CNAE de representação comercial: saiba como escolher o seu!

Cnae De Representacao Comercial Tudo Sobre Blog - AM Contabilidade Online

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Entenda o que é e como escolher o CNAE de representação comercial

Com estas informações, vai ficar muito mais fácil escolher o seu CNAE de representação comercial! Leia e entenda

Dentre as várias dúvidas ao iniciar sua atuação como pessoa jurídica, escolher o CNAE de representação adequado está entre uma daquelas com que representantes comerciais precisam lidar.

Isso porque esse tema costuma ser bastante específico, também devido ao fato de muitos não saberem como essa decisão irá refletir em seu futuro, principalmente em suas finanças.

Sabendo disso, no artigo de hoje, traremos informações importantes que vão ajudar você a entender mais sobre o assunto.

Dito isso, fique com a gente até o final do nosso artigo e saiba, de uma vez, como escolher o CNAE de representação comercial adequado ao atuar com pessoa jurídica.

Entenda o que é o CNAE

O termo CNAE é a sigla para Cadastro Nacional de Atividade Econômica.

Ele é utilizado para especificar quais as atividades que serão desenvolvidas pela sua empresa ao se formalizar.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – é o responsável por gerenciá-lo, sendo, inclusive, a nomenclatura padrão utilizada por órgãos de cadastro e o responsável por realizar registros diversos, como, por exemplo, aqueles que lidam com a inscrição de pessoas jurídicas.

Consiste em uma numeração que segue uma hierarquia específica, a qual possui cinco diferentes níveis, a saber:

  • Seções;
  • Divisões;
  • Grupos;
  • Classes;
  • Subclasses.

O último nível é o mais detalhado de todos.

Ele especifica quais as atividades que serão realizadas.

O CNAE é muito utilizado em instituições públicas, nas diferentes esferas (federal, municipal e estadual), com o objetivo de especificar em qual área uma determinada pessoa jurídica, profissional liberal ou mesmo autônomo irá atuar.

Dito isso, leia os artigos abaixo, eles também vão ajudar você a otimizar a gestão do seu empreendimento:

Saiba por que o CNAE é útil

O CNAE é importante para um empreendimento de diferentes maneiras.

Inicialmente, é necessário que você saiba que uma das obrigações de toda empresa diz respeito a cumprir suas obrigações tributárias.

Nesse sentido, isso pode ser feito, no Brasil, por meio de três regimes diferentes:

  • Lucro Presumido;
  • Simples Nacional;
  • Lucro Real.

Cada um deles possui especificações que vão tornar possível, vetar ou mesmo fazer com que seja obrigatório apurar por um ou outro, como, por exemplo, o limite de faturamento, a existência de débitos tributários.

Nesse viés, um critério muito comum que eles utilizam é a atividade econômica desenvolvida.

Por exemplo, no Simples Nacional, existem as atividades que são vetadas, ou seja, quem atua explorando um determinado nicho não poderá utilizar esse regime para apurar seus tributos.

No Lucro Presumido, as atividades são também necessárias para especificar qual o percentual que será usado para se presumir o lucro ao calcular o IRPJ e a CSLL, tendo em vista que, por exemplo, empresas prestadoras de serviços utilizam 32%, e aqueles que vendem combustíveis, no varejo, devem usar a alíquota de 1,6%.

Já no Lucro Real, também costuma-se usar a atividade econômica para identificar aquelas empresas que deverão, obrigatoriamente, recolher seus impostos por meio dele.

Exemplo disso são aquelas que desenvolvem atividade bancária.

Devemos lembrar que esse não é o único critério, tendo em vista que há vários outros os quais podem ser determinantes para permitir — ou não — que um empreendimento possa optar por um enquadramento.

Quais principais dificuldades que representantes comerciais têm quanto ao assunto?

Já deu para perceber o quão importante é escolher adequadamente o CNAE de representação comercial para sua empresa, não é mesmo?

Mas isso nem sempre é uma tarefa fácil.

Um dos aspectos é que nem sempre ficará claro como isso poderá repercutir no futuro do negócio, já que não será apenas na apuração de impostos que poderá implicar.

Também nem todos conhecem, de fato, onde buscar essa informação para escolher corretamente o CNAE de representação comercial.

Porém, o fato é que, ao escolher de forma errada, você poderá ter sérios problemas, principalmente se a atividade desenvolvida não condizer com a apuração de tributos que está sendo realizada.

Veja como descobrir o CNAE de representação comercial

É importante trazer que a consulta pelo CNAE costuma ser feita no site da Comissão Nacional de Classificação – Concla.

