10 atitudes para vencer como um franqueado

As Melhores Franquias Do Brasil - AM Contabilidade Online

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

A franquia é um modelo de negócio que faz sucesso no mundo inteiro, e não por acaso. Ela possibilita que o empreendedor inexperiente abra um negócio já conhecido do público, que tem seu espaço no mercado, mesmo sem entender sobre a atividade-fim. Afinal, basta o franqueado seguir todas as instruções do franqueador e, no final do mês, contabilizar o faturamento.

É fácil e garantido o sucesso? É claro que não. Iniciar um negócio já estabelecido, que tem credibilidade e respeito do consumidor, é meio caminho andado, é verdade, mas uma franquia só traz resultados com muito trabalho e dedicação do franqueado. Não é porque o público gosta e confia na marca que o sucesso está garantido.

Mas o que garante o sucesso de uma franquia, além de muito trabalho tanto do franqueado quanto do franqueador? A AM Contabilidade Online é especializada em contabilidade para franquias e franqueados, conhece muito bem esse mercado e a legislação pertinente. E é com essa experiência toda, acumulada em muitos anos de trabalho, que listamos, agora, as 10 atitudes para vencer como franqueado.

Porque é tão vantajoso adquirir uma franquia?

O modelo de franquia surgiu nos Estados Unidos, por volta de 1850, quando a Singer, fabricante de máquinas de costura, passou a permitir que outros empresários representassem a marca e vendessem seus produtos.

Desde então, esse modelo de negócio só fez crescer no mundo inteiro. Isso porque ele permite que um empreendedor abra um negócio já estabelecido, conhecido e lucrativo. Em geral, uma nova marca leva um bom tempo para ganhar credibilidade, e isso o modelo de franquia elimina.

Outra vantagem é que o franqueado – aquele que compra a franquia – sequer precisa entender da atividade-fim da franquia que vai adquirir. Afinal, ele receberá um manual de funcionamento, e contratualmente não pode sair sequer um centímetro do que ali está determinado. Se seguir o manual de operações, se manterá em conformidade com o negócio, operando-o corretamente. As operações são absolutamente padronizadas e o franqueado é treinado para aprender tudo sobre o negócio. E se você tiver alguma dúvida sobre a operação, no dia a dia, basta pegar o celular e ligar para o franqueador. Simples assim.

Tem mais vantagens que explicam o sucesso desse modelo de negócio. Sozinho, sua verba para marketing será mais limitada e terá menor alcance. Na franquia, você colabora com um valor determinado, o mesmo é feito pelos demais franqueados, e a verba se torna muito maior e mais efetiva. A marca é muito mais divulgada e seu negócio se beneficia disso, com certeza.

Abrir uma franquia de sucesso garante o seu sucesso?

Infelizmente, a gente precisa ser sincero: não! Não existe sucesso sem trabalho e sem dedicação, não importa em que segmento e em que cidade do mundo. Não existe fórmula mágica, não existe mapa do tesouro e no fim do arco-íris não tem um pote de ouro.

Em compensação, quando a franquia trabalha sério, dá todo suporte ao franqueado, e, ao mesmo tempo, quando o franqueado se dedica, estuda o negócio e não se limita a repetir os procedimentos de forma robótica, o sucesso fica muito mais fácil de conquistar.

E o que precisa fazer para trabalhar bem? Conhecer a operação, evitar o erro e o retrabalho, atender o cliente com excelência, manter a equipe motivada e trocar informações sobre a gestão financeira do negócio com o seu contador, entre outras tarefas cotidianas. Você bem sabe, empreendedor no Brasil tem que matar um leão por dia, por que seria diferente para um franqueado?

O franqueado não é um empregado do franqueador, e você precisa saber disso

Isso é muito importante. Você não é um empregado do franqueador, e isso está na lei. Leia o que diz o Artigo 1º da Lei 13.966/219, a Lei das Franquias:

  • “Esta Lei disciplina o sistema de franquia empresarial, pelo qual um franqueador autoriza por meio de contrato um franqueado a usar marcas e outros objetos de propriedade intelectual, sempre associados ao direito de produção ou distribuição exclusiva ou não exclusiva de produtos ou serviços e também ao direito de uso de métodos e sistemas de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvido ou detido pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem caracterizar relação de consumo ou vínculo empregatício em relação ao franqueado ou a seus empregados, ainda que durante o período de treinamento”.

