O que uma empresa do Simples deve pagar?

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

O que uma empresa do Simples deve pagar? Quais são os impostos? Para que servem?

Um regime de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos que é fácil de executar, mas que constantemente levanta dúvidas de empreendedores é – o Simples Nacional.

Sim; este regime ainda gera dúvidas do tipo:

  • O que uma empresa do Simples deve pagar?
  • Quais são os impostos do Simples Nacional?
  • Para que servem estes impostos?

É fato que o Simples foi criado pela Lei Geral para simplificar sua vida de empreendedor de pequeno porte, pois este unifica oito impostos em um único boleto e também reduz a carga tributária.

Os 08 (oito) impostos do Simples Nacional

impostos do simples nacional

De todas as opções de regimes tributários existentes no Brasil, o Simples Nacional é a melhor alternativa para pequenas empresa sendo que foi criado e exatamente para negócios com receita bruta de até 4,8 milhões de reais.

Ademais, com o Simples os empreendimentos de pequeno porte passaram a pagar mensalmente um boleto com valor fixo que unifica todos os impostos.

Tal unificação ocorre através do DAS (Documentos de Arrecadação do Simples Nacional) que é o responsável pela distribuição automática dos impostos para as contas:

  • Dos municípios.
  • Dos estados.
  • E da união.

No que tange aos impostos referentes ao Simples, as empresas precisam pagar 8 deles cujas taxas variam de acordo com o anexo em que estão enquadradas.

Para você entender melhor o que uma empresa do Simples deve pagar, quais são os impostos do Simples Nacional e para que servem, veja a seguir:

 

  • IRPJ – Imposto de Renda de Pessoa Jurídica

 

O IRPJ é um dos impostos do Simples Nacional que possui alíquotas diferentes tanto por atividade quanto por faixa de faturamento.

  • Serviços – 0,16% a 6,12%.
  • Indústria e comércio – 0,27% a 0,54%.
  • Locações de bens imóveis – 0,48% a 0,81%.

Vale lembrar que qualquer pessoa jurídica ou física que realiza operações nas quais o imposto é recolhido na fonte deve fazer a Dirf (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte), isto inclui condomínios, sindicatos, órgãos públicos, etc.

 

  • CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido

 

Destinada para a contribuição social, a CSLL é recolhida juntamente com outros impostos do Simples Nacional.

  • As empresas prestadoras de serviços pagam de 1,22% a 2,53% de CSLL.
  • As da indústria e comércio têm alíquotas de 0,27% a 0,54%.
  • E as locações de imóveis recolhem entre 0,43% e 0,79% do faturamento bruto.
  • PIS/PASEP – Programa de Integração Social/Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público

 

 

Estes programas são benefícios pagos mensalmente sobre o faturamento da empresa ou folha de pagamento para o trabalhador do setor público e de empresa privada.

No comércio e na indústria, os inscritos no Simples Nacional pagam uma alíquota que pode chegar a 0,38% e a 0,58% para serviços e as locações de imóveis recolhem entre 0,35% e 0,57%.

 

  • Cofins – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social

 

Já o Cofins é destinado para fundos de previdência e assistência social e da saúde pública sendo cobrado de todas as atividades.

  • As alíquotas para indústria e comércio são de 0,86% a 1,6%.
  • Prestadoras de serviços pagam de 1,28% a 2,63%.
  • A locação de bens imóveis recolhe entre 1,42% a 2,42%.
  • IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados

 

 

O IPI é um dos 08 impostos do Simples que é cobrado somente da indústria e sua alíquota é fixada em 0,5%.

 

  • ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços

 

Sempre que há movimentação de produtos entre as unidades federativas é cobrado este imposto estadual – ICMS.

O ICMS é cobrado junto ao comércio e a indústria e suas alíquotas variam de 1,25% a 3,95% dependendo da faixa de faturamento da empresa.

 

  • CPP – Contribuição Patronal Previdenciária

 

Este é um encargo trabalhista que é uma das fontes de custeio do INSS. Sua alíquota fica entre 4% e 7,83% para serviços e entre 2,75% e 4,6% para comércio e indústria.

 

  • ISS – Imposto sobre Serviços

 

O ISS é um imposto municipal cujas regras para pagamento variam de acordo com cada município e a alíquota pode chegar a 5%, dependendo do valor apurado no exercício.

