarefas necessárias para ela abrir suas portas dia a dia. É uma máquina, e seu funcionamento precisa ser completo. Um parafuso fora do lugar pode comprometer o seu funcionamento, certo? Administrar uma pequena empresa é assim também.

Todo empreendedor é um administrador?

Pois é, nós adoraríamos responder que sim; mais do que isso, que é um bom administrador. Mas a realidade é bem diferente. O fato da pessoa ter veia empreendedora não significa que saberá administrar o seu negócio. Muito menos que o fará com qualidade.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, seis em dez empresas fecham as portas antes de completarem quatro anos de atividades, e a má administração, entre outros motivos, explica muito bem essa estatística. Nem todo empreendedor é um administrador nato, mas quase sempre é obrigado a sê-lo. Portanto, precisa se dedicar e estudar, além de entender que ele não é onipotente nem onipresente, e vai precisar de ajuda sempre.

Nem todo empreendedor é um administrador, mas sempre terá que colocar a mão na massa e ainda que contrate alguém para a função terá que liderar e cobrar resultados, indicando direção, objetivos, metas e processos. Empreender também é administrar.

As 6 principais características de um bom administrador de empresas

  • Disciplina;
  • Organização;
  • Espírito de liderança;
  • Boa comunicação;
  • Flexibilidade;
  • Senso de urgência.

Os 5 passos de como fazer uma boa administração?

A gente sabe que o dono de uma pequena empresa acaba se envolvendo com toda a operação. Ele compra, vende, produz, atende cliente, discute o plano de marketing, negocia com o fornecedor e muito mais. Mas é preciso ter cuidado para não perder o foco. Saiba, agora, os 5 passos essenciais da boa administração.

  1. Planejamento Estratégico

Não existe sucesso sem planejamento, independente do tamanho da empresa e do segmento de atuação. Administrar não precisa ser apenas a resolução de problemas, um atrás do outro. Se você se planejar, terá uma administração muito mais tranquila e sem sustos.

  1. Sistema de gestão

A gestão é o coração da administração, e contar com a tecnologia é fundamental. Um sistema de gestão vai facilitar e organizar o seu trabalho. Há, no mercado, inúmeras opções, para todo tipo de empresa e todos os bolsos também. Procure algo que caiba no seu negócio.

  1. Comunicação

Você está administrando uma empresa, não as suas finanças pessoais. Portanto, precisa do envolvimento de sua equipe, e para isso uma comunicação fluida, direta e objetiva é fundamental. Comunique-se!

  1. Métricas e desempenho

As métricas são fundamentais para medir os resultados de tudo o que você está produzindo. E isso não deve ser feito apenas para as vendas, ok? É muito importante medir o desempenho para identificar onde é possível melhorar.

  1. De olho nas finanças

Uma gestão financeira detalhada, competente e profissional é fundamental para uma boa administração. Neste quesito, o seu contador será fundamental, pois ele não só pode como deve lhe ajudar. Converse com ele, e promova um controle financeiro rigoroso e sistemático.

8 dicas essenciais para você administrar bem sua pequena empresa

  • Você conseguirá administrar muito melhor sua empresa se conhecer profundamente o seu negócio. Estude e se informe sempre.
  • Os colaboradores da empresa forma um time. Estimule isso. A empresa sai fortalecida, e a administração também.
  • É preciso delegar tarefas, mas não deixe de se informar sobre o andamento do trabalho delegado.
  • Saiba gerenciar o seu tempo. Estabeleça prioridades e gaste mais tempo com o que é, de fato, importante.
  • Cortar custos é preciso, e sempre. Mas é preciso fazer isso com inteligência, sem afetar a qualidade.
  • Tenha com seus fornecedores uma relação de parceria. Isso faz toda a diferença.
  • Já foi o tempo que uma margem de lucro alta garantia os resultados das empresas. Hoje, o mercado cada vez mais competitivo e desafiante não permite margens altas, e ganha a empresa que consegue ser produtiva. É preciso saber fazer mais e melhor em menos tempo. A administração precisa perseguir a produtividade sempre!
  • A tecnologia é fundamental para uma boa administração, porque automatiza processos, elimina o erro e o retrabalho e traz produtividade. Engana-se quem acredita que a tecnologia só está disponível para quem tem muito dinheiro para investir. Há inúmeros aplicativos gratuitos, e o WhatsApp é um excelente exemplo de ferramenta que ajuda na administração de uma pequena empresa e que não custa um centavo sequer.

A AM Contabilidade Online pode te ajudar a administrar sua pequena empresa

Administrar bem uma empresa é fundamental para o sucesso do negócio, e isso significa que você precisa estar muito bem preparado para tomar decisões gerenciais mais assertivas. A AM Contabilidade Online trabalha com uma contabilidade voltada para a gestão, para o resultado, proativa e focada. Utilizamos os números para oferecer ao empreendedor a noção exata de como a empresa está, e isso facilita muito na gestão da empresa.

Adotamos um modelo de prestação de serviços online, por meio de uma plataforma digital própria, o que traz senso de urgência, comodidade, segurança e economia. Mas não abrimos mão de um atendimento humanizado, individualizado e comprometido. Por isso, somos referência de mercado!

Falar Com O Whatsapp - AM Contabilidade Online

A verdade é que não adianta ter um produto ou um serviço de excelente qualidade, um atendimento diferenciado, mas uma administração caótica. A administração é a base do sucesso, e estamos prontos para lhe apoiar e ajudar a administrar sua pequena empresa. Clique aqui e fale com um de nossos especialistas. Queremos saber sobre seus projetos, necessidades, dores e sonhos e ajudá-lo a alcançar todos os seus objetivos.

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da AM Contabilidade Online.

Muito mais do que apenas o envio de impostos e o cumprimento das obrigações: conosco, além de você encontrar soluções para o seu negócio, também pode contar sempre com nossos especialistas para o que for relacionado à contabilidade enquanto propulsora do crescimento de seu negócio.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Falar com especialista agora!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Posts Relacionados

Screenshot 196 - AM Contabilidade Online

Vale a pena pedir um empréstimo para abrir uma empresa?

Você tem uma excelente ideia para empreender ou identificou uma oportunidade de negócio imperdível. Também tem coragem de se aventurar no mundo dos negócios, porque tem sangue de empreendedor correndo em suas veias. Tudo ok, mas e o capital para

Screenshot 187 - AM Contabilidade Online

Como abrir uma empresa em São Paulo?

Se você pensa em empreender na maior cidade da América Latina, precisará saber como abrir uma empresa em São Paulo. É a cidade mais populosa de todo o hemisfério sul, um gigante da economia e das finanças do Brasil e

Recomendado só para você
Campo Grande é uma das cidades mais fáceis e baratas…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top