Cuidados para evitar problemas trabalhistas

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Infelizmente, costuma ser bem comum ocorrer falhas no ambiente de trabalho, que acabam gerando algum prejuízo ou algum conflito entre empregado e empresa.

Porém, existem alguns cuidados que podem, e devem ser tomados para evitar isso.

Por isso, fizemos este artigo especialmente para você!

Veja os cuidados para evitar problemas trabalhistas.

Saiba exatamente como evitar!

Tendo a intenção de evitar reclamações, a empresa tem que:

1) Manter sempre a sua relação com o seu colaborador baseado em documentos escritos e digitalizados, isso quer dizer, tudo que for combinado, seja com relação a pagamento ou não, faça de forma que esteja sempre baseado em documento escrito.
2) Em uma jornada que seja superior a 6 horas, nunca dê intervalo intrajornada que seja inferior a uma hora, pois só teria que ter a supressão de 10 minutos para se pagar toda a hora como extras.
3) Sempre faça o controle da jornada de trabalho do empregado de maneira escrita, não importando qual é o tamanho de sua empresa, se o controle de jornada for realizado de maneira manual ou mecânica, todo mês o funcionário vai ter que assinar o cartão de ponto sob pena de invalidá-lo como prova.
4) Deixe bem claro ao colaborador que ele tem direitos e obrigações. O artigo 2º da Consolidação das Leis do Trabalho – onde é considerado empregador a empresa individual ou coletiva que assume os riscos das atividades econômicas e admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço.
5) O contrato de trabalho já tem que ter uma previsão de punição no caso de faltas injustificadas de maneira gradativa, se iniciando pela advertência, suspeição e por, finalmente, a dispensa por justa causa por dissidia se o contrato de trabalho já tiver em curso um regulamento interno com entrega de uma via com confirmação de recebimento a cada funcionário pode suprir a lacuna.
6) A empresa também deve fazer o registro de todos os seus colaboradores antes de começar no trabalho e fazer exame médico admissional.
7) Cumprir a legislação trabalhista de maneira rigorosa, especialmente com relação à proteção do trabalhador (equipamentos de proteção individual, por exemplo).
8) No caso de haver contratação de estagiários, não deixar de fazer o contrato com a entidade de ensino e não extrapolar o limite de horas semanais estabelecidos.
9) Em contratos com autônomos, faça-os também por escrito, com todas as regras bem claras e, sobretudo, fazer os recolhimentos devidos à previdência social.
10) Não se esqueça de fazer o pagamento das horas extras aos colaboradores, ou ter o acordo para compensação de horas por escrito.
11) A empresa deve tratar a todos os colaboradores com o mesmo nível de cortesia e respeito.
12) Pagar todas as verbas trabalhistas em rescisão contratual.
13) Manter os registros, documentos e comprovantes de pagamento de:
 Salários;
 Férias;
 INSS;
 FGTS.
Tudo isso em boa guarda e organizado.
14) Não abusar das suspensões sem ter um motivo justo, que sejam comprovados os casos de Justa Causa, conversando muito e antes com seu contador ou advogado.
15) A empresa deve fazer o acompanhamento das novidades na área trabalhista por meio de uma consultoria.

E são essas as maneiras que tem de você evitar dores de cabeça e problemas para sua organização.

Tomando todos esses cuidados, torna-se possível deixar seus colaboradores sempre satisfeitos e sem nenhum motivo para que façam reclamações referentes a sua empresa.

Isso ainda ajuda a evitar custos que não tenham a necessidade de serem gerados para sua organização.

Lembre-se ainda que, quando você trata seu colaborador com respeito, gera uma sensação de gratidão e isso o impede de ir a Justiça, pois afinal, não tem nenhuma razão.

Qualquer dúvida é só falar com a gente!

Estamos aqui para ajudar e esclarecer!

 

[optin_box style=”12″ alignment=”center” action=”http://www.36.mktid.com//w/1eae17cHe6BAtwL0QNeb-f940b0″ method=”post” email_field=”easygoi_20″ email_default=”E-mail” email_order=”1″ integration_type=”custom” double_optin=”Y” name_field=”easygoi_19″ name_order=”0″ name_required=”Y” name_default=”Nome” opm_packages=””][optin_box_hidden][/optin_box_hidden][optin_box_code]









[/optin_box_code][optin_box_field name=”headline”][/optin_box_field][optin_box_field name=”paragraph”][/optin_box_field][optin_box_field name=”privacy”]Livre de Spam[/optin_box_field][optin_box_field name=”top_color”]undefined[/optin_box_field][optin_box_button type=”0″ button_below=”Y”]Solicitar Contato[/optin_box_button] [/optin_box]

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da AM Contabilidade Online.

Muito mais do que apenas o envio de impostos e o cumprimento das obrigações: conosco, além de você encontrar soluções para o seu negócio, também pode contar sempre com nossos especialistas para o que for relacionado à contabilidade enquanto propulsora do crescimento de seu negócio.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post post

Falar com especialista agora!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Posts Relacionados

Sem Título 1 - AM Contabilidade Online

Conheça as tabelas do Simples Nacional para 2022

Você sabia que nada menos do que 87% de todos os pequenos negócios do Brasil são optantes do Simples Nacional, segundo pesquisa do Sebrae? Essa esmagadora maioria escolheu esse regime de tributação simplificado por conta da facilidade que uma única

A EIRELI foi extinta. E agora?

Em vigor desde o dia 27 de agosto de 2021, a Lei 14.195/21 extingue, no Brasil, as Empresas Individuais de Responsabilidade Limitada (EIRELI). A partir desta data, essa natureza jurídica está extinta no Brasil. Mas, e agora? E todas as

Foto Pro Artigo - AM Contabilidade Online

Comprar um carro no CNPJ vale a pena?

Uma das perguntas mais comuns que empreendedores de todo o país nos fazem é: comprar um carro no CNPJ vale a pena? Muitos empresários nos procuram para discutir esse assunto e saber como a compra de um automóvel pela pessoa

Recomendado só para você
Você que está ingressado no ramo jurídico, precisa saber quais…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top