As 5 atividades em alta, mesmo em tempos de crise

Screenshot 137 - AM Contabilidade Online

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

O sonho de qualquer empreendedor é abrir e transformar a sua empresa em um negócio sólido, rentável, robusto e que não se abala até mesmo em tempos de crise. É claro que a vida é feita de altos e baixos, e o mercado é assim também, mas quem não sonha com um negócio seguro e sustentável?

As crises acontecem, é parte inerente da vida, e não nos resta outra saída senão aprender muito com elas. A gente sabe muito bem que no Brasil o empreendedor precisa matar um leão por dia para seguir adiante, e por isso é preciso ser, acima de tudo, resiliente e otimista. Não é fácil enfrentar uma crise, mas quando passamos por ela saímos muito mais fortes e preparados, essa que é a verdade.

Claro que uma crise afeta todo mundo, mas será que afeta igualmente? Há setores que continuam gerando bons resultados, mesmo diante de uma crise. E é justamente sobre eles que vamos falar hoje. A AM Contabilidade Online apresenta, agora, as 5 atividades em alta, mesmo em tempos de crise. Com certeza, temos muito a aprender com elas também.

Quais são as profissões que estão em alta?

Muitos empreendedores abrem um novo negócio por conta de uma boa oportunidade que aparece. Mas há, também, aqueles que abrem uma empresa em sua própria área de atuação, como um jornalista que inaugura uma agência de comunicação ou um chef que lança um novo restaurante.

Portanto, é sempre bom saber quais são as profissões que estão em alta. De acordo com especialistas em Recursos Humanos, as dez profissões que estão em alta, mesmo diante da crise, são:

  • Saúde (médicos, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos e enfermagem);
  • Planejamento e gestão financeira (economistas e contadores);
  • Administradores;
  • Marketing (ênfase em marketing digital);
  • Área de compras (gestão comercial, comércio exterior e relações internacionais);
  • Recursos humanos (psicólogos, administradores, assistentes sociais e gestores de RH);
  • Tecnologia da Informação (engenheiros, especialistas em redes, analistas de sistemas);
  • Biotecnologia (engenheiros, biólogos e químicos);
  • Área de logística (engenheiros em geral);
  • Área do Agronegócio (agrônomos e engenheiros).

O MEI e a crise

O Brasil já contabiliza mais de 11,3 milhões de microempreendedores individuais (MEIs). São empreendedores dos mais variados segmentos, que saíram da informalidade e apostaram na legalização para crescer. Também é um contingente grande de pessoas que perdeu o trabalho, buscando alternativas para sobreviver e sustentar a família.

Mas essa alternativa muitas vezes se transforma em um negócio de sucesso! Um MEI tem limitações, como um faturamento anual de no máximo R$ 81 mil e a possibilidade de contatar apenas um funcionário, com pagamento de um salário-mínimo. Mas muitos começam como MEI e logo se transformam em uma microempresa, expandindo o negócio.

As atividades mais registradas como MEI mesmo diante da crise são:

  • Promoção de vendas;
  • Atividades de salão de beleza;
  • Atividades de serviços domésticos;
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo;
  • Delivery rápido;
  • Construção civil (pequenas obras);
  • Atividades de ensino;
  • Área de treinamento;
  • Apoio e assistência a paciente no domicílio;
  • Transporte rodoviário de carga;
  • Área de alimentos; e
  • Transporte de passageiros.

Precisamos aprender muito com as crises

Qualquer especialista em empreendedorismo, como nós aqui da AM Contabilidade Online, sabe que a crise é uma excelente oportunidade de aprendizado. Mais do que isso, saímos dela mais fortes e resistentes. Há perdas, é claro, mas há oportunidades também. E tem muita gente que acaba ganhando com a crise. Um bom exemplo disso: muitos restaurantes não trabalhavam com delivery antes da pandemia do novo coronavírus, mas passaram a fazê-lo, ampliando o faturamento. Aliás, o delivery é uma das cinco atividades em alta, mesmo em tempos de crise.

1ª atividade em alta: área da saúde

Não importa o motivo da crise. Seja qual for, a área da saúde é a que sofre menos efeitos negativos da retração da economia. É verdade que os planos de saúde perdem clientes a rodo, mas pequenas clínicas, no entanto, faturam muito mais. As pessoas priorizam a saúde, e não deixam de gastar com remédios, consultas médicas, exames, fisioterapia e etc. As atividades da área da saúde mais rentáveis em tempos de crise são:

  • Clínicas populares;
  • Clínicas de psicologia;
  • Farmácias;
  • Lojas de produtos médicos;
  • Serviços de acompanhante.

