Como montar uma empresa de marketing digital

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Não há dúvida alguma de que o marketing digital explodiu de vez. Afinal, não há negócio, seja do ramo que for, que possa, hoje, abrir mão de investir nas mídias sociais para marcar presença no mercado e conquistar sua clientela. Os empreendimentos que ignoram o marketing digital simplesmente não sobreviverão, ou estão fadados ao fracasso. A verdade é que o cliente está esperando pelas empresas no mundo digital, e é lá que ele espera encontrar o que procura para consumir produtos e serviços – e isso é uma verdade cada vez mais imperativa.

O número de agências e de profissionais liberais que investem neste tipo de negócio cresce progressivamente, e a boa notícia é que há mercado para todos. As possibilidades de ganhos crescentes e os baixos custos de implementação do negócio explicam porque tanta gente tem investido em abrir uma empresa de marketing digital. Este mercado é tão amplo que não há, hoje, sequer uma agência de publicidade e propaganda que não tenha um departamento ou ao menos um profissional voltado para o marketing digital.

Mas como montar uma empresa de marketing digital? O que você precisa para investir neste filão, que tem proporcionado muito lucro para um sem número de empreendedores? Qual o passo a passo para montar uma empresa de marketing digital de sucesso? Especializada em contabilidade para empresas do mercado digital, a AM Contabilidade Online sabe o caminho das pedras e o revela agora, neste conteúdo especialmente produzido para você, que também quer investir neste segmento.

Por que o marketing digital é tão utilizado hoje?

Você sabia que a cada minuto são realizadas 3,8 milhões de buscas no Google? Sabia que a cada 60 segundos nada menos do que 4,5 milhões de vídeos são vistos no YouTube? E mais: 87 mil pessoas tuítam a cada minuto, 390 milhões de aplicativos são baixados na Google Play e no Apple Store, um milhão de logins são realizados no Facebook a cada 60 segundos e neste mesmo pedacinho de tempo 347 mil scrolls (movimento de baixar a tela) são realizados no Instagram. Também é preciso de apenas um minuto para que 41,6 milhões de mensagens sejam enviadas pelo Messenger e pelo WhatsApp.

 E tudo isso é garantido pela maciça presença do brasileiro na internet. Nada menos do que 70% da população estão conectados, o que dá mais de 126 milhões de pessoas. Nas regiões urbanas, essa proporção de usuários é ainda maior, chegando a 74%. O grande destaque é o uso do smartphone e, segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas, o Brasil tem mais dispositivos do que pessoas: são 230 milhões de smartphones ativos e mais de 420 milhões de dispositivos digitais registrados. Mais da metade dos usuários brasileiros navegam por mais de seis horas por dia, ou seja, 53% dos usuários, mas o tempo médio dos usuários na web é de 9 horas e 14 minutos por dia. 

E o marketing digital, o que te a ver com isso? Tudo! É ele quem garantirá que as empresas tenham acesso a esse mundo de consumidores ávidos por consumir seus produtos e serviços. É contratando uma empresa de marketing digital – quem sabe, a sua – que os empreendimentos conseguirão disputar um lugar ao sol!

É um mercado multibilionário! Segundo o estudo Digital AdSpend 2019, do IAB Brasil, em 2019 somente a publicidade brasileira digital movimentou em torno de R$ 16,1 bilhões. Este estudo, é bom lembrar, já está defasado, mesmo porque o mercado de e-commerce cresceu sensivelmente neste tempo, inclusive por conta da pandemia do corona vírus.

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Principais produtos de marketing digital

  • Produção de sites responsivos e blogs (incluindo conteúdo);
  • Consultoria em Branding;
  • Administração de redes sociais diversas;
  • E-mail marketing;
  • Marketing móvel;
  • E-commerce;
  • Produção de aplicativos;
  • Produção de vídeos;
  • Otimização para mecanismos de busca (SEO);
  • Definição de personas;
  • Análise de métricas;
  • Produção de newsletters;
  • Criação de landing pages;
  • Anúncios no Google e nas mídias sociais.

As vantagens de abrir uma empresa de marketing digital

É possível trabalhar com marketing digital como autônomo? Sim, é plenamente possível. Mas a atividade profissional autônoma também gera imposto de renda, e as alíquotas são bem maiores do que as cobradas por uma empresa de marketing digital.

