O que ocorre quando um profissional atua de forma irregular no setor de representação comercial?

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

 

O que acontece quando um profissional atua de forma irregular no setor de representação comercial? Muitos empreendedores do ramo têm essa dúvida comum.

Eu sou Anderson Maisse e hoje vou te falar da importância de se formalizar.

Muitos profissionais e muitas empresas trabalham de forma irregular como representantes, mas você sabia que fora o risco de ser pego pelo FISCO, o profissional que atua de forma irregular não tem direito aos benefícios como auxílio doença ou aposentadoria?

Poucas pessoas se preocupam com essa questão, mas esses apoios dão maior segurança, sendo assim, ela é de vital importância.

O representante comercial estando em inconformidade com a legalidade e exigências fiscais, fica sujeito a pagar juros, multas e 27,5% de imposto de renda. Já se tivesse ao seu lado um contador especializado, poderia pagar menos de 1/3 desse valor.

O profissional autônomo muitas vezes acredita que ficando de forma irregular estará economizando, porém, o prejuízo sempre tende a ser maior, nós da AM Contabilidade, entendemos perfeitamente o que você pensa e os medos que você tem, mas não se preocupe, nossa equipe é especializada em empresas de representação, além de ajudar nosso cliente a proteger o patrimônio, nós conseguimos em muitos casos reduzir em até 60% os gastos com impostos, tudo de acordo com a regulamentação da categoria.

Sem problemas para exercer suas funções

É de vital importância prestar contas de forma legal a Receita Federal Brasileira. De acordo com o que é prelecionado na Lei 4.886/65 do Representante Comercial, o profissional pode atuar, seja como pessoa jurídica ou física.

Nas duas possibilidades, deverá, no entanto, possuir registro na entidade de sua classe, conforme Lei.

A ausência de regularidade fiscal, tributária e legal perante a atuação do representante comercial traz prejuízos.

Caso o profissional atuante com representação comercial não atue em conformidade, poderá inclusive, PERDER o direito de atuar com a profissão, além de ter problemas com a Receita Federal Brasileira, perdendo até mesmo a confiança de clientes.

E quais são as obrigações do representante?

  • O representante deverá cumprir com todas as metas estabelecidas em contrato.
  • O representante precisa angariar negócios e proceder de forma correta em favor do representado.
  • Deverá emitir nota fiscal conforme demanda.
  • Deverá abrir empresa como representação comercial, em alguns casos.

Recolhimento das tributações como pessoa física ou jurídica na atuação de representação comercial

Os rendimentos recebidos vão variar de acordo com o tipo de pessoa, se física ou jurídica, consequentemente a tributação e impostos variam da mesma forma, por isso a importância de ter uma consultoria contábil ao favor do seu negócio.

Nos recebimentos de serviços prestados para PJ, a empresa que se torna a contratante é responsável por pagar INSS e IRPF.

Se o representante estiver enquadrado com pessoa física, é necessário consultar na prefeitura municipal a localização do cadastro como contribuinte de tributos mercantis (esses casos envolvem o trabalho sem relação de emprego), nossa consultoria contábil pode te ajudar com isso!

O representante comercial pode se registrar em diferentes tipos de regimes, nesse caso, mais uma vez será preciso consultar um contador.

E quais são os benefícios de abrir uma empresa de representação comercial?

  • Confiança dos clientes por possuir NF.
  • Menores alíquotas e impostos de acordo com as instruções contábeis.
  • Aposentadoria
  • Proteção contra acidentes – seguridade social e empresarial (você nunca sabe se sofrerá um acidente e terá que se ausentar do trabalho por algum tempo).

Portanto, fale conosco e nós te auxiliaremos na abertura de sua empresa de representação comercial, pois te ajudaremos com o menor imposto sobre o lucro.

Saber se representação comercial como pessoa física, ou se como MEI, Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real, fará com que você tenha mais sucesso, mais lucro e faça BONS NEGÓCIOS!

Entre em contato!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da AM Contabilidade Online.

Muito mais do que apenas o envio de impostos e o cumprimento das obrigações: conosco, além de você encontrar soluções para o seu negócio, também pode contar sempre com nossos especialistas para o que for relacionado à contabilidade enquanto propulsora do crescimento de seu negócio.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post post

Falar com especialista agora!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Posts Relacionados

Sem Título 1 - AM Contabilidade Online

Conheça as tabelas do Simples Nacional para 2022

Você sabia que nada menos do que 87% de todos os pequenos negócios do Brasil são optantes do Simples Nacional, segundo pesquisa do Sebrae? Essa esmagadora maioria escolheu esse regime de tributação simplificado por conta da facilidade que uma única

A EIRELI foi extinta. E agora?

Em vigor desde o dia 27 de agosto de 2021, a Lei 14.195/21 extingue, no Brasil, as Empresas Individuais de Responsabilidade Limitada (EIRELI). A partir desta data, essa natureza jurídica está extinta no Brasil. Mas, e agora? E todas as

Foto Pro Artigo - AM Contabilidade Online

Comprar um carro no CNPJ vale a pena?

Uma das perguntas mais comuns que empreendedores de todo o país nos fazem é: comprar um carro no CNPJ vale a pena? Muitos empresários nos procuram para discutir esse assunto e saber como a compra de um automóvel pela pessoa

Recomendado só para você
Olá, eu sou Anderson Maisse da AM CONTABILIDADE online, e…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top