Representante comercial: quanto se paga de imposto?

Quanto Paga De Imposto Um Representante Comercial Descubra Agora Blog - AM Contabilidade Online

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Saiba quanto um representante comercial paga de imposto

Conhecer quais as tributações pagas faz com que você, representante comercial, evite problemas com a Receita Federal ao comprovar os seus rendimentos

Ao abrir uma empresa, todo empreendedor passa pelo momento de definição sobre o enquadramento tributário pelo qual irá optar, afinal escolher o regime tributário ideal pode favorecer a sua rotina.

Entretanto, nem todos possuem o devido conhecimento sobre o tema e, consequentemente, ficam sem saber quais impostos precisam ser pagos, assim como quanto se paga de imposto em um total.

Por conta disso, nós, da AM Contabilidade, abordaremos, no decorrer deste artigo, todas as informações importantes para que você saiba quanto paga de imposto um representante comercial, bem como quais são os tributos cobrados.

Dessa maneira, esperamos que siga conosco até o final para que possa tirar todas as suas dúvidas sobre o tema, bem como esperamos que faça uma ótima leitura!

Vamos ao que interessa!

Quanto um representante comercial paga de imposto?

Primeiramente, antes mesmo de se preocupar com o valor pago de impostos por um representante comercial, é preciso conhecer quais são os tributos pagos por esses profissionais.

Diante disso, especificaremos as tributações dentro de cada regime existente em nosso país, sendo eles: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional.

Impostos pagos no Lucro Real

O representante comercial enquadrado no regime tributário do Lucro Real paga os seguintes impostos:

  • Sobre o lucro: Imposto de Renda Pessoa Jurídica (15%) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (9%);
  • Sobre o faturamento: PIS e Cofins não cumulativos, sendo 1,65% e 7,60% respectivamente, e Imposto sobre Serviço, a depender do munícipio, variando entre 2% e 5%;
  • Sobre a folha de pagamento: INSS sobre pró-labore, salários de empregados e demais pagamentos (20%), contribuição a terceiros junto ao INSS (5,8%) e SAT junto ao INSS (variando de 1% a 3%).

Impostos pagos no Lucro Presumido

Já no Lucro Presumido, com taxas não cobradas sobre o lucro, o representante comercial paga os seguintes impostos:

  • Sobre o faturamento: IRPJ (4,8%), CSLL (2,88%), Cofins (3%), PIS (0,65%) e ISS (variando entre 2% a 5%);
  • Sobre a folha de pagamento: assim como no Lucro Real, são pagos INSS sobre pró-labore, salários de empregados e demais pagamentos (20%), contribuição a terceiros junto ao INSS (5,8%) e SAT junto ao INSS (variando de 1% a 3%).

Podemos dizer que, ao optar pelo Lucro Presumido, o representante comercial pagará uma porcentagem variável de 13,33% a 16,33% sobre seu faturamento.

Impostos pagos no Simples Nacional

Por sua vez, ao optar pelo regime tributário do Simples Nacional, o representante comercial deverá pagar seus impostos, sejam eles federais ou municipais, assim como a contribuição previdenciária em guia única.

Todavia, não existe alíquota única para as empresas. Sendo assim, é preciso descobrir em qual tabela sua empresa pode se enquadrar – ou os chamados Anexos do Simples Nacional.

Diante desse cenário, você, representante comercial, verifica em que faixa de faturamento está enquadrado para que, consequentemente, encontre a alíquota do imposto a ser calculada.

Dentre os Anexos existentes, os que podem ser aplicados à atividade de representante comercial são o III e o V. Ambos os enquadramentos, seja em qualquer um dos dois anexos, dependerão do fator R da empresa.

O que significa o fator “R” de uma empresa

De maneira direta, o fator R trata-se de uma fórmula para calcular o quanto a empresa utiliza de mão de obra.

É calculado com base na seguinte fórmula:

Fator R = folha de salários incluídos encargos (12 meses) / receita bruta

Impostos pagos por representante comercial autônomo

Além das circunstâncias apresentadas acima, existem, também, as considerações para aqueles que optarem por exercer suas atividades de forma autônoma.

Sendo assim, aquele que escolher por essa forma de trabalho recebe suas comissões através do Recibo de Pagamento Autônomo (RPA), no qual são descontadas, na fonte, as tributações referentes a:

  • ISS, variante entre 2% a 5%;
  • INSS: 11% (limitado ao teto);
  • IRRF, de acordo com a tabela atualizada.

