Como gerenciar equipe de representantes comercial

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VocĂȘ jĂĄ parou para pensar no que mantĂ©m a sua empresa lucrativa e competitiva diante do ramo em que ela atua?

Claro que Ă© possĂ­vel citar inĂșmeros fatores muito importantes, como por exemplo:

 

  • Planejamento adequado.
  • Contabilidade eficiente.
  • Organização de processos e procedimentos.
  • Liderança de ponta.

 

Todos esses pontos fazem uma empresa ser muito sólida e atuante no mercado, contudo, se não houver por trás dos seus negócios uma FORÇA DE VENDAS DE ALTA EFICIÊNCIA, seu empreendimento corre grandes riscos de estagnar em termos de lucratividade e competitividade.

Concorda com esse conceito?

Mas o que serå que transforma uma equipe de representação comercial altamente eficiente?

  • Gerenciamento adequado?
  • Valorização das habilidades profissionais?
  • Capacitação contĂ­nua?
  • Metas ambiciosas e atingĂ­veis?
  • Conhecimento profundo do mercado em que atua?

A resposta Ă© simples!

O que faz de uma representação comercial IMBATÍVEL é o conjunto de tudo isso que citamos acima e a forma como vocĂȘ lĂ­der aplica cada ideia.

Isso faz sentido para vocĂȘ?

Agora vamos te perguntar…

VocĂȘ como lĂ­der/gestor de uma equipe de representação comercial, sabe como executar todas essas ideias e colocĂĄ-las em prĂĄtica no dia a dia?

Pois Ă©, assim como vocĂȘ, muitos lĂ­deres de representação comercial tem certa dificuldade para colocar todas as premissas em prĂĄtica, talvez vocĂȘ se saia bem na liderança, mas nĂŁo investe em capacitação, ou vice-versa…

Contudo, o que precisamos te dizer hoje Ă© que dominar apenas uma dessas pontas nĂŁo Ă© suficiente, para gerenciar uma equipe de vendas com excelĂȘncia, Ă© preciso estar sempre um passo a frente com relação a habilidade, conhecimento e capacidade de realização.

Mas, a boa notĂ­cia Ă© que Ă© possĂ­vel sim ser um excelente gerente de representantes comerciais e vamos te explicar nas prĂłximas linhas, como fazer…

Acompanhe e descubra!

(Auto) Gerenciamento

Segundo uma pesquisa realizada pela DEEP – Desenvolvimento e envolvimento estratĂ©gico de pessoas e clientes, realizada com lĂ­deres, foi apontado que:

  • 30% dos lĂ­deres nĂŁo contam com linguagem persuasiva.
  • 6% dos lĂ­deres apenas, acreditam ser importante a autogestĂŁo.

Agora pare um instante e reflita…

Como Ă© possĂ­vel fazer uma gestĂŁo eficiente de uma equipe de representantes comerciais se dois pontos tĂŁo importantes como os citados acima forem negligenciados totalmente?

ENTENDA…

É preciso que vocĂȘ lĂ­der, pare imediatamente e retome o controle de sua equipe! A começar por vocĂȘ prĂłprio.

Antes de transferir a sua equipe conhecimento, experiĂȘncia e tĂ©cnica, desenvolva isso em VOCÊ!

Busque aprimoramento como lĂ­der e como gestor, procure fortalecer em sua imagem pessoal e profissional as habilidades que deseja encontrar em uma equipe, afinal de contas, vocĂȘ Ă© o espelho para toda essa força de vendas.

Capacite-se para capacitar

Outro ponto importante que vocĂȘ como lĂ­der deve estar atento, Ă© sobre a capacitação.

É necessĂĄrio que vocĂȘ esteja totalmente inserido no contexto de vendas e de particularidades do ramo em que atua, para isso a nossa dica Ă©:  procure cursos de especialização para gerentes de equipe de representação comercial.

Para ser o melhor, Ă© necessĂĄrio se especializar, buscar conhecimento e assim agregar valor Ă  sua gerĂȘncia, dessa maneira vocĂȘ consegue entregar a sua equipe exatamente o que eles precisam para atingir as metas propostas.

LEMBRE-SE:

Toda oportunidade de promover a capacitação de sua equipe de representante comercial deve ser incentivada! E acredite, mesmo com uma verba reduzida é possível.

Isso pode ser feito:

  • AtravĂ©s de treinamentos internos.
  • Abordando temas que os prĂłprios representantes coloquem em pauta.
  • Contando com a colaboração e experiĂȘncia da equipe, por exemplo, um desafio foi vencido por um integrante, peça a ele que compartilhe os detalhes com os demais.

