Seja um franqueado empreendedor e não empregado da franqueadora

Contabilidade Em Goiania Min 2.png - AM Contabilidade Online

Compartilhe esse post!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Não há dúvidas de que a franquia é um modelo de negócio de sucesso no mundo inteiro. E traz muitas vantagens para ambos os lados – o franqueador e o franqueado. Não à toa, há anos que o mercado de franquias cresce sistematicamente, inclusive aqui no Brasil.

Mas o sucesso do negócio sempre vai depender do esforço e do trabalho do franqueador e do franqueado. É um erro acreditar que uma marca de sucesso, por si só, sustenta os resultados positivos por muito tempo. Não sustenta!

Não há conselho melhor do que esse, acredite: seja um franqueado empreendedor e não um empregado da franqueadora. Mas o que é, exatamente, um franqueado empreendedor? É o que a AM Contabilidade Online responde agora. Boa leitura!

Quais são as vantagens de adquirir uma franquia?

Adquirir uma franquia traz uma série de vantagens para o empreendedor, e é exatamente por isso que esse modelo de negócio é um sucesso no mundo inteiro, desde quando o franchising nasceu nos Estados Unidos, por volta de 1850, pelas mãos da Singer, fabricante de máquinas de costura. A principal delas é que permite você abrir um negócio já conhecido do público e vencedor. Por meio de uma franquia, você não precisará fazer seu negócio se tornar conhecido, o que geralmente leva um bom tempo até acontecer.

Outra vantagem muito admirada por quem procura uma franquia é a gestão testada, aprovada e padronizada. Na verdade, você até pode comprar uma franquia de um segmento sobre o qual você nada conhece, porque bastará seguir todo o manual de operação, que é sempre muito bem detalhado, para pôr o negócio para funcionar. As operações são padronizadas, e você simplesmente é obrigado a segui-las religiosamente. Além disso, o franqueador lhe dará total apoio, treinando-o e disponibilizando uma equipe para socorrê-lo nas dúvidas do dia a dia. Um telefonema, e você poderá eliminar suas dúvidas.

Por último, e não menos importante, é uma tremenda vantagem o alcance do marketing de uma franquia. Isso porque você não anunciará sozinho. Sua verba para investir em marketing se somará a verba dos demais franqueados e da franqueadora, e, assim, as ações poderão ser maiores e mais intensas. A marca será muito mais divulgada, e seu negócio se beneficiará disso, com toda a certeza.

Quanto Custa Uma Franquia - AM Contabilidade Online

A franquia é garantia de sucesso?

Com tantas vantagens assim, aliadas a uma marca que já conquistou seu espaço no mercado, fica claro que a sua franquia será um tremendo sucesso e você irá faturar muito, não? Infelizmente, não. A verdade é que no mundo do empreendedorismo, seja aqui no Brasil, nos Estados Unidos, no Japão ou na Namíbia, nada substitui o trabalho.

Não existe fórmula mágica, nem garantia de sucesso, que substitua a força do trabalho. Sua franquia pode ser uma marca de sucesso, adorada pelo público consumidor, e que garante excelentes lucros para os franqueados, mas se não for bem trabalhada, vai aumentar as estatísticas de franquias que não deram certo.

E o que significa ser bem trabalhada? É preciso atender o público com excelência, seguir o manual de operações com exatidão, não deixar faltar matéria-prima nunca e manter a equipe motivada e comprometida. E, convenhamos, tudo isso é trabalho à beça!

O franqueado é um empregado do franqueador?

Para responder essa pergunta do ponto de vista jurídico, de forma definitiva, vamos reproduzir, a seguir, o que estabelece o Artigo 1º da Lei 13.966/219, a Lei das Franquias:

  • “Esta Lei disciplina o sistema de franquia empresarial, pelo qual um franqueador autoriza por meio de contrato um franqueado a usar marcas e outros objetos de propriedade intelectual, sempre associados ao direito de produção ou distribuição exclusiva ou não exclusiva de produtos ou serviços e também ao direito de uso de métodos e sistemas de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvido ou detido pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem caracterizar relação de consumo ou vínculo empregatício em relação ao franqueado ou a seus empregados, ainda que durante o período de treinamento”.

