3 dicas de como reduzir a carga tributária da sua clínica médica

Clinicas E Medicos Reduza Ja Sua Carga Tributaria E Burocracia Blog - AM Contabilidade Online

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Reduza a carga tributária da sua clínica médica com dicas simples

Pague menos impostos em sua clínica médica com as dicas que preparamos para você reduzir a carga tributária de forma legal

Os valores pagos em tributos pelos empresários brasileiros representam um elevado custo para o caixa das empresas, devido à elevada carga tributária.

Esses custos se tornam ainda maiores quando não se compreende a legislação tributária, implicando o pagamento duplicado de tributos ou o pagamento de valores mais altos que o necessário. 

Mas isso não é culpa sua, afinal a tributação brasileira é bastante complexa e não é um assunto que costuma ser ensinado com detalhes nas escolas, muito menos nos cursos de graduação da área da saúde.

Sendo assim, se você é um profissional da saúde e está cansado de pagar valores exorbitantes em tributos, este artigo foi feito para você.

Isso porque, nós, da AM Contabilidade, trouxemos um guia completo com tudo aquilo de que você precisa saber para reduzir a carga tributária e as burocracias da sua clínica médica.

Acompanhe!

O que é a carga tributária?

Segundo a Receita Federal, podemos entender a carga tributária como a relação entre a soma da arrecadação federal, estadual e municipal dos tributos e o Produto Interno Bruto (PIB).

Essa arrecadação é realizada de pessoas físicas e pessoas jurídicas residentes no Brasil, causando um grande impacto no caixa das empresas, influenciando o valor dos tributos recolhidos.

Quer entender um pouco sobre esse impacto? Some todos os tributos pagos por sua clínica em um determinado período e divida esse resultado pelo total de receitas que a clínica obteve nesse mesmo período. 

Assim, você entenderá um pouco mais sobre o impacto que a elevada carga tributária exerce sobre as finanças da sua clínica. 

No entanto, você pode reduzir esses impactos causados pelo pagamento de tributos, com práticas legais. É o que falaremos nos próximos tópicos, mas, antes, é importante que você entenda o conceito de tributo.

Afinal, o que são tributos?

O primeiro passo para reduzir a carga tributária da sua clínica médica é entender o conceito de tributo. Dessa forma, podemos definir tributos como valores cobrados pelas esferas federal, estadual e municipal que devem ser recolhidos obrigatoriamente pelos contribuintes e pagos em dinheiro, podendo ser impostos, taxas e contribuições.

Tratando-se de clínicas médicas, os principais tributos cobrados são: 

  • IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica) ;
  • CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido);
  • PIS (Programa de Integração Social);
  • COFINS (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social); 
  • ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza).

Agora que você já sabe o que é a carga tributária e os tributos, é hora de entender como reduzir a carga tributária da sua clínica médica. Confira!

Veja também:

Como reduzir a carga tributária da sua clínica médica?

Pagar menos impostos é o sonho de muitos empresários, independente do ramo de atuação. E isso não é diferente em sua clínica médica, não é mesmo?

Dessa maneira, alguns contribuintes acabam indo pelo caminho que acreditam ser mais fácil para reduzir a carga tributária, a sonegação fiscal.

O ato de sonegar consiste em omitir ou declarar de forma incorreta informações obrigatórias sobre os rendimentos da empresa para reduzir os valores pagos em tributos. Contudo, essa prática é considerada crime e pode levar ao pagamento de multas, que podem chegar a valores altíssimos, além da pena de 6 meses a 2 anos de detenção.

Em contrapartida, temos algumas práticas simples, efetivas e legais as quais você pode adotar em sua clínica médica, vejamos as principais delas a seguir:

1. Escolha o enquadramento tributário correto

Os tributos são recolhidos e calculados de acordo com o regime tributário adotado. Dessa forma, enquadrar a sua clínica no regime correto é a melhor maneira de reduzir a carga tributária da sua clínica.

Os principais regimes tributários que a sua clínica pode adotar são: 

  • Simples Nacional:
  • Lucro Presumido
  • Lucro Real. 

