10 atitudes para vencer como um franqueado

As Melhores Franquias Do Brasil - AM Contabilidade Online

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

A franquia é um modelo de negócio que faz sucesso no mundo inteiro, e não por acaso. Ela possibilita que o empreendedor inexperiente abra um negócio já conhecido do público, que tem seu espaço no mercado, mesmo sem entender sobre a atividade-fim. Afinal, basta o franqueado seguir todas as instruções do franqueador e, no final do mês, contabilizar o faturamento.

É fácil e garantido o sucesso? É claro que não. Iniciar um negócio já estabelecido, que tem credibilidade e respeito do consumidor, é meio caminho andado, é verdade, mas uma franquia só traz resultados com muito trabalho e dedicação do franqueado. Não é porque o público gosta e confia na marca que o sucesso está garantido.

Mas o que garante o sucesso de uma franquia, além de muito trabalho tanto do franqueado quanto do franqueador? A AM Contabilidade Online é especializada em contabilidade para franquias e franqueados, conhece muito bem esse mercado e a legislação pertinente. E é com essa experiência toda, acumulada em muitos anos de trabalho, que listamos, agora, as 10 atitudes para vencer como franqueado.

Porque é tão vantajoso adquirir uma franquia?

O modelo de franquia surgiu nos Estados Unidos, por volta de 1850, quando a Singer, fabricante de máquinas de costura, passou a permitir que outros empresários representassem a marca e vendessem seus produtos.

Desde então, esse modelo de negócio só fez crescer no mundo inteiro. Isso porque ele permite que um empreendedor abra um negócio já estabelecido, conhecido e lucrativo. Em geral, uma nova marca leva um bom tempo para ganhar credibilidade, e isso o modelo de franquia elimina.

Outra vantagem é que o franqueado – aquele que compra a franquia – sequer precisa entender da atividade-fim da franquia que vai adquirir. Afinal, ele receberá um manual de funcionamento, e contratualmente não pode sair sequer um centímetro do que ali está determinado. Se seguir o manual de operações, se manterá em conformidade com o negócio, operando-o corretamente. As operações são absolutamente padronizadas e o franqueado é treinado para aprender tudo sobre o negócio. E se você tiver alguma dúvida sobre a operação, no dia a dia, basta pegar o celular e ligar para o franqueador. Simples assim.

Tem mais vantagens que explicam o sucesso desse modelo de negócio. Sozinho, sua verba para marketing será mais limitada e terá menor alcance. Na franquia, você colabora com um valor determinado, o mesmo é feito pelos demais franqueados, e a verba se torna muito maior e mais efetiva. A marca é muito mais divulgada e seu negócio se beneficia disso, com certeza.

Abrir uma franquia de sucesso garante o seu sucesso?

Infelizmente, a gente precisa ser sincero: não! Não existe sucesso sem trabalho e sem dedicação, não importa em que segmento e em que cidade do mundo. Não existe fórmula mágica, não existe mapa do tesouro e no fim do arco-íris não tem um pote de ouro.

Em compensação, quando a franquia trabalha sério, dá todo suporte ao franqueado, e, ao mesmo tempo, quando o franqueado se dedica, estuda o negócio e não se limita a repetir os procedimentos de forma robótica, o sucesso fica muito mais fácil de conquistar.

E o que precisa fazer para trabalhar bem? Conhecer a operação, evitar o erro e o retrabalho, atender o cliente com excelência, manter a equipe motivada e trocar informações sobre a gestão financeira do negócio com o seu contador, entre outras tarefas cotidianas. Você bem sabe, empreendedor no Brasil tem que matar um leão por dia, por que seria diferente para um franqueado?

O franqueado não é um empregado do franqueador, e você precisa saber disso

Isso é muito importante. Você não é um empregado do franqueador, e isso está na lei. Leia o que diz o Artigo 1º da Lei 13.966/219, a Lei das Franquias:

  • “Esta Lei disciplina o sistema de franquia empresarial, pelo qual um franqueador autoriza por meio de contrato um franqueado a usar marcas e outros objetos de propriedade intelectual, sempre associados ao direito de produção ou distribuição exclusiva ou não exclusiva de produtos ou serviços e também ao direito de uso de métodos e sistemas de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvido ou detido pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem caracterizar relação de consumo ou vínculo empregatício em relação ao franqueado ou a seus empregados, ainda que durante o período de treinamento”.

Ou seja, você não é e jamais será um empregado do franqueador ao adquirir sua franquia.

Qual é a diferença de um franqueado empreendedor e um franqueado que tem postura de empregado

Você sabia que o mais famoso sanduíche do McDonald’s, o Big Mac, foi inventado por um franqueado? Esse é, talvez, o mais emblemático exemplo de um franqueado empreendedor, que tem postura empreendedora, que jamais se comportou como um franqueado empregado.

A própria lei define que o franqueado não é empregado do franqueador, mas muitas vezes esse é o sentimento que fica. Um franqueado precisa obedecer à padronização, mas isso não significa que não possa pensar o negócio e propor soluções.

As 10 atitudes vencedores de um franqueado de sucesso

1) Estuda as operações, e não apenas as executa.

2) Acompanha a concorrência.

3) Está sempre pesquisando novidades e as discute com o franqueador.

4) Investe muito na excelência do atendimento.

5) Investe também no clima organizacional, buscando motivar seus funcionários.

6) Sempre que necessário, procura o franqueador para pedir apoio. Não tem vergonha disso, jamais.

7) Mantém-se motivado e estabelece metas factíveis porém desafiadoras para si.

8) Participa de todos treinamentos do franqueador e treina sua equipe constantemente.

9) Busca fazer um amplo planejamento financeiro e está sempre em contato com o seu contador, em busca de informações profundas do negócio.

10) Faz contato com outros franqueados, oferecendo e solicitando apoio e investindo na troca de informações e ideias.

AM Contabilidade Online: especializada em contabilidade para franqueadores e franqueados

A AM Contabilidade Online é especializada em contabilidade para franqueados e franqueadores. Por isso, pode oferecer muito mais, pois conhece como poucos esse mercado e, ainda, a legislação pertinente. Atendemos empresas de todo o país, por meio de uma contabilidade online: nossa plataforma digital própria oferece segurança, agilidade, senso de urgência, comodidade e economia e nosso atendimento é humanizado, focado e individualizado.

Se você quer adquirir ou já adquiriu uma franquia, precisa de uma contabilidade especializada e experiente, que trabalhe pela gestão do seu negócio e na busca pelos resultados. Clique aqui e converse com um de nossos especialistas. Temos muito a oferecer e queremos conhecer os seus planos, suas necessidades e os seus anseios.

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da AM Contabilidade Online.

Muito mais do que apenas o envio de impostos e o cumprimento das obrigações: conosco, além de você encontrar soluções para o seu negócio, também pode contar sempre com nossos especialistas para o que for relacionado à contabilidade enquanto propulsora do crescimento de seu negócio.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Falar com especialista agora!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Posts Relacionados

Gestao De Cobranca Como Eliminar A Inadimplencia Blog (1) - AM Contabilidade Online

Gestão de cobrança: como eliminar a inadimplência?

Descubra como fazer uma gestão de cobrança eficiente e elimine a inadimplência. Fazer uma gestão de cobrança em seu negócio é essencial para que não haja inadimplências.  O que é, de fato, uma gestão de cobranças? Como fazer em uma

Recomendado só para você
Não tem muito tempo, as empresas praticavam altas margens de…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top