10 dicas de ouro para reduzir custos na sua empresa

Pexels Fauxels 3184405 - AM Contabilidade Online

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Não tem muito tempo, as empresas praticavam altas margens de lucro e, assim, garantiam os seus bons resultados. Bastava vender bem para faturar muito. Mas isso ficou no passado! Hoje, o mercado cada vez mais competitivo e global não permite mais margens altas, e as empresas precisam vender muito e bem para alcançar seus objetivos.

Mas o que é, exatamente, “vender bem”? As empresas precisam faturar mais sem mexer muito nos preços, então precisam ser produtivas, fazendo mais por menos. Precisam produzir mais em menos tempo, precisam eliminar o desperdício e o retrabalho e, principalmente, precisam reduzir custos.

Neste conteúdo, a AM Contabilidade Online apresenta as 10 dicas de ouro para reduzir custos na sua empresa. Afinal, volume de vendas sozinho não garante mais uma boa margem de lucro líquido, e hoje sua empresa precisa ter preço, atendimento, produtividade e redução de custos. Vamos te ajudar a alcançar isso, com dicas que realmente fazem a diferença e são utilizadas por empresas de sucesso no mundo todo!

Por que sua empresa precisa reduzir custos?

A resposta é bem simples: porque sua empresa precisa ser competitiva.

O consumidor mudou muito, e já foi o tempo em que apenas exigia o melhor preço. Hoje, ele exige preço, atendimento, qualidade e, ainda mais, responsabilidade socioambiental. O consumidor atual oferece sua fidelidade, mas cobra um preço alto por isso.

Portanto, não adianta ter apenas um bom preço. Para “vender bem” sua empresa precisa ser produtiva e enxuta. Vamos explicar isso por meio de um exemplo bem prático: se você vende uma pizza por R$ 50,00, gasta 40% desse valor para produzi-la e o faz em 15 minutos, vai ter um lucro X. Mas se vende pelo mesmo preço, consegue produzi-la com 35% do valor de venda, sem perda de qualidade, e apronta o produto em 11 minutos o seu lucro será maior.

Para alcançar uma boa margem líquida de lucro (o que sobra da venda após pagar todos os custos diretos e indiretos), você precisa ser mais produtivo e reduzir custos. No exemplo da pizza, não pode desperdiçar farinha, queijo e orégano e precisa economizar gás e energia elétrica. Precisa reduzir custos para alcançar uma margem melhor e ser mais competitivo, simples assim.

É preciso ser eficiente, sempre!

Você sabe qual é o inimigo nº 1 do desperdício? Sabe qual é a melhor forma de combatê-lo? Sendo eficiente! A eficiência carrega, em sua essência, a redução de custos, a produtividade e a busca por melhores resultados.

Sua empresa precisa ser eficiente em todos os setores porque ser eficiente é trabalhar corretamente pelo lucro real. Quando um colaborador imprime um documento errado, ou mesmo desnecessariamente, não está sendo eficiente e gera desperdício. Quando o entregador de pizza não estuda o caminho para chegar ao cliente e acaba optando por uma rota maior e mais demorada, não está sendo eficiente e desperdiça gasolina e tempo.

A empresa precisa buscar a eficiência nas vendas, na entrega, na gestão de compras, na gestão financeira, no controle do estoque, nas negociações com os fornecedores e na precificação dos produtos, só para citar alguns exemplos. Toda operação em uma empresa pode gerar desperdício e custos que poderiam ser evitados. Até mesmo no cafezinho da tarde, quando compramos mais pãezinhos do que o necessário.

A contabilidade é uma ferramenta de redução de custos

Você sabia que a contabilidade pode efetivamente auxiliar sua empresa na redução de custos? Sim! Seu contador pode ser um grande aliado nessa perseguição pela redução de custos. Ele não só pode, como deve colaborar, porque tem meios para isso.

Aquela ideia da contabilidade como uma ferramenta apenas burocrática, que cumpre com as obrigações fiscais e trabalhistas, é uma ideia do passado. Hoje, a contabilidade é uma ferramenta que trabalha pelo resultado, lado a lado da gestão. Suas análises, gráficos e relatórios são fundamentais para a tomada de decisões gerenciais mais assertivas e, se não bastasse, também permite apontar desperdícios a serem combatidos.

Um planejamento tributário consistente, por exemplo, pode reduzir a carga de tributos, e é papel do contador fazer isso. Que tal conversar com ele a respeito disso já? Uma gestão financeira profunda também aponta gargalos, que, resolvidos, reduzem custos.