Existe um campo específico que permite realizar a busca, o “Busca online”.

Nele você poderá digitar o nome da atividade desenvolvida e o sistema trará uma relação contendo os possíveis CNAES.

Contudo, há de lembrar que algumas atividades podem deixar dúvidas quanto ao correto, já que a lista pode ser bastante diversa.

Por exemplo, tratando-se de CNAE de representação comercial, alguns dos resultados são aqueles ligados à representação de vendas de veículos, comercialização de peças de veículos, café em grãos, ervas medicinais, colorantes, combustíveis… Enfim, a lista é bem extensa.

Alguns dos códigos ligados ao CNAE de representação comercial são:

  • 4512;
  • 4530;
  • 4611;
  • 4612;
  • 4613;
  • 4614. 

A fim de que você possa fazer a escolha correta, é imprescindível contar com apoio especializado; no próximo tópico, você saberá o motivo.

Por que é importante contar com a ajuda de quem entende?

Como a gente já conversou, nem sempre fica claro qual o código que deverá ser utilizado ao se buscar um CNAE de representação comercial, principalmente em um contexto no qual a tecnologia faz, a todo momento, surgir novos produtos e negócios.

Ainda, é necessário saber como ele poderá impactar o futuro da sua empresa, ao passo de ser essencial escolher um CNAE que represente, de fato, quais atividades estão sendo realizadas em seu empreendimento.

Diante disso, é fundamental ter ajuda de quem entende, de profissionais que sabem onde essa informação poderá ser solicitada e como escolher o CNAE de representação comercial certo para seu estabelecimento.

No link abaixo, você conhecerá quem vai ajudar nessa tarefa:

AM Contabilidade: somos especialistas em representantes comerciais, sejam pessoas físicas ou jurídicas

Como você já percebeu em nossa conversa, escolher o CNAE de representação comercial pode ser uma tarefa bastante desafiadora, ao passo que é importante, tendo em vista como isso poderá repercutir no futuro do seu negócio.

Nesse sentido, contar com a ajuda de quem entende permite que você possa definir o CNAE de representação comercial alinhado à realidade da sua, o que dará tranquilidade em atender à burocracia da forma correta.

Dito isso, vale lembrar que nós, da AM Contabilidade, somos especialistas em empresas de representação comercial e vamos ajudar você a lidar com esse assunto com mais tranquilidade.

Clique no botão abaixo, converse com um de nossos especialistas e saiba, de perto, as vantagens de contar com o nosso apoio.

Quero suporte para facilitar a legalização do meu negócio!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da AM Contabilidade Online.

Muito mais do que apenas o envio de impostos e o cumprimento das obrigações: conosco, além de você encontrar soluções para o seu negócio, também pode contar sempre com nossos especialistas para o que for relacionado à contabilidade enquanto propulsora do crescimento de seu negócio.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

5/5 - (1 vote)
Summary
CNAE de representação comercial: saiba como escolher o seu!
Article Name
CNAE de representação comercial: saiba como escolher o seu!
Description
Entenda o que é e como escolher o CNAE de representação comercial. Leia o artigo que preparamos e confira mais informações.
Author
Publisher Name
AM Contabilidade Online
Publisher Logo

Falar com especialista agora!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Posts Relacionados

Melhor Tipo De Empresa Para Medicos Blog - AM Contabilidade Online

Melhor tipo de empresa para médicos – conheça agora!

Conheça agora o melhor tipo de empresa para médicos! Para garantir os melhores resultados possíveis é muito importante que um médico abra o melhor tipo de empresa para a sua área de atuação Após uma longa jornada de formação, um

Conheca As Vantagens De Ter Uma Assinatura Digital Agora Mesmo Blog - AM Contabilidade Online

Assinatura digital: quais as vantagens?

Conheça as vantagens de ter uma assinatura digital Separamos algumas das principais vantagens que uma assinatura digital pode oferecer ao seu negócio. Confira agora mesmo! As assinaturas digitais estão desempenhando um papel fundamental para mudar a forma como vivemos e

Confira O Passo A Passo Para Realizar A Migracao De Mei Para Me Blog - AM Contabilidade Online

Migração de MEI para ME: quais os passos?

Confira o passo a passo para realizar a migração de MEI para ME Entenda todos os trâmites relacionados à migração de Microempreendedor Individual para Microempresa Uma Microempresa Individual é uma opção maravilhosa para empresários que querem iniciar um pequeno negócio

Recomendado só para você
O segmento de TI tem apresentado excelentes oportunidades de negócio…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top