Entenda o que é um pitch de vendas e como fazer em sua representação comercial
Saiba o que, de fato, é o pitch de vendas e como desenvolvê-lo em sua representação comercial
Saber desenvolver um pitch de vendas é essencial para o sucesso de negociações, principalmente quando se trata de representantes comerciais.
Nesse viés, preparamos o presente artigo com o objetivo de ajudar você a ter mais propriedade sobre o assunto e a realizá-lo de maneira a obter bons resultados junto aos seus clientes.
Sabendo isso, fique com a gente até o final do nosso artigo, entenda melhor sobre o pitch de vendas e otimize a abordagem junto a seus clientes.
O que é pitch de vendas?
Se existe algo que hoje as pessoas têm cada vez menos é o tempo.
Ele está se tornando mais escasso, mesmo em meio ao surgimento de um aumento no número de tecnologias que nos permitem entregar mais resultados.
Outro ponto importante que deve ser considerado é a quantidade de informações com as quais somos frequentemente sobrecarregados.
A nossa atenção é disputada por diferentes marcas e empresas.
Sabendo disso, é difícil chamar a atenção de clientes. Paralelamente a essa situação, isso se torna cada vez mais importante para que você possa fechar vendas como representante comercial.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A AM Contabilidade pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Nesse sentido, o pitch de vendas vem para ajudar você a lidar com todo esse cenário.
Ele consiste em um texto curto, que tem como objetivo vender seus produtos de forma bastante objetiva.
Consiste em um texto curto, mas focado na conversão do seu público em cliente.
Ele pode ser entendido como o discurso que será usado para que você possa realizar uma venda para alguém.
Nesse contexto, o pitch de vendas vem como uma alternativa para fazer com que você possa apresentar o que é o produto ou serviço que está representando e as vantagens para quem deseja obtê-lo, de uma maneira breve.
Sabendo disso, antes de a gente partir ao próximo tópico, aproveite para conhecer alguns artigos que vão ajudar você a ter uma gestão mais eficiente do seu negócio:
- Como encantar clientes: quais as dicas?
- Contabilidade digital: como pode ser o diferencial em sua rotina?
- 3 dicas de como reduzir a carga tributária da sua clínica médica
Por que ele é importante?
Com a ajuda do pitch de vendas, fica muito mais fácil capturar a atenção do seu público e transformá-lo em cliente.
Isso, em um ambiente em que as pessoas têm pouco tempo e são bombardeadas por um número cada vez maior de informações, torna-se essencial para que você e a sua empresa sejam lembrados no futuro.
Quais são as dificuldades que os representantes comerciais costumam ter quando se trata de realizar o pitch?
Um dos principais problemas que representantes comerciais costumam ter quando se trata de elaborar o pitch de vendas está relacionado a conhecer o produto ou o serviço com profundidade.
É a partir do amplo conhecimento sobre o que você representa que poderá elaborar uma abordagem clara e verdadeira, a fim de que o seu público possa sentir segurança e entender, de fato, os motivos e contar com ele em seu dia a dia.
Outro aspecto que pode ser um grande problema para representantes comerciais está relacionado a entender o cliente de maneira ampla.
Isso inclui saber suas necessidades, seus gostos e valores. A partir desse ponto é que você poderá elaborar um pitch de vendas que tenha sentido para a sua plateia, o qual contribuirá com a conversão do seu público em novos pedidos.
Também temos a questão de entender o momento de compra em que cada um se encontra.
Muitas vezes, a compra não foi fechada ainda apenas porque não foi o momento ideal para o seu cliente, mas tê-lo por perto contribui para que você seja lembrado quando essa hora chegar.
O vídeo abaixo vai ajudar você a entender melhor sobre o assunto:
Como representantes comerciais podem fazer o pitch de vendas?
Com o objetivo de que você possa elaborar o seu pitch de vendas da melhor maneira, é importante atentar-se a alguns aspectos.
Inicialmente, tente estabelecer uma boa conversa.
E isso quer dizer manter um diálogo cordial, conhecer a linguagem falada pelo seu potencial cliente e criar um contexto de maior proximidade.
Saiba em qual momento o seu cliente atual se encontra, isso vai ajudar você a expor os benefícios em contratar seus produtos.
Pedir ao próprio cliente para que ele fale sobre esse assunto pode ajudar a entender de quais formas você poderá ajudá-lo.
Lembre-se de que a maioria das pessoas não busca apenas um produto ou serviço, mas soluções para algum problema, experiências.
É dessa forma que você fará com que o que está sendo apresentado seja algo atrativo, aumentando as chances de atração.
Perceba que a proposta que você deverá apresentar precisa casar com o contexto do seu interlocutor.
É necessário, inclusive, que ele também perceba isso.
Sendo assim, priorize a clareza e a objetividade nas suas informações ao elaborar o seu pitch de vendas.
Ainda, é importante considerar que ele não deve consistir em algo imutável.
Muito pelo contrário, cada abordagem realizada deve ser considerada para melhorá-lo.
Agir dessa forma faz com que você tenha mais eficiência ao converter sua audiência em consumidores dos produtos ou serviços os quais estará representando.
E, se você estive pensando ainda em formalizar sua empresa de representação comercial, acesse o e-book abaixo e sabia como fazer isso da maneira certa:
AM Contabilidade: soluções para você gerir sua empresa com mais facilidade
Como vimos em nossa conversa, o pitch de vendas consiste em um tipo de discurso que vem para ajudar você a fazer uma abordagem mais eficiente junto a seus clientes.
Ele deve ser realizado de forma estruturada e estratégica para que possa ter melhores resultados.
Nesse contexto, conhecer seus produtos ou serviços, bem como as particularidades dos seus clientes e o momento de compra, é essencial a fim de que o pitch de vendas seja elaborado com mais eficiência e possa entregar melhores resultados.
Ainda, é fundamental que você busque aperfeiçoá-lo continuamente, e utilizar as experiências obtidas em sua abordagem é uma estratégia válida nessa tarefa.
Dito isso, cabe lembrar que nós, da AM Contabilidade, nos preocupamos em levar soluções que façam a diferença no dia a dia de você, que é representante comercial.
Nesse viés, estamos ao seu lado para facilitar o cumprimento às suas burocracias e para oportunizar escolhas que tenham impacto positivo nas suas finanças.
Clique no botão abaixo, converse com um de nossos especialistas e conheça, de perto, as vantagens de contar com a gente.
Preciso facilitar a gestão da minha representação!