Não há dúvidas de que a franquia é um modelo de negócio de sucesso no mundo inteiro. E traz muitas vantagens para ambos os lados – o franqueador e o franqueado. Não à toa, há anos que o mercado de franquias cresce sistematicamente, inclusive aqui no Brasil.
Mas o sucesso do negócio sempre vai depender do esforço e do trabalho do franqueador e do franqueado. É um erro acreditar que uma marca de sucesso, por si só, sustenta os resultados positivos por muito tempo. Não sustenta!
Não há conselho melhor do que esse, acredite: seja um franqueado empreendedor e não um empregado da franqueadora. Mas o que é, exatamente, um franqueado empreendedor? É o que a AM Contabilidade Online responde agora. Boa leitura!
Quais são as vantagens de adquirir uma franquia?
Adquirir uma franquia traz uma série de vantagens para o empreendedor, e é exatamente por isso que esse modelo de negócio é um sucesso no mundo inteiro, desde quando o franchising nasceu nos Estados Unidos, por volta de 1850, pelas mãos da Singer, fabricante de máquinas de costura. A principal delas é que permite você abrir um negócio já conhecido do público e vencedor. Por meio de uma franquia, você não precisará fazer seu negócio se tornar conhecido, o que geralmente leva um bom tempo até acontecer.
Outra vantagem muito admirada por quem procura uma franquia é a gestão testada, aprovada e padronizada. Na verdade, você até pode comprar uma franquia de um segmento sobre o qual você nada conhece, porque bastará seguir todo o manual de operação, que é sempre muito bem detalhado, para pôr o negócio para funcionar. As operações são padronizadas, e você simplesmente é obrigado a segui-las religiosamente. Além disso, o franqueador lhe dará total apoio, treinando-o e disponibilizando uma equipe para socorrê-lo nas dúvidas do dia a dia. Um telefonema, e você poderá eliminar suas dúvidas.
Por último, e não menos importante, é uma tremenda vantagem o alcance do marketing de uma franquia. Isso porque você não anunciará sozinho. Sua verba para investir em marketing se somará a verba dos demais franqueados e da franqueadora, e, assim, as ações poderão ser maiores e mais intensas. A marca será muito mais divulgada, e seu negócio se beneficiará disso, com toda a certeza.
A franquia é garantia de sucesso?
Com tantas vantagens assim, aliadas a uma marca que já conquistou seu espaço no mercado, fica claro que a sua franquia será um tremendo sucesso e você irá faturar muito, não? Infelizmente, não. A verdade é que no mundo do empreendedorismo, seja aqui no Brasil, nos Estados Unidos, no Japão ou na Namíbia, nada substitui o trabalho.
Não existe fórmula mágica, nem garantia de sucesso, que substitua a força do trabalho. Sua franquia pode ser uma marca de sucesso, adorada pelo público consumidor, e que garante excelentes lucros para os franqueados, mas se não for bem trabalhada, vai aumentar as estatísticas de franquias que não deram certo.
E o que significa ser bem trabalhada? É preciso atender o público com excelência, seguir o manual de operações com exatidão, não deixar faltar matéria-prima nunca e manter a equipe motivada e comprometida. E, convenhamos, tudo isso é trabalho à beça!
O franqueado é um empregado do franqueador?
Para responder essa pergunta do ponto de vista jurídico, de forma definitiva, vamos reproduzir, a seguir, o que estabelece o Artigo 1º da Lei 13.966/219, a Lei das Franquias:
- “Esta Lei disciplina o sistema de franquia empresarial, pelo qual um franqueador autoriza por meio de contrato um franqueado a usar marcas e outros objetos de propriedade intelectual, sempre associados ao direito de produção ou distribuição exclusiva ou não exclusiva de produtos ou serviços e também ao direito de uso de métodos e sistemas de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvido ou detido pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem caracterizar relação de consumo ou vínculo empregatício em relação ao franqueado ou a seus empregados, ainda que durante o período de treinamento”.
Ou seja, você não é e jamais será um empregado do franqueador ao adquirir sua franquia.
A diferença de postura entre um franqueado empreendedor e franqueado empregado
Resolvemos esta questão do ponto de vista jurídico porque na verdade muitos franqueadores e, principalmente, franqueados têm esse sentimento de uma relação de patrão X empregado. Isso acontece por conta das regras, que são sempre estabelecidas pelo franqueador e devem ser cumpridas à risca, com possibilidade até mesmo de quebra de contrato.
Mas há toda uma diferença entre uma postura de franqueado empreendedor e franqueado empregado. O franqueado empreendedor está atento a toda operação, obedece o manual, mas o questiona propositivamente. Propõe soluções, faz questionamentos, estuda a operação. O franqueado empreendedor não se limita a cumprir as regras, ele busca entender do negócio e apoiá-lo para o seu crescimento.
Você sabia que o Big Mac, o mais famoso e principal sanduíche do McDonald’s, foi criado por um franqueado empreendedor do fast food? É verdade, e esse é um dos mais emblemáticos exemplos de que você pode ser um franqueado empreendedor!
Utilizando a contabilidade como um diferencial
Falamos aqui da necessidade de trabalhar pelo sucesso do negócio e da postura do franqueado empreendedor. Outra questão que vai colaborar muito nisso é a contabilidade. Exatamente: a contabilidade do seu negócio. Você terá uma empresa, terá empregados, é preciso contar com uma contabilidade que cuide do seu negócio, não é verdade?
Mas se esqueça daquela contabilidade burocrática, que tão somente dá conta das tarefas burocráticas e previstas em lei, como a emissão de boletos de impostos e holerites dos funcionários. Isso é coisa do passado! A Contabilidade, hoje, é analítica e voltada para a gestão e para os resultados.
Um franqueado empreendedor contrata um escritório contábil que irá somar ao negócio. Utilizará uma gestão financeira muito bem realizada e um planejamento tributário detalhado para turbinar os seus resultados. A contabilidade pode (e deve) fazer a diferença.
Turbinando a relação franqueador X franqueado
Por fim, é preciso pontuar que a relação entre o franqueador e o franqueado não deve se estabelecer por apenas uma via. É um erro manter uma postura passiva, esperando apenas as comunicações, dicas e informações do franqueador.
Um franqueado empreendedor procura o franqueador sempre que necessário, é claro. Mas também estimula a comunicação para a troca de ideias, para discutir o negócio, para fazer propostas e até mesmo para elaborar críticas, que são muito bem-vindas nesse meio quando são construtivas.
A AM Contabilidade Online é especializada em contabilidade para franqueadores e franqueados
A AM Contabilidade Online é especializada em contabilidade para franqueadores e franqueados, e atende empresas de todo o país. Utilizamos o modelo digital, onde todo o fluxo de informações e de documentos é facilitado por meio de uma plataforma digital própria, mas não abrimos mão de um atendimento humanizado e individualizado, sempre presente e ativo.
Apoiamos o seu negócio por meio de uma contabilidade voltada para a gestão e para o resultado, minuciando a gestão com informações profundas, que auxiliam na tomada de decisões gerenciais. Também realizamos uma série de serviços, como o BPO Financeiro e planejamento tributário, entre outros.
Clique aqui e fale agora com um de nossos especialistas. E saiba o que podemos fazer, juntos, pelo sucesso do seu negócio.