O sonho de qualquer empreendedor é abrir e transformar a sua empresa em um negócio sólido, rentåvel, robusto e que não se abala até mesmo em tempos de crise. à claro que a vida é feita de altos e baixos, e o mercado é assim também, mas quem não sonha com um negócio seguro e sustentåvel?
As crises acontecem, Ă© parte inerente da vida, e nĂŁo nos resta outra saĂda senĂŁo aprender muito com elas. A gente sabe muito bem que no Brasil o empreendedor precisa matar um leĂŁo por dia para seguir adiante, e por isso Ă© preciso ser, acima de tudo, resiliente e otimista. NĂŁo Ă© fĂĄcil enfrentar uma crise, mas quando passamos por ela saĂmos muito mais fortes e preparados, essa que Ă© a verdade.
Claro que uma crise afeta todo mundo, mas serå que afeta igualmente? Hå setores que continuam gerando bons resultados, mesmo diante de uma crise. E é justamente sobre eles que vamos falar hoje. A AM Contabilidade Online apresenta, agora, as 5 atividades em alta, mesmo em tempos de crise. Com certeza, temos muito a aprender com elas também.
Quais são as profissÔes que estão em alta?
Muitos empreendedores abrem um novo negĂłcio por conta de uma boa oportunidade que aparece. Mas hĂĄ, tambĂ©m, aqueles que abrem uma empresa em sua prĂłpria ĂĄrea de atuação, como um jornalista que inaugura uma agĂȘncia de comunicação ou um chef que lança um novo restaurante.
Portanto, é sempre bom saber quais são as profissÔes que estão em alta. De acordo com especialistas em Recursos Humanos, as dez profissÔes que estão em alta, mesmo diante da crise, são:
- SaĂșde (mĂ©dicos, dentistas, fisioterapeutas, psicĂłlogos e enfermagem);
- Planejamento e gestĂŁo financeira (economistas e contadores);
- Administradores;
- Marketing (ĂȘnfase em marketing digital);
- Ărea de compras (gestĂŁo comercial, comĂ©rcio exterior e relaçÔes internacionais);
- Recursos humanos (psicĂłlogos, administradores, assistentes sociais e gestores de RH);
- Tecnologia da Informação (engenheiros, especialistas em redes, analistas de sistemas);
- Biotecnologia (engenheiros, biĂłlogos e quĂmicos);
- Ărea de logĂstica (engenheiros em geral);
- Ărea do AgronegĂłcio (agrĂŽnomos e engenheiros).
O MEI e a crise
O Brasil jĂĄ contabiliza mais de 11,3 milhĂ”es de microempreendedores individuais (MEIs). SĂŁo empreendedores dos mais variados segmentos, que saĂram da informalidade e apostaram na legalização para crescer. TambĂ©m Ă© um contingente grande de pessoas que perdeu o trabalho, buscando alternativas para sobreviver e sustentar a famĂlia.
Mas essa alternativa muitas vezes se transforma em um negĂłcio de sucesso! Um MEI tem limitaçÔes, como um faturamento anual de no mĂĄximo R$ 81 mil e a possibilidade de contatar apenas um funcionĂĄrio, com pagamento de um salĂĄrio-mĂnimo. Mas muitos começam como MEI e logo se transformam em uma microempresa, expandindo o negĂłcio.
As atividades mais registradas como MEI mesmo diante da crise sĂŁo:
- Promoção de vendas;
- Atividades de salĂŁo de beleza;
- Atividades de serviços domésticos;
- Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo;
- Delivery rĂĄpido;
- Construção civil (pequenas obras);
- Atividades de ensino;
- Ărea de treinamento;
- Apoio e assistĂȘncia a paciente no domicĂlio;
- Transporte rodoviĂĄrio de carga;
- Ărea de alimentos; e
- Transporte de passageiros.
Precisamos aprender muito com as crises
Qualquer especialista em empreendedorismo, como nĂłs aqui da AM Contabilidade Online, sabe que a crise Ă© uma excelente oportunidade de aprendizado. Mais do que isso, saĂmos dela mais fortes e resistentes. HĂĄ perdas, Ă© claro, mas hĂĄ oportunidades tambĂ©m. E tem muita gente que acaba ganhando com a crise. Um bom exemplo disso: muitos restaurantes nĂŁo trabalhavam com delivery antes da pandemia do novo coronavĂrus, mas passaram a fazĂȘ-lo, ampliando o faturamento. AliĂĄs, o delivery Ă© uma das cinco atividades em alta, mesmo em tempos de crise.
