Por que a gestão financeira é fundamental para a sua empresa?

Layout Artigos - AM Contabilidade Online

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Já se foi o tempo que as empresas praticavam altas margens de lucro, alcançando os melhores resultados. Hoje, a competição exige margens controladas, e ganha quem é mais produtivo e tem maiores controles sobre o negócio. Tem uma gestão financeira apurada ajuda o negócio e faz toda a diferença nos resultados.

Mas por que a gestão financeira é fundamental para a sua empresa? Como utilizá-la a favor do seu negócio? Especialista em gestão financeira e BPO Financeiro, a AM Contabilidade Online preparou esse conteúdo para que você entenda todos os benefícios que o controle das finanças pode promover para o seu negócio.

Gestão financeira: o que é?

É absolutamente tudo o que envolve o planejamento, a análise e o controle das finanças do seu negócio. Ou seja, o absoluto cuidado com todos os números que envolvem dinheiro, e mais do que isso, a análise e o planejamento.

Ao promover uma gestão financeira correta e profunda, a empresa pode entender como está sua saúde financeira; sendo assim a gestão das finanças é como um GPS, que aponta a exata localização e os caminhos.

É por meio da gestão financeira que a empresa pode se planejar financeiramente e alcançar resultados mais consistentes. Afinal, ela permite um total entendimento dos números do negócio, o que é fundamental para a tomada de decisões gerenciais mais assertivas.

Businessman Balanced Financial Foreign Graph Accounting - AM Contabilidade Online

Topview of office desk with documents and laptop. Businesswoman working on paperwork.

Qual é a importância da gestão financeira para o seu negócio?

Você sabe exatamente como está a saúde financeira da sua empresa? Sabe como melhorá-la, tirando proveito dela para alcançar melhores resultados? Sabe como planejar a sua empresa para que as contas estejam sempre certinhas, sem erros, inconsistências e retrabalho?

Pois é, essa é a importância da gestão financeira para o seu negócio: zelar pela saúde financeira da empresa e ajudar no alcance de resultados mais consistentes e maior lucro para os acionistas. O desequilíbrio financeiro traz prejuízos, emperra a gestão e atrapalha os negócios. Uma gestão financeira cuida para que tudo ande nos trilhos, como deve ser.

A falta e a má gestão financeira trazem prejuízos que podem simplesmente inviabilizar o negócio. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nada menos do que seis em dez novas empresas brasileiras fecham as portas antes de completarem quatro anos de atividades, e um dos motivos é justamente a falta de uma boa gestão das finanças do negócio.

As principais funções da gestão financeira

  • Analisar e planejar as finanças do negócio.
  • Planejar aplicações e captação de recursos.
  • Administrar o crédito concedido.
  • Controlar as contas (a receber e a pagar).
  • Evitar a inadimplência.
  • Identificar e eliminar desperdícios.

Como administrar melhor os recursos financeiros e administrativos da sua empresa?

  • Mapeia os custos da empresa;
  • Planeje sempre o que tem a pagar a receber;
  • Atenção redobrada ao fluxo de caixa;
  • Olhe a conta bancária diariamente;
  • Peça ao seu contador que apresente regulamente os balancetes de verificação;
  • Apoie a gestão com softwares de ponta;
  • Utilize planejamentos estratégicos;
  • Identifique prejuízos e gastos desnecessários e elimine-os;
  • Quando possível, aplique recursos no mercado financeiro;
  • Atenção redobrada ao crédito e a cobrança;
  • Mantenha contato direto e constante com o seu contador.

Quais são os principais erros cometidos pelas empresas que não promovem uma boa gestão financeira?

  • Não registrar o saldo do caixa de forma correta. É preciso ter máxima atenção ao valor do estoque e ao volume das despesas fixas e financeiras.
  • Erro na precificação dos produtos ou serviços oferecidos. Isso pode inviabilizar um negócio.
  • Perda de prazo para pagamento das contas, o que gera multa e juros, trazendo prejuízos.
  • Não analisar o estoque, fazendo compras em excesso ou, ao contrário, tendo que pagar mais por conta de prazos urgentes.
  • Desatenção com o capital de giro.
  • Opção por uma contabilidade burocrática, que atenda apenas às questões burocráticas e à legislação. A contabilidade deve servir a gestão e trabalhar pelos resultados.

O maior de todos os erros: misturar a gestão financeira empresarial e pessoal

Não tenha dúvida alguma de que um dos maiores erros cometidos por empreendedores, quando se fala em gestão financeira, é utilizar a conta bancária da empresa como se fosse sua, saldando todos os seus compromissos financeiros como se aquele dinheiro fosse seu. Mas não é, e tal comportamento pode trazer muitos prejuízos para o seu negócio.

