Um pensamento bastante recorrente entre nós brasileiros é o de não ter mais patrão e abrir o próprio negócio.
E muitos tiram suas ideias do papel, e, finalmente, conseguem colocar o sonho em prática!
Só para você ter uma ideia:
- De acordo com a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) houve um aumento de 977 mil trabalhadores atuando por conta própria no primeiro trimestre de 2018; comparando com o mesmo período de 2017.
- O emprego formal com carteira assinada atingiu em fevereiro desse ano o menor nível desde 2012.
- E este mesmo estudo mostrou que o empreendedorismo é muito forte na economia brasileira.
Então aí vai uma reflexão – desemprego em alta, economia se reerguendo aos poucos e o número de empreendedores crescendo.
Como será o empreendedorismo em 2019?
Bom; com uma economia em crescimento o mercado fica mais interessante e menos arriscado para quem decide empreender.
Mas muita calma nessa hora porque nem tudo são flores…
Apesar desses dados serem interessantes para você, segundo o SEBRAE 23% das empresas fecham nos primeiros anos de vida no Brasil e um dos fatores responsáveis pela não continuidade dos novos negócios envolve o planejamento antes de abrir a empresa.
Esse índice de fechamentos prematuros de empresas poderia ser bem menor se empresários tomassem certas precauções antes mesmo da abertura.
E por isso fizemos uma lista de coisas que você precisa saber antes de montar uma empresa e que deve levar em consideração na hora de montar o negócio.
Leia também:
Quanto custa a contratação de um colaborador?
Os 7 hábitos dos empreendedores de sucesso
6 Serviços de contabilidade que você precisa ter.
BPO Financeiro, a solução para empreendedores
Sua ideia é viável?
Antes de abrir uma empresa uma das primeiras coisas que você deve considerar é se o seu projeto é viável, ou seja, você precisa fazer uma pesquisa de mercado.
Este é um quesito que muitos deixam de lado apesar de ser extremamente importante!
Nessa etapa, você precisa deixar a emoção de lado para checar se aquilo que você pretende oferecer vai realmente atender as necessidades de seus futuros clientes.
Outra dica é você conhecer os preços e serviços praticados pela concorrência, pois assim você consegue determinar qual será seu diferencial no mercado que pretende atuar.
E quanto mais informações você obter nesta etapa, melhor.
Conheça bem seu cliente
Dominar o serviço e conhecer seu produto é fundamental, mas muitos empreendedores ficam focados apenas nesta questão e não se atentam a outro aspecto tão importante quanto – conhecer bem seu cliente.
Agora pare e pense: de que vai adiantar possuir um produto revolucionário ou um serviço exclusivo e único se ele não tem mercado?
Então é importante que você faça uma rica pesquisa e conheça seu mercado antes de investir tempo e dinheiro na abertura de sua empresa.
Capital inicial
Já ter definido o capital inicial de sua empresa levando em consideração todos os recursos essenciais para dar início às atividades é primordial.
Outra forma de evitar futuras dores de cabeça é você manter um capital de giro para as despesas dos primeiros meses, vez que nem sempre a lucratividade nesse início é alta o suficiente.
Recomendamos também que antes de começar a empresa você tenha uma reserva de contingência para não ser pego desprevenido.
Outras despesas extremamente importantes para você levar em consideração é a carga tributária que irá recair sobre seu negócio.
Tenha ajuda especializada
Certamente é muito mais difícil, senão impossível, um negócio dar certo contando apenas com seus próprios esforços.
O nascer de uma empresa pede que você enquanto empreendedor esteja protegido em todas as frentes que possam gerar problemas e dúvidas.
É preciso contar com a ajuda de um serviço especializado de contabilidade para você abrir uma empresa, assim como é muito importante estar protegido(a) juridicamente, entre outros aspectos que se apresentam no decorrer de sua jornada empreendedora.
E se você precisa de ajuda para abrir uma empresa, fale conosco, temos assessoria contábil para abertura de empresas e atuamos em todo Brasil para te tornar forte e sustentável neste mercado.
Conheça-nos!
Um forte abraço.