ISS para advogados

ISS para Advogados

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

O ISS (Imposto Sobre Serviços) veio substituir o antigo ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) e é um tributo de competência dos municípios e Distrito Federal e incide sobre a prestação de serviços.

Mas e quanto a ISS para advogados?

Como funciona essa tributação para advogados?

Todos advogados devem pagar ISS?

Bom, as empresas prestadoras de serviços e profissionais autônomos que prestam serviços devem recolher o ISS cujo cálculo leva em consideração o lucro previsto de determinada atividade e uma alíquota pré-estabelecida pela Prefeitura, e o valor deste índice varia de cidade para cidade.

Então, ainda que se tenha esses conhecimentos é muito comum surgirem dúvidas a respeito do ISS para advogados.

Aqui, vamos te explicar mais sobre esse importante assunto.

Acompanhe!

Alterações na legislação do ISS

Primeiramente é importante falarmos a respeito das alterações referentes à legislação do ISS.

Em dezembro de 2016 foi publicada a Lei Complementar 157/2016 que promoveu alterações na legislação do ISS sendo que uma das principais inovações dessa lei interfere também na tributação para advogados.


 

ISS para advogados pessoa jurídica

O ISS é recolhido através da alíquota estabelecida pelo seu município sobre o rendimento bruto de serviços da sociedade de advogados, variando entre 2% e 5% ou, em algumas regiões, por meio de valor fixo estabelecido pela Prefeitura.

ISS para advogados pessoa física

Como já citamos, o ISS é pago pelas empresas prestadoras de serviços e profissionais autônomos.

Aqueles que se encaixam no primeiro caso devem recolher ISS além dos demais impostos legais, e as empresas pagam uma alíquota sobre o valor da nota fiscal, exceto alguns decretos municipais.

Já profissionais como advogados, entre outros que trabalham como pessoa física (ou seja, sem vínculo empregatício), devem também contribuir com o ISS.

Neste caso, você deve pagar uma contribuição anual de acordo com a tabela proveniente dos serviços.

E na situação em que você advogado não esteja inscrito na prefeitura como autônomo, a contratante deverá pagar os tributos devidos realizando o pagamento do valor subtraído dos impostos correspondentes.

 

LEIA TAMBÉM:

É DEVIDO ISS SOBRE HONORÁRIO DE SUCUMBÊNCIA?

COMO MONTAR O SEU ESCRITÓRIO DIGITAL?

CONTRATAR OU TER UM ADVOGADO ASSOCIADO?

Modalidade de recolhimento do ISS

Existem três modalidades pelas quais o ISS pode ser recolhido:

  • Pelo valor estimado pela fiscalização municipal.
  • Por período mensal de acordo com a alíquota da tabela de serviços.
  • E de forma anual, contribuindo com um valor fixo de acordo com cada atividade desempenhada.

Vale ressaltar que, por ser um tributo de ordem municipal, as regras e alíquotas do ISS para advogados variam de município para o outro, por isso, além das informações mencionadas é importante conhecer a legislação específica do seu município sobre este tema.

Existe isenção de ISS?

Depende do município, mas há caso previsto de isenção e até mesmo de redução de alíquota do ISS.

Porém, há uma situação prevista em todo o território nacional que é a não incidência do imposto em exportações de serviços para o exterior, como é o caso de uma consultoria que atende a um cliente fora do país.

Agora que você sabe mais sobre como funciona o ISS para advogados, atente-se ao que está pagando e, em caso de divergências, faça as alterações precisas e regularize sua situação.

E se você precisa de ajuda quanto à tributação para advogados, fale conosco, temos assessoria contábil para advogados e atuamos em todo Brasil para te tornar forte e sustentável neste mercado.

Será um prazer falar com você!

Um forte abraço.

WhatsApp AM contabilidade Online

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da AM Contabilidade Online.

Muito mais do que apenas o envio de impostos e o cumprimento das obrigações: conosco, além de você encontrar soluções para o seu negócio, também pode contar sempre com nossos especialistas para o que for relacionado à contabilidade enquanto propulsora do crescimento de seu negócio.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Falar com especialista agora!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Posts Relacionados

Screenshot 196 - AM Contabilidade Online

Vale a pena pedir um empréstimo para abrir uma empresa?

Você tem uma excelente ideia para empreender ou identificou uma oportunidade de negócio imperdível. Também tem coragem de se aventurar no mundo dos negócios, porque tem sangue de empreendedor correndo em suas veias. Tudo ok, mas e o capital para

Screenshot 187 - AM Contabilidade Online

Como abrir uma empresa em São Paulo?

Se você pensa em empreender na maior cidade da América Latina, precisará saber como abrir uma empresa em São Paulo. É a cidade mais populosa de todo o hemisfério sul, um gigante da economia e das finanças do Brasil e

Entenda A Importancia De Regularizar O Cnpj E Quais Os Passos Para Realizar Esse Procedimento Blog (1) - AM Contabilidade Online

Como regularizar CNPJ inapto?

Saiba o que você precisa para regularizar CNPJ inapto Evite problemas sérios, conheça a importância e os meios de realizar a regularização de seu CNPJ inapto O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, mais conhecido como CNPJ, é o documento mais

Screenshot 172 - AM Contabilidade Online

Você sabe como administrar uma pequena empresa?

Quem tem o empreendedorismo na veia sonha em abrir o seu próprio negócio. Isso significa a possibilidade de prosperar mais, de fazer o que se gosta e de não mais precisar prestar contas para um chefe ou para o patrão.

Screenshot 157 - AM Contabilidade Online

Como abrir uma empresa em Campo Grande (MS)?

Campo Grande é uma das cidades mais fáceis e baratas para abrir uma empresa. O empreendedorismo é estimulado pela prefeitura, que abre as portas para aqueles que ali querem investir. Mas a capital do Mato Grosso do Sul oferece muito

Recomendado só para você
Se você é empreendedor e deseja começar investindo no segmento…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top