Cada um deles possui suas regras para enquadramento, suas vantagens e desvantagens. Desse modo, a fim de realizar a escolha mais vantajosa para a sua empresa, deve ser realizado um estudo detalhado sobre a situação contábil e fiscal da sua clínica, assim como analisar cada um dos regimes separadamente, ou seja, é necessário que seja realizado um planejamento tributário

2. Tenha uma planejamento tributário efetivo

O planejamento tributário é a forma legal de reduzir a carga tributária. Como já foi explicado anteriormente, ele consiste em um estudo técnico das áreas contábil e fiscal da organização com o objetivo de que:

  • Seja escolhido o regime tributário mais vantajoso e adequado a sua realidade;
  • Ocorra a redução da carga tributária e das burocracias;
  • Haja uma maior organização das obrigações tributárias, evitando inadimplências e multas;
  • A sua clínica tenha uma gestão tributária transparente, efetiva e econômica;
  • Ocorra a redução de erros no pagamento de tributos etc.

Isso significa que o planejamento tributário é uma ferramenta imprescindível para a gestão da sua clínica médica.

Para saber mais sobre ele, você pode acessar o artigo que preparamos para você sobre o assunto: 

3. Conte com o suporte da AM Contabilidade

O planejamento tributário demanda conhecimento e domínio da legislação tributária e, por isso, deve ser realizado por especialistas no assunto e no seu setor de atuação.

Isso porque a área da saúde possui suas particularidades e situações em que pode haver a redução de alíquotas no cálculo de determinados tributos, como o IRPJ e a CSLL, reduzindo ainda mais a carga tributária da sua clínica médica.

Logo, contar com uma contabilidade especializada no seu setor de atuação também é uma prática efetiva para redução da carga tributária. 

Por isso, conheça um pouco mais sobre a AM Contabilidade, o suporte de que a sua clínica médica precisa para manter uma gestão efetiva, econômica, legal e lucrativa.

Precisa reduzir a carga tributária da sua clínica? Nós, da AM Contabilidade, podemos ajudar!

Nós, da AM Contabilidade, somos especializados em médicos e clínicas médicas. Dessa forma, temos o conhecimento, a técnica, a tecnologia e o comprometimento necessários para que a sua clínica médica cresça de forma saudável, econômica e lucrativa.

Além disso, dispomos de um atendimento humanizado; nossos especialistas estarão à sua disposição, tirando suas dúvidas e prestando todo o suporte de que você e a sua clínica precisam.

Diante disso, envie uma mensagem para falar com os nossos especialistas, tirar suas dúvidas e conhecer de perto os benefícios de contar com os nossos serviços. 

CLIQUE AQUI PARA FALAR COM OS NOSSOS ESPECIALISTAS E REDUZIR A SUA CARGA TRIBUTÁRIA!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da AM Contabilidade Online.

Muito mais do que apenas o envio de impostos e o cumprimento das obrigações: conosco, além de você encontrar soluções para o seu negócio, também pode contar sempre com nossos especialistas para o que for relacionado à contabilidade enquanto propulsora do crescimento de seu negócio.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

5/5 - (1 vote)
Summary
3 dicas de como reduzir a carga tributária da sua clínica médica
Article Name
3 dicas de como reduzir a carga tributária da sua clínica médica
Description
Reduza a carga tributária da sua clínica médica com dicas simples. Leia o nosso artigo e confira mais informações.
Author
Publisher Name
AM Contabilidade
Publisher Logo

Falar com especialista agora!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Posts Relacionados

Descubra Agora Mesmo O Que é E Qual O Cnae Para Design Gráfico Blog (1) - AM Contabilidade Online

O que é o CNAE para design gráfico?

Descubra agora mesmo o que é e qual o CNAE para design gráfico A Nomenclatura Comum da Atividade Economia (CNAE) é um sistema padrão para a classificação das atividades econômicas. É utilizada principalmente para organizar informações estatísticas sobre empresas, assim

Layout Artigos - AM Contabilidade Online

Como evitar que sua empresa quebre?

A realidade das novas empresas no Brasil não é nada convidativa. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nada menos do que seis em dez novas empresas encerram suas atividades antes mesmo de completar cinco anos

Descubra Tudo Sobre Contabilidade Para Design Grafico Blog - AM Contabilidade Online

Contabilidade para design gráfico: entenda como funciona

Saiba o que é uma contabilidade para design gráfico e por que é necessário contar com ela! Informações importantes que vão ajudar você a saber mais sobre o que é uma contabilidade para design gráfico  Contar com uma contabilidade para

Recomendado só para você
Embora haja na profissão um extenso campo de trabalho, muitos…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top