Dessa maneira, podemos perceber que as burocracias e as complexidades que envolvem os tributos pagos por um representante comercial são diversas, o que torna imprescindível o suporte de um profissional contábil com expertise em sua área de atuação.

Contabilidade especializada para representante comercial

Obter profissionais contábeis com a devida expertise é fundamental para que você, representante comercial, tenha maior segurança, tranquilidade e para que, consequentemente, tome as decisões corretas sobre todas as questões administrativas.

Além disso, contar com esse suporte se faz essencial para que se tenha as devidas orientações quanto a questões como, por exemplo, impostos a serem pagos.

Aliás, ao falarmos de impostos, certamente, já são criados alguns questionamentos…

Diante disso, a AM Contabilidade, especialista em serviços contábeis, dispõe de um serviço contábil com profissionais experientes e com o devido conhecimento quanto ao seu nicho de atuação.

Desse modo, cuidaremos de todas as burocracias e de todas as complexidades existentes, sempre de maneira ágil e eficiente. Com isso, as exigências que você, representante comercial, precisa cumprir estarão em boas mãos e sob cuidado de profissionais altamente capacitados.

O suporte contábil, inclusive, pode assegurar diversas vantagens para a sua rotina. São elas:

  • Redução tributária;
  • BPO Financeiro;
  • Maior satisfação;
  • Atendimento personalizado; entre outros.

É notório o quanto contar com o apoio adequado pode facilitar a rotina de sua empresa e melhorar significativamente a sua gestão…

Por conta disso é que nós, da AM Contabilidade, aguardamos pelo seu contato para que possamos dar início a uma parceria de sucesso e que gere ótimos resultados.

Estamos prontos para auxiliar você em todas as questões tributárias de seu dia a dia e para prestar o suporte correto quanto a tudo o que estiver relacionado aos seus impostos.

Conte com a AM Contabilidade

Para contar com o serviço de contabilidade para representante comercial da AM Contabilidade e para obter maior segurança sobre os impostos que precisam ser pagos pela realização de suas atividades, entre em contato agora mesmo.

Basta clicar no ícone do WhatsApp localizado no canto direito da tela e, em seguida, você será direcionado ao nosso contato em seu aplicativo.

Caso prefira, pode escolher o meio de comunicação que considerar mais viável na aba de “Contato” em nosso website.

Sendo assim, não perca tempo e fale com nossos especialistas agora mesmo!

Estamos esperando por você!

CLIQUE AQUI E TENHA UMA GESTÃO TRIBUTÁRIA EFICIENTE!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da AM Contabilidade Online.

Muito mais do que apenas o envio de impostos e o cumprimento das obrigações: conosco, além de você encontrar soluções para o seu negócio, também pode contar sempre com nossos especialistas para o que for relacionado à contabilidade enquanto propulsora do crescimento de seu negócio.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

5/5 - (1 vote)
Summary
Representante comercial: quanto se paga de imposto?
Article Name
Representante comercial: quanto se paga de imposto?
Description
Saiba quanto um representante comercial paga de imposto. Leia nosso post e entenda sobre as tributações obrigatórias.
Author
Publisher Name
AM Contabilidade
Publisher Logo

Falar com especialista agora!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Posts Relacionados

Saiba Agora Mesmo Como Encantar Clientes Blog - AM Contabilidade Online

Como encantar clientes: quais as dicas?

Conheça 5 dicas de como encantar clientes para suas atividades como representante comercial Confira, neste artigo, quais as principais dicas para conseguir encantar clientes em suas atividades como representante comercial Todos sabem que a retenção de clientes é um dos

Receita Federal Prorroga O Prazo Da Declaracao Do Imposto De Renda 2022 Blog - AM Contabilidade Online

Prorrogação IRPF 2022: entenda com aproveitar, infoprodutor

Entenda como aproveitar a prorrogação IRPF 2022 para otimizar o envio da sua declaração Infoprodutor, reunimos informações importantes, as quais vão ajudar você a aproveitar melhor a prorrogação do IRPF 2022 Você ficou sabendo que houve a prorrogação do IRPF

Conheca Os Detalhes Sobre A Lei 488665 Para Representantes Comerciais Blog - AM Contabilidade Online

Lei 4.886/65: de que você precisa saber?

Conheça os detalhes sobre a Lei 4.886/65 para representantes comerciais e o direito ao 1/12 avos que ela permite ao profissional Entender as questões pertinentes ao vínculo empregatício de um representante comercial é fundamental. Confira, neste artigo, todos os detalhes

Recomendado só para você
Como fazer a declaração de Imposto de Renda para representante…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top