Você sabe o que é empreendedorismo? Que tipo de empreendedor é você?

Layout Artigos - AM Contabilidade Online

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

O Brasil é um país empreendedor por natureza. Assim como a casa própria, o negócio próprio é o sonho da maior parte da nossa população, que vê no empreendedorismo a chance de viver melhor e se realizar profissionalmente. Mas será que você sabe o que é empreendedorismo? Que tipo de empreendedor é você?

Neste conteúdo, a AM Contabilidade Online explica exatamente o que é empreendedorismo e como empreender. Somos especialistas no assunto, já que dedicamos todos os nossos esforços para apoiar empreendedores e empreendimentos em todo o Brasil. Sabemos das dores e das delícias de se empreender, principalmente que não há uma fórmula mágica para vencer nesta área, senão se dedicar, e muito, ao negócio próprio.

O que é empreendedorismo e qual é a sua importância

O empreendedorismo é o ato de buscar uma ideia própria e colocá-la em prática. O empreendedor oferece à sociedade um projeto pessoal. O termo empreendedorismo foi criado pelo economista austríaco Joseph A. Schumpeter, em seu livro “Capitalismo, socialismo e democracia”. O autor defendia que o capitalismo deveria trocar velhas práticas pela inovação e que esse seria o papel do empreendedor: inovar.

Nada menos do que 27% do PIB Nacional – ou seja, quase um terço – vêm de micro e pequenas empresas. Portanto, a atividade empreendedora é fundamental para o desenvolvimento econômico e social de um país.

Os 5 tipos de empreendedorismo

São cinco os tipos de empreendedorismo:

  • Empreendedorismo nas empresas: é a atividade da inovação e da execução de novos projetos dentro de uma empresa. Um empregado pode ser um empreendedor nas empresas. A modalidade também é conhecida como intraempreendedorismo, empreendedorismo corporativo ou empreendedorismo interno.
  • Empreendedorismo social: realizado em prol da população, acontece nas áreas da educação, da saúde e do meio ambiente.
  • Empreendedorismo digital: lidera empreendimentos voltados para a internet, como e-commerce, cursos, produção de e-books, venda de clube de assinaturas e outros.
  • Empreendedorismo em série: é o empreendedor que abre várias empresas ou lidera um grupo empresarial.
  • Empreendedorismo de palco: oferece serviços, apoio e mentoria para empreendedores.

Qual tipo de empreendedor você é?

Qual tipo de empreendedores você se identifica?

  • O empreendedor malabarista se equilibra entre mil e uma atividades e a falta eterna de tempo.
  • Já o empreendedor autônomo é aquele que não formaliza o seu negócio, mas se considera um empresário. As vezes, até regulariza a empresa, mas atua como se fosse um autônomo.
  • O empreendedor realizador se preparou, estudou sobre o segmento de atuação, faz o dever de casa sempre e se atualiza constantemente.
  • Por último, o empreendedor arrojado é aquele que investe tudo no seu negócio e sonha dia e noite com o sucesso empresarial.

O empreendedorismo no Brasil

De 2007 para 2017, o número de brasileiros entre 18 e 64 anos que a abriu um negócio próprio mais do que triplicou, passando de 14,6 milhões de empreendedores, em 2007, para 49,3 milhões, em 2017. Os dados são de uma ampla pesquisa realizada pelo Sebrae, pela  Fundação Getúlio Vargas e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade, intitulada GEM (Global Entrepreneurship Monitor).

Ainda segundo a pesquisa, em 2020 o Brasil contabilizava 43,9 milhões de empreendedores, número afetado pela crise da pandemia do novo corona vírus, que provou o fechamento de inúmeros negócios. No ano anterior, em torno de 25% da população adulta brasileira (pessoas com 18 anos ou mais) tinham seu próprio negócio, mas esse número é bem maior se for considerado o número de empreendedores informais. Ainda em 2019, a taxa de empreendedorismo potencial era de 30,2%, ou seja, três em cada dez adultos brasileiros pensavam em empreender no período máximo de três anos.

Uma pesquisa da MindMiners, encomenda pelo PayPal, revela que 59% dos empreendedores brasileiros são homens e 41% mulheres. Deste total, 32% estão na faixa dos 18 a 24 anos e 30% entre 25 e 30 anos. E mais: 38% dos empreendimentos são físicos, 20% têm negócios online e 42% trabalham das duas formas.

As melhores cidades do Brasil para empreender

Segundo pesquisa do Sebrae e da Endeavor, as melhores cidades do país para se empreender são:

  1. São Paulo
  2. Florianópolis
  3. Vitória
  4. Recife
  5. Campinas
  6. São José dos Campos
  7. Porto Alegre
  8. Curitiba
  9. Joinville
  10. Rio de Janeiro

    Abrir Empresa Em So - AM Contabilidade Online

Seja um empreendedor de sucesso: 7 dicas fundamentais

O mapa do tesouro, que indique o caminho do sucesso, ninguém tem. Se alguém tentar lhe vender uma assessoria neste sentido, desconfie. Para empreender com sucesso é preciso dedicação, trabalho, sorte, estudo e amor à atividade.

Não há um passo a passo pronto, mas atitudes de empreendedores de sucesso servem como exemplo e inspiração – e isso, sim, podemos revelar tranquilamente. São 7 dicas fundamentais, que foram seguidas por todos aqueles que venceram no empreendedorismo.

