O sonho de qualquer empreendedor é abrir e transformar a sua empresa em um negócio sólido, rentável, robusto e que não se abala até mesmo em tempos de crise. É claro que a vida é feita de altos e baixos, e o mercado é assim também, mas quem não sonha com um negócio seguro e sustentável?
As crises acontecem, é parte inerente da vida, e não nos resta outra saída senão aprender muito com elas. A gente sabe muito bem que no Brasil o empreendedor precisa matar um leão por dia para seguir adiante, e por isso é preciso ser, acima de tudo, resiliente e otimista. Não é fácil enfrentar uma crise, mas quando passamos por ela saímos muito mais fortes e preparados, essa que é a verdade.
Claro que uma crise afeta todo mundo, mas será que afeta igualmente? Há setores que continuam gerando bons resultados, mesmo diante de uma crise. E é justamente sobre eles que vamos falar hoje. A AM Contabilidade Online apresenta, agora, as 5 atividades em alta, mesmo em tempos de crise. Com certeza, temos muito a aprender com elas também.
Quais são as profissões que estão em alta?
Muitos empreendedores abrem um novo negócio por conta de uma boa oportunidade que aparece. Mas há, também, aqueles que abrem uma empresa em sua própria área de atuação, como um jornalista que inaugura uma agência de comunicação ou um chef que lança um novo restaurante.
Portanto, é sempre bom saber quais são as profissões que estão em alta. De acordo com especialistas em Recursos Humanos, as dez profissões que estão em alta, mesmo diante da crise, são:
- Saúde (médicos, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos e enfermagem);
- Planejamento e gestão financeira (economistas e contadores);
- Administradores;
- Marketing (ênfase em marketing digital);
- Área de compras (gestão comercial, comércio exterior e relações internacionais);
- Recursos humanos (psicólogos, administradores, assistentes sociais e gestores de RH);
- Tecnologia da Informação (engenheiros, especialistas em redes, analistas de sistemas);
- Biotecnologia (engenheiros, biólogos e químicos);
- Área de logística (engenheiros em geral);
- Área do Agronegócio (agrônomos e engenheiros).
O MEI e a crise
O Brasil já contabiliza mais de 11,3 milhões de microempreendedores individuais (MEIs). São empreendedores dos mais variados segmentos, que saíram da informalidade e apostaram na legalização para crescer. Também é um contingente grande de pessoas que perdeu o trabalho, buscando alternativas para sobreviver e sustentar a família.
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Mas essa alternativa muitas vezes se transforma em um negócio de sucesso! Um MEI tem limitações, como um faturamento anual de no máximo R$ 81 mil e a possibilidade de contatar apenas um funcionário, com pagamento de um salário-mínimo. Mas muitos começam como MEI e logo se transformam em uma microempresa, expandindo o negócio.
As atividades mais registradas como MEI mesmo diante da crise são:
- Promoção de vendas;
- Atividades de salão de beleza;
- Atividades de serviços domésticos;
- Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo;
- Delivery rápido;
- Construção civil (pequenas obras);
- Atividades de ensino;
- Área de treinamento;
- Apoio e assistência a paciente no domicílio;
- Transporte rodoviário de carga;
- Área de alimentos; e
- Transporte de passageiros.
Precisamos aprender muito com as crises
Qualquer especialista em empreendedorismo, como nós aqui da AM Contabilidade Online, sabe que a crise é uma excelente oportunidade de aprendizado. Mais do que isso, saímos dela mais fortes e resistentes. Há perdas, é claro, mas há oportunidades também. E tem muita gente que acaba ganhando com a crise. Um bom exemplo disso: muitos restaurantes não trabalhavam com delivery antes da pandemia do novo coronavírus, mas passaram a fazê-lo, ampliando o faturamento. Aliás, o delivery é uma das cinco atividades em alta, mesmo em tempos de crise.
1ª atividade em alta: área da saúde
Não importa o motivo da crise. Seja qual for, a área da saúde é a que sofre menos efeitos negativos da retração da economia. É verdade que os planos de saúde perdem clientes a rodo, mas pequenas clínicas, no entanto, faturam muito mais. As pessoas priorizam a saúde, e não deixam de gastar com remédios, consultas médicas, exames, fisioterapia e etc. As atividades da área da saúde mais rentáveis em tempos de crise são:
- Clínicas populares;
- Clínicas de psicologia;
- Farmácias;
- Lojas de produtos médicos;
- Serviços de acompanhante.
2ª atividade em alta: e-commerce
Comprar pela internet é efetivamente mais cômodo e mais barato do que bater pernas no comércio de rua. Não à toa, as vendas crescem ano a ano, e o céu parece ser o limite! Nos tempos de pandemia da coronavírus, a área da saúde registrou um aumento de 180% nas vendas, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
As vendas online com mais destacado são:
- Medicamentos e produtos farmacêuticos em geral;
- Compras de supermercados;
- Alimentação (restaurantes, confeitarias, padarias, etc.).
3ª atividade em alta: alimentação
Assim como no caso da saúde, as pessoas não deixam de se alimentar em tempos de crise. É claro que aquela ida ao restaurante para comer um bom churrasco ou sushi fica mais difícil, mas as pessoas não deixam de consumir. A área da alimentação é a segunda maior fonte de gastos dos brasileiros, perdendo apenas para a habitação. Não à toa seja o ramo que mais atrai os empreendedores.
As atividades em alimentação que estão em alta, mesmo em tempo de crise:
- Supermercados;
- Pequenos mercados e mercearias;
- Padarias;
- Fornecedores de quentinhas.
4ª atividade em alta: delivery
Nos tempos de isolamento social, o delivery foi uma tábua de salvação para muitos restaurantes, bares e padarias. Até mesmo pequenos mercados conseguiram equilibrar as contas passando a entregar seus produtos em domicílio. Segundo a startup Rappi, neste período foi percebido um crescimento de 30% no número de pedidos, mas especialistas acreditam que esse número é muito maior.
A verdade é que o consumidor se acostumou a pedir produtos em casa, e o delivery passou a ser essencial para o comércio em geral. E tem muita gente ganhando com isso.
5ª atividade em alta: marketing digital
O marketing digital é fundamental para qualquer negócio, porque é nas redes sociais que estão os consumidores. Mas se é preciso utilizá-lo em qualquer tempo, durante uma crise ele é urgente. Muitas agências de marketing digital surgem durante a crise, e muitas faturam ainda mais nestes tempos difíceis. Afinal, divulgar é preciso, ainda mais quando o mercado apresenta retração.
A AM Contabilidade Online está pronta para apoiar o seu negócio
Nós sabemos muito bem como são tempos de crise, afinal vivemos a mesma situação que todas as demais empresas. Mas sabemos também que a contabilidade pode ser uma poderosa ferramenta para a tomada de decisões gerenciais mais assertivas, para identificar desperdícios e para ajudar na gestão.
A AM Contabilidade Online atua lado a lado de seus clientes, de uma forma proativa, apoiando na busca pelos resultados. Somos parceiros dos nossos clientes, e seu sucesso é o nosso sucesso também. Clique aqui e saiba o que podemos fazer pelo seu negócio. Juntos, somos muito mais fortes!