Otimização de tempo: veja como ela pode ajudar você!

Passo A Passo De Uma Otimizacao De Tempo Bem Feita E Lucrativa Blog - AM Contabilidade Online

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Passo a passo de uma otimização de tempo bem-feita e lucrativa

Organizar as tarefas e investir na otimização do tempo é fundamental para promover uma gestão eficiente em sua empresa. Leia o nosso artigo e entenda mais sobre o assunto.

Muito frequentemente, ouvimos expressões como: “queria que o dia tivesse mais de 24 horas” ou “queria que a semana tivesse mais de 7 dias para que eu conseguisse dar conta das coisas que preciso fazer”. 

Todos nós temos problema em conseguir gerenciar o nosso tempo para efetuar todas as tarefas relacionadas ao trabalho e até ao lazer.

E, com isso, estamos sempre buscando formas de fazer uma otimização de tempo,  principalmente quando essa otimização está ligada ao nosso ambiente de trabalho. 

Pois, como se diz popularmente, tempo é dinheiro, e se você está utilizando bem esse tempo, poderá render mais e, com isso, obter uma maior competitividade e valorização no mercado.

Pensando nisso, apresentamos, neste artigo, o passo a passo de uma otimização de tempo de sucesso. Confira!

Passo a passo para uma otimização de tempo de sucesso

A otimização do tempo  é uma forma de criar condições mais favoráveis para executar determinada tarefa. 

Sendo assim, iremos listar aqui alguns fatores que podem te auxiliar na hora de aproveitar melhor o tempo, são eles: 

  • planejamento;
  • estabelecer metas;
  • organizar-se;
  • aprender a delegar;
  • saber dizer não.

1. Planejamento

O primeiro item da lista para se otimizar o tempo é o planejamento, sem ele, as etapas seguintes não conseguirão se manter.

Ele pode ser diário ou semanal, dependendo do seu fluxo de trabalho e da quantidade de demandas.

É preciso definir as tarefas prioritárias e secundárias e estabelecer um prazo para efetuar cada uma delas.

As tarefas prioritárias são aquelas demandas mais urgentes e que precisam de uma solução. Sendo assim, elas devem ser realizadas primeiro.

As demandas secundárias, por sua vez, podem ser feitas ao longo do dia, não havendo problema caso você não consiga terminá-las no mesmo dia, precisando deixá-las para o dia seguinte.

2. Estabelecer Metas 

É preciso definir as metas da empresa, ou seja, algo que se deseja alcançar em um determinado tempo, assim como o que é necessário para conquistá-lo.

Como, por exemplo: diminuir os custos de produção em 10% nos próximos 7 meses, e o que será necessário para conseguir.

Essa definição de metas auxilia no controle e na organização do tempo, em seguida, deve-se efetuar um cronograma. 

Nele, iremos adicionar o tempo necessário para realizar atividades comuns ao dia a dia, como: 

  • ler e responder emails;
  • reuniões;
  • emissão de relatórios;
  • atendimento ao público e fornecedores.

Naturalmente, essa ordem e o tempo estabelecido podem acabar variando conforme o dia, mas possuir uma previsão estabelecida, irá ajudar na otimização do tempo.

3. Organizar-se

Manter as suas coisas organizadas, tanto em sua mesa de trabalho quanto no seu computador, além de dar uma melhor impressão para quem olha, ajuda, e muito, na otimização do tempo.

Procure deixar a sua mesa apenas com os materiais realmente necessários, como: computadores, telefone fixo, canetas e calculadora. Procure deixar o celular guardado, evitando utilizá-lo durante o trabalho.

Faça o mesmo com as suas gavetas ou armários, separe os espaços para cada departamento. Se possível, guarde os relatórios em pastas etiquetadas com os nomes de identificação, para encontrá-los mais facilmente.

O mesmo vale para o seu computador! Salvar vários arquivos na sua área de trabalho, além de poluir visualmente a sua tela inicial, faz com que seja difícil encontrar algum arquivo que a pessoa precise.

Então, passe a organizar seus arquivos em pastas separadas por assuntos específicos, e caso haja vários documentos com o mesmo nome, como, por exemplo, notas fiscais, procure colocar o nome da empresa primeiro, assim, os documentos ficarão organizados por ordem alfabética.

4. Delegar

Muitas vezes, para os empresários que trabalham com a gestão de empresas, é difícil abrir mão do controle e, por isso, muitos gestores tentam fazer muito mais coisas do que a sua capacidade permite. Essa situação ocorre, principalmente, por medo de confiar nas outras pessoas.