Ou seja, você não é e jamais será um empregado do franqueador ao adquirir sua franquia.

Qual é a diferença de um franqueado empreendedor e um franqueado que tem postura de empregado

Você sabia que o mais famoso sanduíche do McDonald’s, o Big Mac, foi inventado por um franqueado? Esse é, talvez, o mais emblemático exemplo de um franqueado empreendedor, que tem postura empreendedora, que jamais se comportou como um franqueado empregado.

A própria lei define que o franqueado não é empregado do franqueador, mas muitas vezes esse é o sentimento que fica. Um franqueado precisa obedecer à padronização, mas isso não significa que não possa pensar o negócio e propor soluções.

As 10 atitudes vencedores de um franqueado de sucesso

1) Estuda as operações, e não apenas as executa.

2) Acompanha a concorrência.

3) Está sempre pesquisando novidades e as discute com o franqueador.

4) Investe muito na excelência do atendimento.

5) Investe também no clima organizacional, buscando motivar seus funcionários.

6) Sempre que necessário, procura o franqueador para pedir apoio. Não tem vergonha disso, jamais.

7) Mantém-se motivado e estabelece metas factíveis porém desafiadoras para si.

8) Participa de todos treinamentos do franqueador e treina sua equipe constantemente.

9) Busca fazer um amplo planejamento financeiro e está sempre em contato com o seu contador, em busca de informações profundas do negócio.

10) Faz contato com outros franqueados, oferecendo e solicitando apoio e investindo na troca de informações e ideias.

AM Contabilidade Online: especializada em contabilidade para franqueadores e franqueados

A AM Contabilidade Online é especializada em contabilidade para franqueados e franqueadores. Por isso, pode oferecer muito mais, pois conhece como poucos esse mercado e, ainda, a legislação pertinente. Atendemos empresas de todo o país, por meio de uma contabilidade online: nossa plataforma digital própria oferece segurança, agilidade, senso de urgência, comodidade e economia e nosso atendimento é humanizado, focado e individualizado.

Se você quer adquirir ou já adquiriu uma franquia, precisa de uma contabilidade especializada e experiente, que trabalhe pela gestão do seu negócio e na busca pelos resultados. Clique aqui e converse com um de nossos especialistas. Temos muito a oferecer e queremos conhecer os seus planos, suas necessidades e os seus anseios.

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da AM Contabilidade Online.

Muito mais do que apenas o envio de impostos e o cumprimento das obrigações: conosco, além de você encontrar soluções para o seu negócio, também pode contar sempre com nossos especialistas para o que for relacionado à contabilidade enquanto propulsora do crescimento de seu negócio.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post post

Falar com especialista agora!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Posts Relacionados

Conheca Os Detalhes Sobre A Lei 488665 Para Representantes Comerciais Blog - AM Contabilidade Online

Lei 4.886/65: de que você precisa saber?

Conheça os detalhes sobre a Lei 4.886/65 para representantes comerciais e o direito ao 1/12 avos que ela permite ao profissional Entender as questões pertinentes ao vínculo empregatício de um representante comercial é fundamental. Confira, neste artigo, todos os detalhes

Layout Artigos - AM Contabilidade Online

Como abrir filias de sociedade de advocacia?

Embora haja na profissão um extenso campo de trabalho, muitos advogados saem da faculdade de direito e do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) com o diploma e a licença do exercício profissional nas mãos e com o

Layout Artigos - AM Contabilidade Online

Venceu o prazo do SST e ainda não enviei, e agora?

Desde o dia 10 de janeiro de 2022, o envio dos eventos SST (Saúde e Segurança do Trabalho) passou a ser obrigatório para todas as empresas privadas no eSocial. É mais uma obrigação trabalhista que as empresas precisam cumprir, dentro

Imposto De Renda Mei E Obrigatorio Blog - AM Contabilidade Online

Imposto de Renda MEI: eu preciso pagar e declarar?

Informações importantes as quais vão ajudar você a entender mais sobre Imposto de Renda MEI Entenda como funciona o Imposto de Renda MEI e as situações nas quais você será obrigado a declará-lo e a pagá-lo Você é microempreendedor individual

Recomendado só para você
Não tem muito tempo, as empresas praticavam altas margens de…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top