A EIRELI foi extinta. E agora?

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Em vigor desde o dia 27 de agosto de 2021, a Lei 14.195/21 extingue, no Brasil, as Empresas Individuais de Responsabilidade Limitada (EIRELI). A partir desta data, essa natureza jurídica está extinta no Brasil. Mas, e agora? E todas as empresas já constituídas como uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada? Será que você, proprietário de uma EIRELI, será prejudicado?

Não precisa ficar preocupado. A mesma Lei 14.195/21 que extinguiu a EIRELI definiu que todas as empresas constituídas com esta natureza jurídica são automaticamente transformadas em uma Sociedade Limitada Unipessoal, natureza jurídica conhecida como SLU. Mas será que isso é bom para você? Será que essa mudança trará algum problema ou alguma perda de benefício? A EIRELI foi extinta. E agora? A AM Contabilidade Online responde para você!

O que é uma empresa Eireli?

A Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, mais conhecida como EIRELI, é uma natureza jurídica muito comum no Brasil. Ela foi criada para eliminar a figura do sócio fictício. Antes dela, muitos empreendedores burlavam a obrigação da empresa ter ao menos dois proprietários convidando parentes ou amigos muito próximos, que teriam apenas 1% do capital social da empresa. O objetivo era apenas atender a legislação, e esse sócio era tão somente uma figura decorativa, sem efeitos práticos.

Com a criação da natureza jurídica EIRELI, por meio da Lei 12.441, de 11 de julho de 2011, o objetivo do Governo foi criar uma espécie de meio termo entre o empresário individual e uma sociedade limitada, reunindo as mais relevantes características dos dois modelos. Assim, a principal característica e vantagem de uma EIRELI era dar a um único empreendedor a posse integral de sua empresa. Ou seja, não era mais preciso ter sócio algum, mesmo aquele “fictício”, que seria dono de figurativo 1% do capital social.

Outra vantagem muito considerável desta natureza jurídica era não misturar os bens pessoais do empresário e da empresa. Caso o negócio constituísse dívidas, o pagamento não seria feito, jamais, com recursos pessoais do empresário. Seus bens eram protegidos. No entanto, o capital social mínimo exigido por uma EIRELI era considerado bem alto: cem salários-mínimos, vigentes na época da abertura da empresa. Esse capital servia de garantia para o pagamento de empregados e fornecedores em caso de dívidas e falência.

Por fim, destaca-se que uma EIRELI não tinha limite de faturamento, valia para os mais variados segmentos de atividade econômica, nas áreas comercial, industrial, rural e de prestação de serviços, e podia aderir ao Simples Nacional.

A Lei 14.195/201: o que define sobre a EIRELI?

A Lei 14.195/21, de 27 de agosto de 2021, dispõe sobre a facilitação para abertura de empresas e a proteção de acionistas minoritários, entre outros. Em seu artigo 41, define o seguinte:

– “Art. 41. As Empresas Individuais de Responsabilidade Limitada existentes na data da entrada em vigor desta Lei serão transformadas em Sociedades Limitadas Unipessoais independentemente de qualquer alteração em seu ato constitutivo. Parágrafo único. Ato do DREI disciplinará a transformação referida neste artigo”.

Isso significa que nenhuma empresa no Brasil pode ser aberta com a natureza jurídica EIRELI desde a promulgação da Lei, e as empresas existentes passam a constituir, automaticamente, uma Sociedade Limitada Unipessoal (SLU), independentemente de qualquer alteração em seu ato constitutivo. A EIRELI está legalmente extinta, e a Lei determina, ainda, que esta transformação e outras definições pormenorizadas sobre as EIRELIs existentes ainda serão disciplinadas pelo Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração – DREI.

Em miúdos, significa que a sua EIRELI agora é uma SLU, e que essa mudança ainda será sistematizada pelo Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração – DREI. É preciso aguardar sua manifestação para promover a transformação da EIRELI por SLU. Mas não precisa se preocupar porque isso é automático.

O que é uma empresa Sociedade Limitada Unipessoal (SLU)?

A Sociedade Limitada Unipessoal foi criada pela Medida Provisória 881/2019, de 30 de abril de 2019, e trata-se de uma sociedade limitada, mas composta por um só empresário. É como uma sociedade limitada, mas sem a figura do sócio.