Mas aprender a delegar é uma função essencial para o crescimento da empresa, pois, assim, você poderá se dedicar a assuntos que sejam mais urgentes e importantes, e que realmente dependam apenas do seu conhecimento.

Para isso, é preciso contar uma equipe capacitada, para que essas pessoas possam dar seguimento ao que for delegado e, quem sabe, até dar uma nova visão para alguns problemas da organização.

Mas lembre-se que apesar de ser fundamental aprender a delegar as tarefas, também é fundamental saber colaborar com os demais, principalmente em problemas de difícil solução. Afinal, duas cabeças pensam melhor do que uma.

5. Saber dizer não

Podemos afirmar que essa é uma das maiores formas de procrastinação nas tarefas e que impede o sucesso da otimização do tempo.

Durante o dia, muitas demandas que não se referem a você acabam interferindo naquele planejamento e organização que já haviam sido feitos anteriormente. 

Convites para reuniões urgentes, pessoas que precisam de ajuda para resolver um determinado problema ou, até mesmo, alguém que te chama para tomar um café.

Você precisa aprender que se isso for atrapalhar o seu trabalho e te impedir de atingir as metas da empresa, não há nada de errado em dizer não. 

Você precisa aprender a fazer isso de vez em quando, mesmo que algumas pessoas não gostem desta atitude. Isso poderá fazer diferença em questões importantes da empresa.

Contrate os profissionais especializados da AM Contabilidade Online para realizar as tarefas burocráticas da sua empresa e te ajudar a otimizar o tempo

Trouxemos aqui uma série de dicas para que seja possível otimizar o tempo dentro de sua empresa, como um melhor planejamento das ações, estabelecimento de metas a cumprir, organização de seu espaço de trabalho, delegação de funções, e aprender a dizer não para aqueles que podem vir a atrapalhar o seu trabalho.

Durante todo esse período de organização, é preciso definir um período de pausa durante o dia, algo programado, como uma pausa para um café, para que você possa arejar a cabeça e até ter novas ideias.

As tarefas burocráticas também precisam ser executadas e, por demandarem tempo, é preciso contratar profissionais especializados para te auxiliar nesse processo. Assim, você terá maior disposição para cuidar da gestão do seu negócio. 

A AM Contabilidade Online é a solução que você precisa para cuidar da parte contábil e burocrática da sua empresa. Clique no ícone do WhatsApp e conheça as nossas soluções para os mais diferentes tipos de empresários.

Contratar um profissional para me auxiliar a otimizar o tempo dos processos em minha empresa!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da AM Contabilidade Online.

Muito mais do que apenas o envio de impostos e o cumprimento das obrigações: conosco, além de você encontrar soluções para o seu negócio, também pode contar sempre com nossos especialistas para o que for relacionado à contabilidade enquanto propulsora do crescimento de seu negócio.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

5/5 - (1 vote)
Summary
Otimização de tempo: veja como ela pode ajudar você!
Article Name
Otimização de tempo: veja como ela pode ajudar você!
Description
Leia nosso artigo e confira o passo a passo de uma otimização de tempo bem-feita e lucrativa e tenha mais sucesso em sua empresa.
Author
Publisher Name
AM Contabilidade Online
Publisher Logo

Falar com especialista agora!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Posts Relacionados

Saiba Agora Mesmo Como Encantar Clientes Blog - AM Contabilidade Online

Como encantar clientes: quais as dicas?

Conheça 5 dicas de como encantar clientes para suas atividades como representante comercial Confira, neste artigo, quais as principais dicas para conseguir encantar clientes em suas atividades como representante comercial Todos sabem que a retenção de clientes é um dos

Receita Federal Prorroga O Prazo Da Declaracao Do Imposto De Renda 2022 Blog - AM Contabilidade Online

Prorrogação IRPF 2022: entenda com aproveitar, infoprodutor

Entenda como aproveitar a prorrogação IRPF 2022 para otimizar o envio da sua declaração Infoprodutor, reunimos informações importantes, as quais vão ajudar você a aproveitar melhor a prorrogação do IRPF 2022 Você ficou sabendo que houve a prorrogação do IRPF

Conheca Os Detalhes Sobre A Lei 488665 Para Representantes Comerciais Blog - AM Contabilidade Online

Lei 4.886/65: de que você precisa saber?

Conheça os detalhes sobre a Lei 4.886/65 para representantes comerciais e o direito ao 1/12 avos que ela permite ao profissional Entender as questões pertinentes ao vínculo empregatício de um representante comercial é fundamental. Confira, neste artigo, todos os detalhes

Recomendado só para você
O Brasil contabiliza, hoje, mais de 13,3 milhões de microempreendedores…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top