Além dos conceitos comerciais, vale lembrar que existem outras capacitaçÔes que merecem atenção, entre elas:

  • Cultura organizacional.
  • NoçÔes de gestĂŁo da representação comercial.
  • PortuguĂȘs tĂ©cnico.
  • Atendimento ao cliente.

O segredo Ă© estar em constante evolução. VocĂȘ e sua equipe precisam seguir as tendĂȘncias do mercado e sempre procurar evoluir individualmente e em grupo.

Seja um lĂ­der ourives

VocĂȘ jĂĄ parou para pensar que na sua equipe pode ter um diamante bruto esperando para ser lapidado?

Isso também deve estar entre seus critérios na hora de contratar, perceba que existem habilidade que podem ser desenvolvidas como por exemplo:

    • Capacidade de vendas.
    • OratĂłria.
    • Conhecimento no ramo de representação comercial.
    • Foco.
    • Conhecimento do produto.
    • Honestidade.
    • PersistĂȘncia.
    • Interesse legĂ­timo por realizar.
    • Capacidade de trabalhar sob supervisĂŁo.

Sabe o que queremos te dizer com isso?

É que nĂŁo basta apenas contratar um profissional visando o que ele tem como experiĂȘncia, sem analisar outros pontos.

O queremos te dizer Ă© que na hora de contratar vocĂȘ precisa levar em consideração essas habilidades que colocamos acima e dessa forma entender o que pode (e vale a pena claro), ser moldado em um profissional.

Muitas vezes existe aquele profissional sem nenhuma experiĂȘncia no ramo, mas com todas as habilidades que vocĂȘ deseja em um representante comercial e outros que sabem muito do trabalho a ser realizado, contudo, possuem hĂĄbitos que nĂŁo estĂŁo dentro das suas necessidades e que podem ser difĂ­ceis de mudar…

EntĂŁo pare e pense…

Melhor lapidar um diamante bruto ou tentar apertar um “parafuso quebrado”?

Quem nĂŁo se comunica… corre o risco de nĂŁo vender!

Outra necessidade real para ter uma equipe de representantes comerciais de alta eficiĂȘncia estĂĄ na comunicação!

Dito isso, Ă© importante lembrar: Comunicação Ă© “de lĂĄ para cĂĄ e de cĂĄ para lá”! Portanto, ouça e se faça ouvir. É preciso que haja sintonia e principalmente clareza na hora de receber e passar as informaçÔes.

Uma boa forma de se fazer isso Ă© pedir uma resposta afirmativa ou negativa sobre o que foi transmitido, ou entĂŁo, pedir para que sua equipe sinalize se entendeu, Ă s vezes vocĂȘ pode achar que estĂĄ tudo as “claras”, mas ao dizer A… eles escutam B.

A união faz a força

Apesar de vocĂȘ ser o lĂ­der, todos devem ser vistos como unidade e a melhor forma de entregar resultados positivos Ă© trabalhando em conjunto.

Por isso, conte com a SUA EQUIPE DE REPRESENTANTES COMERCIAIS para elaborar e definir uma estratégia de vendas eficiente, e sempre leve em conta as particularidades de cada membro, tais como:

  • A regiĂŁo em que atua.
  • CondiçÔes do mercado.
  • O pĂșblico que cada vendedor atinge.

Dessa maneira vocĂȘ conseguirĂĄ traçar uma estratĂ©gia e validar de forma a beneficiar a todos, o que darĂĄ resultados bem mais positivos no contexto geral das vendas!

Use as ferramentas corretas

Por fim, se sua equipe passa a maior parte do tempo na rua, fica difĂ­cil de cobrar planilhas e relatĂłrios a todo momento.

Por isso na hora de adotar um modelo de gestĂŁo de vendas, perceba quais as melhores ferramentas para realizar o controle com eficiĂȘncia, de acordo com a realidade dos profissionais.

Existem vĂĄrios softwares que permitem acesso rĂĄpido e fĂĄcil a todos os representantes comerciais, ajudando nas mĂ©tricas que vocĂȘ necessita para anĂĄlise.

Uma coisa precisa ser dita: Quanto menos burocracia, mais tempo para prospectar clientes e realizar vendas!

Faça o melhor pela sua equipe, lidere com eficiĂȘncia, simplicidade e garra e isso levarĂĄ vocĂȘ aos mais positivos resultados!

Conte com nossa contabilidade online especializada em representação comercial, faremos o melhor para os seus negócios e lucratividade!

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