Se você faturar, como autônomo, de R$ 1.903,98 a R$ 2.826,65, pagará 7,5% de IR. De R$ 2.826,66 a R$ 3.751,05, a alíquota sobe para 15%, e de R$ 3.751,06 a R$ 4.664,68 vai para 22,5%. Agora, se você faturar acima de R$ 4.664,68, a taxação é de 27,5%, praticamente um terço de seus ganhos! E olha que não estamos incluindo nesta conta o valor do INSS e do ISS, ok?

Como uma empresa de marketing digital legalizada, você poderá aderir ao Simples Nacional e será possível pagar uma alíquota de 6% (faturamento anual até R$ 180 mil), e aí estão inclusos absolutamente todos os impostos. Você precisará perguntar ao seu contador especializado se este será o caso da sua empresa. No lucro presumido, os impostos ficarão entre 13,33% e 16,33%, dependendo do ISS (os municípios cobram alíquotas diferentes).

Portanto, além de pagar menos impostos, como terá CNPJ poderá emitir nota fiscal, participar de licitações e atender um número maior de clientes.

Como legalizar sua empresa de marketing digital?

Você contratará um escritório contábil especializado, que será responsável pela legalização da empresa e, ainda, por lhe orientar sobre questões relevantes, como a escolha da natureza jurídica, o regime tributário, a confecção do contato social e outras definições vitais para a abertura do negócio.

É importante pontuar que a atividade não permite que o empresário se cadastre como Microempreendedor Individual (MEI). Você terá que abrir uma microempresa, por exemplo, e o contador legalizará o negócio na Junta Comercial; na Prefeitura; na Receita Federal; na Entidade sindical patronal; na Caixa Econômica Federal; e no Corpo de Bombeiros.

As principais leis que deverão ser observadas são:

  • Lei nº 4.680/1965 ( o exercício da profissão de publicitário e de agenciador de propaganda);
  • Lei nº 5.988/1973 (direitos autorais);
  • Lei nº. 9610/1998 (altera e atualiza os direitos autorais);
  • Lei nº 8.078/1990 (Código de Defesa do Consumidor);
  • Código Brasileiro de Auto-regulamentação Publicitária.

Quais departamentos sua empresa precisa ter?

  • Departamento Administrativo;
  • Departamento de Atendimento;
  • Departamento de Tráfego;
  • Departamento de Planejamento;
  • Departamento de Pesquisa;
  • Departamento de Criação;
  • Departamento de Redação;
  • Departamento de Mídia; e
  • Departamento de Produção Audiovisual.

A infraestrutura para montar sua empresa de marketing digital

Os custos para montar a infraestrutura básica de uma empresa de marketing digital não são altos. Em tese, um notebook com acesso à internet, algumas ferramentas online e um sistema home office dão conta do recado. Você poderá receber clientes em salas de coworking e terceirizar o uso de equipamentos, como câmaras fotográficas e de vídeo.

E os recursos humanos?

Empresas de marketing digital precisam de pessoal criativo, inclusivo, digital, antenado e que enxerga fora do quadrado. Precisam de editor de vídeo, editor de arte e redator, além de pessoal de atendimento e de tráfego.

7 dicas para montar uma empresa de marketing digital de sucesso

  • Invista você também em marketing digital. Esse será um de seus cartões de visita;
  • Em marketing digital – e em toda propaganda – o prazo é algo a ser respeitado religiosamente;
  • Entregue a gestão contábil a um escritório de contabilidade especializado, que cuidará da sua gestão financeira;
  • É possível trabalhar bem a custos baixos. Não gaste mais do que receba, jamais;
  • Conte com fornecedores parceiros. Você precisará deles para atender todas as demandas. Tenha um bom time de Freelancers à disposição;
  • Leia, leia e leia muito;
  • Um bom ambiente, que privilegie a criatividade, é fundamental. Crie um clima excelente, e ganhe com isso.

    Marketing Strategy Connting Digital Devices Concept - AM Contabilidade Online
    Estratégia de Marketing Connting Conceito de Dispositivos Digitais

A contabilidade de uma empresa de marketing digital

O contador especializado poderá lhe ajudar a faturar ainda mais. É verdade: por meio de um planejamento tributário, permitirá que você pague menos impostos, aumentando seus resultados. Quer um exemplo? A produção de e-books goza de incentivos fiscais, e só alguém que conhece o ramo saberá como acessá-los.

A AM Contabilidade Online é especializada em contabilidade para empresas do mercado digital e, por isso, pode oferecer muito mais. Nossa prestação de serviços é feita por uma plataforma digital própria, o que traz segurança, agilidade e comodidade e baixo custo, mas somos reconhecidos no mercado por oferecer um atendimento de excelência humanizado, proativo e individualizado.

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