Já se foi o tempo que as empresas praticavam altas margens de lucro, alcançando os melhores resultados. Hoje, a competição exige margens controladas, e ganha quem é mais produtivo e tem maiores controles sobre o negócio. Tem uma gestão financeira apurada ajuda o negócio e faz toda a diferença nos resultados.
Mas por que a gestão financeira é fundamental para a sua empresa? Como utilizá-la a favor do seu negócio? Especialista em gestão financeira e BPO Financeiro, a AM Contabilidade Online preparou esse conteúdo para que você entenda todos os benefícios que o controle das finanças pode promover para o seu negócio.
Gestão financeira: o que é?
É absolutamente tudo o que envolve o planejamento, a análise e o controle das finanças do seu negócio. Ou seja, o absoluto cuidado com todos os números que envolvem dinheiro, e mais do que isso, a análise e o planejamento.
Ao promover uma gestão financeira correta e profunda, a empresa pode entender como está sua saúde financeira; sendo assim a gestão das finanças é como um GPS, que aponta a exata localização e os caminhos.
É por meio da gestão financeira que a empresa pode se planejar financeiramente e alcançar resultados mais consistentes. Afinal, ela permite um total entendimento dos números do negócio, o que é fundamental para a tomada de decisões gerenciais mais assertivas.
Qual é a importância da gestão financeira para o seu negócio?
Você sabe exatamente como está a saúde financeira da sua empresa? Sabe como melhorá-la, tirando proveito dela para alcançar melhores resultados? Sabe como planejar a sua empresa para que as contas estejam sempre certinhas, sem erros, inconsistências e retrabalho?
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A AM Contabilidade pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Pois é, essa é a importância da gestão financeira para o seu negócio: zelar pela saúde financeira da empresa e ajudar no alcance de resultados mais consistentes e maior lucro para os acionistas. O desequilíbrio financeiro traz prejuízos, emperra a gestão e atrapalha os negócios. Uma gestão financeira cuida para que tudo ande nos trilhos, como deve ser.
A falta e a má gestão financeira trazem prejuízos que podem simplesmente inviabilizar o negócio. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nada menos do que seis em dez novas empresas brasileiras fecham as portas antes de completarem quatro anos de atividades, e um dos motivos é justamente a falta de uma boa gestão das finanças do negócio.
As principais funções da gestão financeira
- Analisar e planejar as finanças do negócio.
- Planejar aplicações e captação de recursos.
- Administrar o crédito concedido.
- Controlar as contas (a receber e a pagar).
- Evitar a inadimplência.
- Identificar e eliminar desperdícios.
Como administrar melhor os recursos financeiros e administrativos da sua empresa?
- Mapeia os custos da empresa;
- Planeje sempre o que tem a pagar a receber;
- Atenção redobrada ao fluxo de caixa;
- Olhe a conta bancária diariamente;
- Peça ao seu contador que apresente regulamente os balancetes de verificação;
- Apoie a gestão com softwares de ponta;
- Utilize planejamentos estratégicos;
- Identifique prejuízos e gastos desnecessários e elimine-os;
- Quando possível, aplique recursos no mercado financeiro;
- Atenção redobrada ao crédito e a cobrança;
- Mantenha contato direto e constante com o seu contador.
Quais são os principais erros cometidos pelas empresas que não promovem uma boa gestão financeira?
- Não registrar o saldo do caixa de forma correta. É preciso ter máxima atenção ao valor do estoque e ao volume das despesas fixas e financeiras.
- Erro na precificação dos produtos ou serviços oferecidos. Isso pode inviabilizar um negócio.
- Perda de prazo para pagamento das contas, o que gera multa e juros, trazendo prejuízos.
- Não analisar o estoque, fazendo compras em excesso ou, ao contrário, tendo que pagar mais por conta de prazos urgentes.
- Desatenção com o capital de giro.
- Opção por uma contabilidade burocrática, que atenda apenas às questões burocráticas e à legislação. A contabilidade deve servir a gestão e trabalhar pelos resultados.
O maior de todos os erros: misturar a gestão financeira empresarial e pessoal
Não tenha dúvida alguma de que um dos maiores erros cometidos por empreendedores, quando se fala em gestão financeira, é utilizar a conta bancária da empresa como se fosse sua, saldando todos os seus compromissos financeiros como se aquele dinheiro fosse seu. Mas não é, e tal comportamento pode trazer muitos prejuízos para o seu negócio.
Misturar a gestão financeira da empresa e a do empresário promove, antes de tudo, o descontrole das finanças de um e de outro. Quando não há essa distinção, o empresário simplesmente não sabe o que é seu e o que é de sua empresa. Na verdade, ele acha que tudo é seu, o que é um erro abominável.
A empresa precisa ter dinheiro em caixa para saldar seus compromissos e, em última instância, para abrir suas portas diariamente. O fluxo financeiro do negócio se perde porque se tem dinheiro na conta, o empreendedor sai pagando seus boletos, que são urgentes, como as contas de luz, de gás, de condomínio, a mensalidade da escola das crianças, a conta do supermercado, entre outras, e acaba se esquecendo das contas empresariais que irão vencer.
O não pagamento de boletos no dia do vencimento gera multa e juros, e isso não é nada bom. O prejuízo pode ser bem grande, não é verdade?
Adotando o BPO Financeiro
A verdade é que não é nada barato montar um setor específico e especializado para promover uma gestão financeira diferenciada na sua empresa. O salário de profissionais gabaritados é alto, tem os custos dos impostos e, ainda, os altos valores das licenças de softwares de apoio, que são fundamentais.
O próprio mercado sabe bem desta realidade e, por isso, adota a terceirização da gestão financeira como a melhor saída para ter acesso às melhores práticas do mercado. Trata-se do BPO Financeiro, ou seja, a terceirização da gestão financeira, uma tendência adotada por empresas de todos tamanhos e segmentos.
Ao optar pelo BPO Financeiro, a empresa pode contar com uma gestão financeira especializada, que fará toda a diferença para o negócio, a um custo muito menor e absolutamente viável. O mercado oferece as mais variadas opções de BPO Financeiro. Além disso, o empreendedor pode se dedicar exclusivamente a atividade-fim do negócio.
A opção pelo BPO Financeiro traz produtividade, eficiência, senso de urgência, boas práticas e elimina erros, além de permitir que seu negócio conte com os melhores recursos humanos e tecnológicos disponíveis no mercado. E se você já está pensando que isso não é para o seu negócio, por se tratar de uma microempresa, saiba que há inúmeras opções voltadas justamente para esse nicho de mercado.
A AM Contabilidade Online é especialista em gestão financeira e pode ajudar a alavancar o seu negócio
A AM Contabilidade Online tem expertise em gestão financeira, oferece os serviços de BPO Financeiro há muitos anos e cuida das finanças de inúmeras empresas dos mais variados ramos e tamanhos, de todo o Brasil. Certamento temos um plano que cabe no seu negócio, e estamos prontos para lhe oferecer as melhores condições do mercado.
Nosso time é formado por especialistas em finanças, que oferecem um atendimento proativo, individualizado e com senso de urgência. Também utilizamos softwares de ponta e as melhores práticas do mercado. Assim, você poderá ter uma gestão financeira que seja um diferencial do seu negócio e se transforme em uma vantagem competitiva, alavancando seus resultados.
Clique aqui e marque um bate papo com um de nossos especialistas. A AM Contabilidade Online está pronta para lhe oferecer todo o apoio e praticar uma gestão financeira que vai ajudar a mudar o seu negócio.