1) Não se pode empreender com sucesso sem mentalidade de empreendedor. Basicamente, é preciso lembrar todo o tempo que você não é mais um empregado, mas sim o dono do negócio. E ele depende quase que exclusivamente do seu esforço.

2) Não se deve começar a empreender com pressa, ansiosamente, sem um bom planejamento e muito estudo. E é bom lembrar que planejamento e estudo é para a vida inteira do empreendedor.

3) Atualize-se constantemente sobre o seu ramo de atividade.

4) Estude a concorrência dia sim, o outro também.

5) Conte com uma assessoria contábil especializada, proativa, que lhe ajudará na gestão do seu negócio. A contabilidade burocrática, que só se preocupa em cumprir a legislação, é coisa do passado. Legalize o seu negócio!

6) Você pode aprender muita coisa, mas sempre poderá aprender ainda mais. Peça conselhos, tenha um tutor, que lhe ajude na tarefa de empreender.

7) Jamais, em tempo algum, misture sua conta pessoal com a conta da empresa. Esse é o maior erro de gestão, e os resultados em geral são desastrosos.

A importância da contabilidade no empreendedorismo

Você sabia que no Brasil 60% das novas empresas fecham as portas antes mesmo de completar quatro anos de atuação? Essa estatística é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e isso significa que seis em dez empreendimentos não vingam. O principal motivo desta triste estatística é a falta de planejamento e controle contábil e financeiro.

Uma contabilidade proativa e gerencial faz toda a diferença para qualquer negócio, não importa o ramo ou o tamanho. Além de atender a todas as necessidades burocráticas, mantendo a empresa em conformidade com a legislação, a contabilidade apoia a gestão financeira, zelando pela saúde das finanças da empresa, e também atua com um planejamento tributário, que permite o pagamento de alíquotas menores. Isso tudo tem absoluta relevância no resultado final.

Uma boa contabilidade e controle financeiro permitem ao empreendedor se dedicar à atividade-fim do negócio. A contratação de um contador ou um escritório contábil é obrigatória por lei (a exceção dos microempreendedores individuais – MEI), mas sua utilização é um investimento, jamais uma despesa. O contador deve ser consultado sobre tudo que diz respeito ao negócio, pois é por meio de seus números e sua visão profunda do negócio que se poderá tomar decisões mais assertivas, que turbinem os resultados.

O contador deve ser visto como um conselheiro e sempre consultado. Simples assim!

A AM Contabilidade Online está pronta para lhe ajudar na tarefa de empreender com sucesso

A AM Contabilidade Online foi fundada com o propósito de estimular e apoiar o empreendedorismo brasileiro. Atendemos empresas de todos os segmentos, de todos os pontos do país, por meio de uma contabilidade gerencial, proativa, que apoie a gestão e reforce os resultados alcançados.

Acreditamos que a contabilidade deve ajudar a nortear o empresário, por meio de dados que auxiliem na tomada de decisões mais assertivas. Isso significa que a contabilidade pode ser promovida como um diferencial competitivo, com uma atuação focada nos resultados.

Oferecemos nossos serviços por meio de uma plataforma digital própria, que traz segurança, comodidade, rapidez e custos mais baixos. Mas nosso atendimento é humanizado, proativo e individualizado, por isso é referência no mercado. Clique aqui e fale com um de nossos especialistas. Queremos saber sobre seus planos, desejos, dificuldades e sonhos e ajudá-lo a empreender com sucesso.

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da AM Contabilidade Online.

Muito mais do que apenas o envio de impostos e o cumprimento das obrigações: conosco, além de você encontrar soluções para o seu negócio, também pode contar sempre com nossos especialistas para o que for relacionado à contabilidade enquanto propulsora do crescimento de seu negócio.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post post

Falar com especialista agora!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Posts Relacionados

Saiba Agora Mesmo Como Encantar Clientes Blog - AM Contabilidade Online

Como encantar clientes: quais as dicas?

Conheça 5 dicas de como encantar clientes para suas atividades como representante comercial Confira, neste artigo, quais as principais dicas para conseguir encantar clientes em suas atividades como representante comercial Todos sabem que a retenção de clientes é um dos

Receita Federal Prorroga O Prazo Da Declaracao Do Imposto De Renda 2022 Blog - AM Contabilidade Online

Prorrogação IRPF 2022: entenda com aproveitar, infoprodutor

Entenda como aproveitar a prorrogação IRPF 2022 para otimizar o envio da sua declaração Infoprodutor, reunimos informações importantes, as quais vão ajudar você a aproveitar melhor a prorrogação do IRPF 2022 Você ficou sabendo que houve a prorrogação do IRPF

Conheca Os Detalhes Sobre A Lei 488665 Para Representantes Comerciais Blog - AM Contabilidade Online

Lei 4.886/65: de que você precisa saber?

Conheça os detalhes sobre a Lei 4.886/65 para representantes comerciais e o direito ao 1/12 avos que ela permite ao profissional Entender as questões pertinentes ao vínculo empregatício de um representante comercial é fundamental. Confira, neste artigo, todos os detalhes

Recomendado só para você
Não faz muito tempo, as empresas garantiam seus bons resultados…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top