Essa natureza jurídica também protege o patrimônio pessoal do empreendedor, em caso de falência ou dívidas da empresa, não misturando os patrimônios pessoais e o da companhia. Mas diferentemente da EIRELI, não prevê um valor mínimo para o capital social. Esse detalhe praticamente enterrou de vez a natureza jurídica EIRELI, porque passou a ser muito mais vantajoso abrir uma SLU.

Outro detalhe que faz toda a diferença em uma Sociedade Limitada Unipessoal é a possibilidade do empreendedor ter mais de uma empresa com esta natureza jurídica. Isso não acontecia na EIRELI e não é previsto para uma Empresa Individual (EI). Trata-se, de fato, de uma grande vantagem!

E agora, o que fazer? Minha empresa vai ter algum prejuízo?

Não há com o que se preocupar. A SLU só traz vantagens, e o patrimônio pessoal do empresário – antes protegido na EIRELI – permanece protegido em uma Sociedade Limitada Unipessoal. Decerto que sua empresa EIRELI não terá qualquer prejuízo com essa transformação, que é compulsória, definida em Lei.

A assessoria do contador é fundamental

O seu contador precisará ficar atento as comunicações do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração – DREI. Ainda não há pistas sobre o que o órgão definirá, mas como a mudança de EIRELI para SLU não é optativa, e sim automática, acredita-se que esse processo será tranquilo, sem sobressaltos.

Mas fica o alerta de que é preciso acompanhar esses desdobramentos, até mesmo para que tudo seja feito conforme estabelece a Lei. Seu contador deve se manter bem informado e tomar as providências necessárias, na hora certa. Mas, repetimos, não há com o que se preocupar.

A AM Contabilidade Online pode lhe ajudar

A AM Contabilidade Online se propõe a estabelecer com seus clientes uma relação de parceria, por meio de uma contabilidade gerencial, proativa e voltada para os resultados. Adotamos o modelo digital, onde todo o trabalho é realizado por meio de uma plataforma online própria, que oferece comodidade, rapidez, senso de urgência, segurança e redução de custos. Mas não abrimos mão de um atendimento humanizado, individualizado, feito por gente como você.

Estamos muito atentos a todas as questões relacionadas à atividade empreendedora, como a extinção da natureza jurídica EIRELI e sua substituição pela SLU. A AM Contabilidade Online se mantém muito bem informada, acompanha muito de perto as mudanças de legislação e busca manter seus clientes bem informados e aptos a cumprir as normas e as leis. Clique aqui e fale com um de nossos especialistas. Nós podemos lhe ajudar!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da AM Contabilidade Online.

Muito mais do que apenas o envio de impostos e o cumprimento das obrigações: conosco, além de você encontrar soluções para o seu negócio, também pode contar sempre com nossos especialistas para o que for relacionado à contabilidade enquanto propulsora do crescimento de seu negócio.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post post

Falar com especialista agora!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Posts Relacionados

Conheca Os Detalhes Sobre A Lei 488665 Para Representantes Comerciais Blog - AM Contabilidade Online

Lei 4.886/65: de que você precisa saber?

Conheça os detalhes sobre a Lei 4.886/65 para representantes comerciais e o direito ao 1/12 avos que ela permite ao profissional Entender as questões pertinentes ao vínculo empregatício de um representante comercial é fundamental. Confira, neste artigo, todos os detalhes

Layout Artigos - AM Contabilidade Online

Como abrir filias de sociedade de advocacia?

Embora haja na profissão um extenso campo de trabalho, muitos advogados saem da faculdade de direito e do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) com o diploma e a licença do exercício profissional nas mãos e com o

Layout Artigos - AM Contabilidade Online

Venceu o prazo do SST e ainda não enviei, e agora?

Desde o dia 10 de janeiro de 2022, o envio dos eventos SST (Saúde e Segurança do Trabalho) passou a ser obrigatório para todas as empresas privadas no eSocial. É mais uma obrigação trabalhista que as empresas precisam cumprir, dentro

Imposto De Renda Mei E Obrigatorio Blog - AM Contabilidade Online

Imposto de Renda MEI: eu preciso pagar e declarar?

Informações importantes as quais vão ajudar você a entender mais sobre Imposto de Renda MEI Entenda como funciona o Imposto de Renda MEI e as situações nas quais você será obrigado a declará-lo e a pagá-lo Você é microempreendedor individual

Recomendado só para você
Uma das perguntas mais comuns que empreendedores de todo o…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top