1ÂȘ atividade em alta: ĂĄrea da saĂșde
NĂŁo importa o motivo da crise. Seja qual for, a ĂĄrea da saĂșde Ă© a que sofre menos efeitos negativos da retração da economia. Ă verdade que os planos de saĂșde perdem clientes a rodo, mas pequenas clĂnicas, no entanto, faturam muito mais. As pessoas priorizam a saĂșde, e nĂŁo deixam de gastar com remĂ©dios, consultas mĂ©dicas, exames, fisioterapia e etc. As atividades da ĂĄrea da saĂșde mais rentĂĄveis em tempos de crise sĂŁo:
- ClĂnicas populares;
- ClĂnicas de psicologia;
- FarmĂĄcias;
- Lojas de produtos médicos;
- Serviços de acompanhante.
2ÂȘ atividade em alta: e-commerce
Comprar pela internet Ă© efetivamente mais cĂŽmodo e mais barato do que bater pernas no comĂ©rcio de rua. NĂŁo Ă toa, as vendas crescem ano a ano, e o cĂ©u parece ser o limite! Nos tempos de pandemia da coronavĂrus, a ĂĄrea da saĂșde registrou um aumento de 180% nas vendas, segundo a Associação Brasileira de ComĂ©rcio EletrĂŽnico (ABComm).
As vendas online com mais destacado sĂŁo:
- Medicamentos e produtos farmacĂȘuticos em geral;
- Compras de supermercados;
- Alimentação (restaurantes, confeitarias, padarias, etc.).
3ÂȘ atividade em alta: alimentação
Assim como no caso da saĂșde, as pessoas nĂŁo deixam de se alimentar em tempos de crise. Ă claro que aquela ida ao restaurante para comer um bom churrasco ou sushi fica mais difĂcil, mas as pessoas nĂŁo deixam de consumir. A ĂĄrea da alimentação Ă© a segunda maior fonte de gastos dos brasileiros, perdendo apenas para a habitação. NĂŁo Ă toa seja o ramo que mais atrai os empreendedores.
As atividades em alimentação que estão em alta, mesmo em tempo de crise:
- Supermercados;
- Pequenos mercados e mercearias;
- Padarias;
- Fornecedores de quentinhas.
4ÂȘ atividade em alta: delivery
Nos tempos de isolamento social, o delivery foi uma tĂĄbua de salvação para muitos restaurantes, bares e padarias. AtĂ© mesmo pequenos mercados conseguiram equilibrar as contas passando a entregar seus produtos em domicĂlio. Segundo a startup Rappi, neste perĂodo foi percebido um crescimento de 30% no nĂșmero de pedidos, mas especialistas acreditam que esse nĂșmero Ă© muito maior.
A verdade é que o consumidor se acostumou a pedir produtos em casa, e o delivery passou a ser essencial para o comércio em geral. E tem muita gente ganhando com isso.
5ÂȘ atividade em alta: marketing digital
O marketing digital Ă© fundamental para qualquer negĂłcio, porque Ă© nas redes sociais que estĂŁo os consumidores. Mas se Ă© preciso utilizĂĄ-lo em qualquer tempo, durante uma crise ele Ă© urgente. Muitas agĂȘncias de marketing digital surgem durante a crise, e muitas faturam ainda mais nestes tempos difĂceis. Afinal, divulgar Ă© preciso, ainda mais quando o mercado apresenta retração.
A AM Contabilidade Online estĂĄ pronta para apoiar o seu negĂłcio
NĂłs sabemos muito bem como sĂŁo tempos de crise, afinal vivemos a mesma situação que todas as demais empresas. Mas sabemos tambĂ©m que a contabilidade pode ser uma poderosa ferramenta para a tomada de decisĂ”es gerenciais mais assertivas, para identificar desperdĂcios e para ajudar na gestĂŁo.
A AM Contabilidade Online atua lado a lado de seus clientes, de uma forma proativa, apoiando na busca pelos resultados. Somos parceiros dos nossos clientes, e seu sucesso é o nosso sucesso também. Clique aqui e saiba o que podemos fazer pelo seu negócio. Juntos, somos muito mais fortes!
Se vocĂȘ precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informaçÔes sobre o assunto, conte conosco, da AM Contabilidade Online.
Muito mais do que apenas o envio de impostos e o cumprimento das obrigaçÔes: conosco, alĂ©m de vocĂȘ encontrar soluçÔes para o seu negĂłcio, tambĂ©m pode contar sempre com nossos especialistas para o que for relacionado Ă contabilidade enquanto propulsora do crescimento de seu negĂłcio.
Entre em contato conosco utilizando as informaçÔes disponibilizadas em nosso website; caso prefira, vocĂȘ pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.
Estamos apenas te esperando.
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JĂ CONOSCO PARA MAIS INFORMAĂĂES!