Misturar a gestão financeira da empresa e a do empresário promove, antes de tudo, o descontrole das finanças de um e de outro. Quando não há essa distinção, o empresário simplesmente não sabe o que é seu e o que é de sua empresa. Na verdade, ele acha que tudo é seu, o que é um erro abominável.

A empresa precisa ter dinheiro em caixa para saldar seus compromissos e, em última instância, para abrir suas portas diariamente. O fluxo financeiro do negócio se perde porque se tem dinheiro na conta, o empreendedor sai pagando seus boletos, que são urgentes, como as contas de luz, de gás, de condomínio, a mensalidade da escola das crianças, a conta do supermercado, entre outras, e acaba se esquecendo das contas empresariais que irão vencer.

O não pagamento de boletos no dia do vencimento gera multa e juros, e isso não é nada bom. O prejuízo pode ser bem grande, não é verdade?

Adotando o BPO Financeiro

A verdade é que não é nada barato montar um setor específico e especializado para promover uma gestão financeira diferenciada na sua empresa. O salário de profissionais gabaritados é alto, tem os custos dos impostos e, ainda, os altos valores das licenças de softwares de apoio, que são fundamentais.

O próprio mercado sabe bem desta realidade e, por isso, adota a terceirização da gestão financeira como a melhor saída para ter acesso às melhores práticas do mercado. Trata-se do BPO Financeiro, ou seja, a terceirização da gestão financeira, uma tendência adotada por empresas de todos tamanhos e segmentos.

Ao optar pelo BPO Financeiro, a empresa pode contar com uma gestão financeira especializada, que fará toda a diferença para o negócio, a um custo muito menor e absolutamente viável. O mercado oferece as mais variadas opções de BPO Financeiro. Além disso, o empreendedor pode se dedicar exclusivamente a atividade-fim do negócio.

A opção pelo BPO Financeiro traz produtividade, eficiência, senso de urgência, boas práticas e elimina erros, além de permitir que seu negócio conte com os melhores recursos humanos e tecnológicos disponíveis no mercado. E se você já está pensando que isso não é para o seu negócio, por se tratar de uma microempresa, saiba que há inúmeras opções voltadas justamente para esse nicho de mercado.

A AM Contabilidade Online é especialista em gestão financeira e pode ajudar a alavancar o seu negócio

A AM Contabilidade Online tem expertise em gestão financeira, oferece os serviços de BPO Financeiro há muitos anos e cuida das finanças de inúmeras empresas dos mais variados ramos e tamanhos, de todo o Brasil. Certamento temos um plano que cabe no seu negócio, e estamos prontos para lhe oferecer as melhores condições do mercado.

Nosso time é formado por especialistas em finanças, que oferecem um atendimento proativo, individualizado e com senso de urgência. Também utilizamos softwares de ponta e as melhores práticas do mercado. Assim, você poderá ter uma gestão financeira que seja um diferencial do seu negócio e se transforme em uma vantagem competitiva, alavancando seus resultados.

Clique aqui e marque um bate papo com um de nossos especialistas. A AM Contabilidade Online está pronta para lhe oferecer todo o apoio e praticar uma gestão financeira que vai ajudar a mudar o seu negócio.

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da AM Contabilidade Online.

Muito mais do que apenas o envio de impostos e o cumprimento das obrigações: conosco, além de você encontrar soluções para o seu negócio, também pode contar sempre com nossos especialistas para o que for relacionado à contabilidade enquanto propulsora do crescimento de seu negócio.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post post

Falar com especialista agora!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Posts Relacionados

Saiba Agora Mesmo Como Encantar Clientes Blog - AM Contabilidade Online

Como encantar clientes: quais as dicas?

Conheça 5 dicas de como encantar clientes para suas atividades como representante comercial Confira, neste artigo, quais as principais dicas para conseguir encantar clientes em suas atividades como representante comercial Todos sabem que a retenção de clientes é um dos

Receita Federal Prorroga O Prazo Da Declaracao Do Imposto De Renda 2022 Blog - AM Contabilidade Online

Prorrogação IRPF 2022: entenda com aproveitar, infoprodutor

Entenda como aproveitar a prorrogação IRPF 2022 para otimizar o envio da sua declaração Infoprodutor, reunimos informações importantes, as quais vão ajudar você a aproveitar melhor a prorrogação do IRPF 2022 Você ficou sabendo que houve a prorrogação do IRPF

Conheca Os Detalhes Sobre A Lei 488665 Para Representantes Comerciais Blog - AM Contabilidade Online

Lei 4.886/65: de que você precisa saber?

Conheça os detalhes sobre a Lei 4.886/65 para representantes comerciais e o direito ao 1/12 avos que ela permite ao profissional Entender as questões pertinentes ao vínculo empregatício de um representante comercial é fundamental. Confira, neste artigo, todos os detalhes

Recomendado só para você
O Brasil é um país empreendedor por natureza. Assim como…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top