Ou seja, você não é e jamais será um empregado do franqueador ao adquirir sua franquia.

A diferença de postura entre um franqueado empreendedor e franqueado empregado

Resolvemos esta questão do ponto de vista jurídico porque na verdade muitos franqueadores e, principalmente, franqueados têm esse sentimento de uma relação de patrão X empregado. Isso acontece por conta das regras, que são sempre estabelecidas pelo franqueador e devem ser cumpridas à risca, com possibilidade até mesmo de quebra de contrato.

Mas há toda uma diferença entre uma postura de franqueado empreendedor e franqueado empregado. O franqueado empreendedor está atento a toda operação, obedece o manual, mas o questiona propositivamente. Propõe soluções, faz questionamentos, estuda a operação. O franqueado empreendedor não se limita a cumprir as regras, ele busca entender do negócio e apoiá-lo para o seu crescimento.

Você sabia que o Big Mac, o mais famoso e principal sanduíche do McDonald’s, foi criado por um franqueado empreendedor do fast food? É verdade, e esse é um dos mais emblemáticos exemplos de que você pode ser um franqueado empreendedor!

Utilizando a contabilidade como um diferencial

Falamos aqui da necessidade de trabalhar pelo sucesso do negócio e da postura do franqueado empreendedor. Outra questão que vai colaborar muito nisso é a contabilidade. Exatamente: a contabilidade do seu negócio. Você terá uma empresa, terá empregados, é preciso contar com uma contabilidade que cuide do seu negócio, não é verdade?

Mas se esqueça daquela contabilidade burocrática, que tão somente dá conta das tarefas burocráticas e previstas em lei, como a emissão de boletos de impostos e holerites dos funcionários. Isso é coisa do passado! A Contabilidade, hoje, é analítica e voltada para a gestão e para os resultados.

Um franqueado empreendedor contrata um escritório contábil que irá somar ao negócio. Utilizará uma gestão financeira muito bem realizada e um planejamento tributário detalhado para turbinar os seus resultados. A contabilidade pode (e deve) fazer a diferença.

Sem Título 2 - AM Contabilidade Online

Turbinando a relação franqueador X franqueado

Por fim, é preciso pontuar que a relação entre o franqueador e o franqueado não deve se estabelecer por apenas uma via. É um erro manter uma postura passiva, esperando apenas as comunicações, dicas e informações do franqueador.

Um franqueado empreendedor procura o franqueador sempre que necessário, é claro. Mas também estimula a comunicação para a troca de ideias, para discutir o negócio, para fazer propostas e até mesmo para elaborar críticas, que são muito bem-vindas nesse meio quando são construtivas.

A AM Contabilidade Online é especializada em contabilidade para franqueadores e franqueados

A AM Contabilidade Online é especializada em contabilidade para franqueadores e franqueados, e atende empresas de todo o país. Utilizamos o modelo digital, onde todo o fluxo de informações e de documentos é facilitado por meio de uma plataforma digital própria, mas não abrimos mão de um atendimento humanizado e individualizado, sempre presente e ativo.

Apoiamos o seu negócio por meio de uma contabilidade voltada para a gestão e para o resultado, minuciando a gestão com informações profundas, que auxiliam na tomada de decisões gerenciais. Também realizamos uma série de serviços, como o BPO Financeiro e planejamento tributário, entre outros.

Clique aqui e fale agora com um de nossos especialistas. E saiba o que podemos fazer, juntos, pelo sucesso do seu negócio.

Veja mais conteúdos

Recomendado só para você
Tenha, de forma simples, um maior controle financeiro na sua…
Cresta Posts Box by CP
Open chat
Precisa de ajuda? 🧐