 

10 dicas para você reduzir custos na sua empresa

Você já entendeu perfeitamente a importância da redução de custos para o seu negócio, certo? Mas como alcançá-lo? É sobre isso que falaremos agora: as 10 dicas de ouro para reduzir custos na sua empresa.

1) Faça um planejamento financeiro contínuo

A contabilidade precisa trabalhar a favor do seu negócio. Um planejamento financeiro identifica erros, inconsistências e gargalos. Identifique, por exemplo, todos custos fixos e variáveis, e veja onde é possível promover a redução de custos.

2) Opte pela automação dos processos

Não é verdade que automatizar processos custa o olho da cara! Você encontra excelentes aplicativos gratuitos na internet, basta pesquisar. O WhatsApp, por exemplo, é uma excelente ferramenta de comunicação e é totalmente de graça, inclusive sua versão business. A automação dos processos elimina erros, retrabalho e reduz custo.

3) Opte pela terceirização

Terceirizar serviços é uma tendência no mundo inteiro, e por um motivo simples: na maior parte das vezes, sai mais barato e oferece mais qualidade. Quando a terceirização representar exatamente isso – menor custo e mais eficiência – adote-a. Um bom exemplo é a gestão financeira da sua empresa. Você gastará menos e terá mais qualidade contratando os serviços de uma contabilidade especializada, não tenha dúvidas disso.

4) Declare guerra contra o desperdício

Com foco e boa vontade, será possível diminuir a conta de luz, por exemplo. Material de escritório também é fácil de economizar, eliminando desperdícios. Estude sua operação e veja onde há desperdícios.

5) Renegociação de contratos

Seus fornecedores precisam ser parceiros. Mas isso não significa que você não pode renegociar contratos, buscando custos menores. As vezes, um contrato oferece mais do que você precisa, e isso significa desperdício de dinheiro.

6) Estabeleça metas e mensure resultados

Busque metas factíveis e desafiadoras ao mesmo tempo. As metas nos ajudam a alcançar os objetivos. Não deixe de mensurar os resultados. Toda operação precisa de metas e mensuração.

7) Produtividade é lei

Não tenha dúvidas de que a produtividade diminui custos. É preciso fazer mais e melhor, em menos tempo.

8) Tenha uma equipe comprometida

O apoio do seu time para alcançar a redução de custos é imprescindível. Sem esse comprometimento, não haverá redução de custos.

9) Capacite e treine sua equipe

Bem capacitados e treinados, os colaboradores produzem melhor!

10) Saiba identificar o que é de fato supérfluo

O supérfluo é mais do que a gente necessita, e isso é desperdício. Identifique e elimine-o.

Mais um conselho: jamais abra mão da qualidade

Estamos falando em redução de custos e como alcançá-la, mas é preciso deixar claro que sua empresa não pode abrir mão da qualidade. Lembra do exemplo da pizza? Se uma pizzaria resolve mudar o fornecedor de muçarela porque encontrou um preço bem melhor, mas de qualidade inferior, provavelmente perderá clientes por conta dessa mudança. Neste caso, a economia se transformará em prejuízo, não é verdade?

A AM Contabilidade Online pode ajudar sua empresa a reduzir custos

A AM Contabilidade Online promove uma contabilidade proativa, voltada para os resultados, que apoia a gestão e a tomada de decisões gerenciais. Uma assessoria contábil gerencial identifica oportunidades de redução de custos, e nós estamos muito atento a isso.

Adotamos o modelo de contabilidade online, por meio de uma plataforma digital própria, que traz produtividade, agilidade, senso de urgência, comodidade, segurança e redução de custos. Mas não abrimos mão de um atendimento humanizado, proativo e individualizado. Por isso somos referência no mercado.

Clique aqui e venha bater um papo conosco. Conte-nos sobre seus planos e saiba o que a AM Contabilidade Online pode fazer pelo seu negócio.

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da AM Contabilidade Online.

Muito mais do que apenas o envio de impostos e o cumprimento das obrigações: conosco, além de você encontrar soluções para o seu negócio, também pode contar sempre com nossos especialistas para o que for relacionado à contabilidade enquanto propulsora do crescimento de seu negócio.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Falar com especialista agora!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Posts Relacionados

Gestao De Cobranca Como Eliminar A Inadimplencia Blog (1) - AM Contabilidade Online

Gestão de cobrança: como eliminar a inadimplência?

Descubra como fazer uma gestão de cobrança eficiente e elimine a inadimplência. Fazer uma gestão de cobrança em seu negócio é essencial para que não haja inadimplências.  O que é, de fato, uma gestão de cobranças? Como fazer em uma

Recomendado só para você
Toda história de sucesso tem seus próprios ingredientes, mas decerto…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top