Impostos anuais e mensais do Simples Nacional

No Simples, sua empresa paga mensalmente todos esses oito tributos em um único documento de arrecadação.

O que é DARF

É o Documento de Arrecadação de Receitas Federais utilizado pelo Ministério da Fazenda e Receita Federal como instrumento de cobrança dos contribuintes no pagamento dos tributos.

No entanto, são divididos em dois sendo:

  • DARF Simples – com a lei do Simples Nacional este foi substituído pelo DAS.
  • DARF Comum – este tipo de DARF é o principal meio de arrecadação de tributos de contribuinte pessoas jurídicas e físicas.

Portanto, é essencial que você tenha sua empresa organizada para não se perder às suas obrigações tributárias.

Para isso, também é muito importante você ter o apoio de uma contabilidade especializada que possa te ajudar a manter o melhor controle sobre o recolhimento de impostos, evitando prejuízos e transtornos ao seu negócio.

E então? Resta mais alguma dúvida sobre o que uma empresa do Simples deve pagar, quais são os impostos e para que servem?

Nós somos uma contabilidade especializada em aberturas de empresas e em finanças, fale conosco!

[button_1 text=”Fale%20comigo%20por%20WhatsApp” text_size=”32″ text_color=”#ffffff” text_font=”Helvetica;default” text_bold=”Y” text_letter_spacing=”0″ subtext_panel=”N” text_shadow_panel=”N” styling_width=”40″ styling_height=”15″ styling_border_color=”#000000″ styling_border_size=”0″ styling_border_radius=”6″ styling_border_opacity=”100″ styling_gradient_start_color=”#53a540″ drop_shadow_panel=”N” inset_shadow_panel=”N” align=”center” href=”https://api.whatsapp.com/send?phone=+5567998482308&text=Ol%C3%A1,%20acabei%20de%20ler%20o%20artigo%20como%20-%20O%20que%20uma%20empresa%20do%20Simples%20deve%20pagar?%20-,%20gostaria%20de%20tirar%20uma%20d%C3%BAvida”]

Um forte abraço.

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da AM Contabilidade Online.

Muito mais do que apenas o envio de impostos e o cumprimento das obrigações: conosco, além de você encontrar soluções para o seu negócio, também pode contar sempre com nossos especialistas para o que for relacionado à contabilidade enquanto propulsora do crescimento de seu negócio.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Falar com especialista agora!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Posts Relacionados

Screenshot 196 - AM Contabilidade Online

Vale a pena pedir um empréstimo para abrir uma empresa?

Você tem uma excelente ideia para empreender ou identificou uma oportunidade de negócio imperdível. Também tem coragem de se aventurar no mundo dos negócios, porque tem sangue de empreendedor correndo em suas veias. Tudo ok, mas e o capital para

Screenshot 187 - AM Contabilidade Online

Como abrir uma empresa em São Paulo?

Se você pensa em empreender na maior cidade da América Latina, precisará saber como abrir uma empresa em São Paulo. É a cidade mais populosa de todo o hemisfério sul, um gigante da economia e das finanças do Brasil e

Entenda A Importancia De Regularizar O Cnpj E Quais Os Passos Para Realizar Esse Procedimento Blog (1) - AM Contabilidade Online

Como regularizar CNPJ inapto?

Saiba o que você precisa para regularizar CNPJ inapto Evite problemas sérios, conheça a importância e os meios de realizar a regularização de seu CNPJ inapto O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, mais conhecido como CNPJ, é o documento mais

Screenshot 172 - AM Contabilidade Online

Você sabe como administrar uma pequena empresa?

Quem tem o empreendedorismo na veia sonha em abrir o seu próprio negócio. Isso significa a possibilidade de prosperar mais, de fazer o que se gosta e de não mais precisar prestar contas para um chefe ou para o patrão.

Screenshot 157 - AM Contabilidade Online

Como abrir uma empresa em Campo Grande (MS)?

Campo Grande é uma das cidades mais fáceis e baratas para abrir uma empresa. O empreendedorismo é estimulado pela prefeitura, que abre as portas para aqueles que ali querem investir. Mas a capital do Mato Grosso do Sul oferece muito

Recomendado só para você
No Brasil a legislação tributária é muito complexa, porém por…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top