    Screenshot 138 - AM Contabilidade Online

2ª atividade em alta: e-commerce

Comprar pela internet é efetivamente mais cômodo e mais barato do que bater pernas no comércio de rua. Não à toa, as vendas crescem ano a ano, e o céu parece ser o limite! Nos tempos de pandemia da coronavírus, a área da saúde registrou um aumento de 180% nas vendas, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

As vendas online com mais destacado são:

  • Medicamentos e produtos farmacêuticos em geral;
  • Compras de supermercados;
  • Alimentação (restaurantes, confeitarias, padarias, etc.).
    Screenshot 139 - AM Contabilidade Online

3ª atividade em alta: alimentação

Assim como no caso da saúde, as pessoas não deixam de se alimentar em tempos de crise. É claro que aquela ida ao restaurante para comer um bom churrasco ou sushi fica mais difícil, mas as pessoas não deixam de consumir. A área da alimentação é a segunda maior fonte de gastos dos brasileiros, perdendo apenas para a habitação. Não à toa seja o ramo que mais atrai os empreendedores.

As atividades em alimentação que estão em alta, mesmo em tempo de crise:

  • Supermercados;
  • Pequenos mercados e mercearias;
  • Padarias;
  • Fornecedores de quentinhas.
    Screenshot 140 - AM Contabilidade Online

4ª atividade em alta: delivery

Nos tempos de isolamento social, o delivery foi uma tábua de salvação para muitos restaurantes, bares e padarias. Até mesmo pequenos mercados conseguiram equilibrar as contas passando a entregar seus produtos em domicílio. Segundo a startup Rappi, neste período foi percebido um crescimento de 30% no número de pedidos, mas especialistas acreditam que esse número é muito maior.

A verdade é que o consumidor se acostumou a pedir produtos em casa, e o delivery passou a ser essencial para o comércio em geral. E tem muita gente ganhando com isso.
Screenshot 141 - AM Contabilidade Online

5ª atividade em alta: marketing digital

O marketing digital é fundamental para qualquer negócio, porque é nas redes sociais que estão os consumidores. Mas se é preciso utilizá-lo em qualquer tempo, durante uma crise ele é urgente. Muitas agências de marketing digital surgem durante a crise, e muitas faturam ainda mais nestes tempos difíceis. Afinal, divulgar é preciso, ainda mais quando o mercado apresenta retração.

Screenshot 142 - AM Contabilidade Online

A AM Contabilidade Online está pronta para apoiar o seu negócio

Nós sabemos muito bem como são tempos de crise, afinal vivemos a mesma situação que todas as demais empresas. Mas sabemos também que a contabilidade pode ser uma poderosa ferramenta para a tomada de decisões gerenciais mais assertivas, para identificar desperdícios e para ajudar na gestão.

A AM Contabilidade Online atua lado a lado de seus clientes, de uma forma proativa, apoiando na busca pelos resultados. Somos parceiros dos nossos clientes, e seu sucesso é o nosso sucesso também. Clique aqui e saiba o que podemos fazer pelo seu negócio. Juntos, somos muito mais fortes!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da AM Contabilidade Online.

Muito mais do que apenas o envio de impostos e o cumprimento das obrigações: conosco, além de você encontrar soluções para o seu negócio, também pode contar sempre com nossos especialistas para o que for relacionado à contabilidade enquanto propulsora do crescimento de seu negócio.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Falar com especialista agora!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Posts Relacionados

Screenshot 196 - AM Contabilidade Online

Vale a pena pedir um empréstimo para abrir uma empresa?

Você tem uma excelente ideia para empreender ou identificou uma oportunidade de negócio imperdível. Também tem coragem de se aventurar no mundo dos negócios, porque tem sangue de empreendedor correndo em suas veias. Tudo ok, mas e o capital para

Screenshot 187 - AM Contabilidade Online

Como abrir uma empresa em São Paulo?

Se você pensa em empreender na maior cidade da América Latina, precisará saber como abrir uma empresa em São Paulo. É a cidade mais populosa de todo o hemisfério sul, um gigante da economia e das finanças do Brasil e

Entenda A Importancia De Regularizar O Cnpj E Quais Os Passos Para Realizar Esse Procedimento Blog (1) - AM Contabilidade Online

Como regularizar CNPJ inapto?

Saiba o que você precisa para regularizar CNPJ inapto Evite problemas sérios, conheça a importância e os meios de realizar a regularização de seu CNPJ inapto O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, mais conhecido como CNPJ, é o documento mais

Screenshot 172 - AM Contabilidade Online

Você sabe como administrar uma pequena empresa?

Quem tem o empreendedorismo na veia sonha em abrir o seu próprio negócio. Isso significa a possibilidade de prosperar mais, de fazer o que se gosta e de não mais precisar prestar contas para um chefe ou para o patrão.

Screenshot 157 - AM Contabilidade Online

Como abrir uma empresa em Campo Grande (MS)?

Campo Grande é uma das cidades mais fáceis e baratas para abrir uma empresa. O empreendedorismo é estimulado pela prefeitura, que abre as portas para aqueles que ali querem investir. Mas a capital do Mato Grosso do Sul oferece muito

Recomendado só para você
https://youtu.be/YrVKels2gAw Em vigor desde o dia 27 de agosto de…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top